Militaria Reviews 

Review 1/35 Miniart Soviet Limber # 35115

O Veículo

Durante a Segunda Grande Guerra, a artilharia soviética era rebocada tanto a cavalo como por veículos motorizados. Em 1942 foi iniciada a produção do limber universal 52-R-353M, para acompanhar a peça de artilharia Zis-3, de 76,2 mm. Além das ferramentas e de espaço pra dois soldados, carrregava em seu interior 16 cartuchos para a arma.

 

O Fabricante

No nosso último post demos a notícia que a Miniart agora é patrocinadora do Spruemaster. O que indica que teremos muitos reviews da marca por aqui. Fundada no ano de 2001, a Miniart Models tem sua sede na Ucrânia. Traz no seu catálogo miniaturas históricas medievais e algumas edificações na escala 1/72, uma boa série de figuras WW II na 1/35, alguns veículos também nessa escala e acessórios interessantes, como uma cozinha de campo russa, vários tipos de munição, rodas , peças de artilharia, entre outros. Porém os kits que tornaram a Miniart conhecida e conceituada no mundo do modelismo são os seus prédios, ruínas e acessórios para dioramas. Oferece uma boa quantidade de opções, casas, ruínas de igrejas, fábricas, muros, pontes, postes. Construções de vários países e várias épocas do conflito.  Vale a pena uma boa visita em seu web site: http://miniart-models.com.

O Kit

São 112 peças divididas em 5 sprues. Injetadas no já tradicional plástico cinza. O kit é muito bem injetado. Não existe nenhuma peça torta ou empenada, e encontrei apenas duas rebarbas nas peças que compõe os pneus. Aliás, os pneus do kit são compostos por 7 partes diferentes, o que lhes fornece um grau impressionante de detalhamento. Basta observar as fotos do kit montado aí em baixo.

As peças são muito bem detalhadas. Os rebites, detalhes das ferramentas, dos cubos das rodas, suspensão detalhada, armações do encosto do banco. As peças são finas e respeitam muito bem a escala. Mas o modelista tem que ter muito cuidado pare retirá-las da árvore, ou muitas serão partidas. Acompanham acessórios como um balde, pá, picareta  e machado.

O kit faz duas opções. Uma para ser tracionado por veículo e outra com os suportes para prender nos cavalos. Apesar das fotos no site do fabricante mostrarem um kit pintado em panzer grey, não achei nenhuma referência de seu uso pelos alemães.

Faço duas observações apenas. A primeira é que poderia acompanhar o kit um set de photoetched para um detalhamento melhor da corrente que prende um pino na haste e talvez as presilhas das ferramentas e possivelmente do balde. A outra, é que a MiniArt poderia ter detalhado a parte interior do limber, onde eram armazenados os cartuchos da peça de artilharia, em baixo do banco. Mas isso ode ser facilmente corrigido com um set de detalhamento, em PE e alguns cartuchos.

O manual é composto de apenas uma folha, mas mostra claramente todos os passos da montagem. Na parte de trás da caixa estão as instruções de pintura. Não existem marcações e nem decais.

Resumindo, é um kit fabuloso. Mais uma vez o leste nos surpreende. A MiniArt já tem tradição em colocar à disposição dos modelistas kits diferentes, sair do lugar comum. Esse limber pode compor com qualquer veículo, com um 76 mm, seja num diorama ou vinheta. Com duas figuras, só ele basta. Enfim, são muitas as possibilidades. Com a exceção da retirada das peças mais delicadas das árvores, é um kit indicado para iniciantes e também para modelistas experientes.

E apesar da MiniArt ser a nossa nova patrocinadora, a  HobbyTerra já nos tinha enviado este kit para nosa avaliação. E em seu site vocês vão achar este kit  por US$ 14,30, ou aproximadamente R$ 23,00, o que é muito barato para um kit desse nível e qualidade. Para adquirir, basta clicar aqui

Para saber como comprar da Hobbyterra, clique AQUI.

Nas fotos abaixo, o kit e na seqüência algumas imagens do kit montado, que copiei do site da MiniArt. Peço a vocês atenção para os detalhes.

 

 

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
 

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.