Aviação Reviews 

Review 1/72 Admiral Spitfire Mk. 24 # ADM 7203

O Avião

Para falar corretamente do caça inglês Supermarine Spitfire iríamos necessitar de muitas e muitas páginas, e isso para não cometer nenhuma injustiça. O Spitfire foi, sem dúvida, o melhor caça aliado da Segunda Grande Guerra. E, na minha opinião, o único que fez frente ao Me 109, de maneira efetiva e competente. E anda ouso afirmar que ele é, de longe, o caça mais bonito do conflito, mesmo sendo projetado pelos inglêses…

Mas vamos falar do objeto do nosso review, que é o Spitfire Mk. 24. Ele foi o último modelo fabricado, e apenas 81 aeronaves foram produzidas, sendo que 27 deles eram versão do Mk. 22, convertidos e adaptados para transportar mais combustível na parte interior da fuselagem e também com suportes nas asas para foguetes, e a grande cauda, originalmente projetada para o Spitful. Os Mk. 24 não entraram em operação na Segunda Guerra, embora a versão da aeronave, o Seafire Mk. 47 tenha participado de ações com a Marinha Real.

O último Mk. 24 foi produzido em outubro de 1947 e em fevereiro de 1948 foi entregue ao 80º Esquadrão da RAF, que o operou até 1955.

Especificações

Peso: 9.900 libras (4.485 kg)

Motor: Rolls Royce Griffon V12 – 2.035 hp

Armamento: 4 x 20 mm

Alcance: 965 milhas (1,540 km)

Velocidade: 450 mph (720 km/h)

Teto de serviço: 43.000 pés (14.000 metros)

A seguir algumas fotos da aeronave:

Fontes:

– airmuseumuk.org

– thaiaviation.com

– focalplanes.co.uk

– Wikipedia.org

– military-aircraft.org.uk

O Fabricante

Admiral é uma marca da AZ Models, indústria tcheca de kits de aviação. A Admiral tem apenas 8 kits em seu catálogo, todos na escala 1/72, e, curiosamente, destes oito, sete são versões do Spitfire ou do Seafire. E um, do caça alemão FW 190, que será um lançamento futuro da Admiral, apesar de constar no catálogo. Mas dentro do site, encontramos outros kits da marca AZ Models, que são muito diferentes. As escalas que eles produzem são 1/32, 1/48, 1/72 e 1/144. Na escala 1/32, ela promete duas versões do Arado Ar-96. A escala 1/48 vai deixar muita gente animada com os futuros lançamentos. Kits do Heinkel 70, Vultee Vengeance nas versões americana e britânica. Para os fãs da aviação japonesa, versões do Lily e do Lorna. E já em produção, versões do biplano acrobático Pitts, entre outros. Já na escala 1/72 é onde encontramos a maioria dos kits da marca. São dezenas e dezenas de modelos, que vão desde biplanos da primeira guerra, passando por uma grande variedade de modelos da segunda, de vários países, chegando a alguns monomotores modernos e até alguns helicópteros. E os fãs da escala 1/144 vão encontrar algumas versões dos jatos comerciais Tupolev e uns modelos muito interessantes de trimotores Focker e Avro. Ainda disponíveis no site alguns aftermarkets como decais e photoetcheds. Bem, o melhor que se tem a fazer é visitar o site: http://www.azmodel.cz/index.html

O Kit

Vem embalado em uma caixa de abertura lateral, com uma art Box na parte frontal, e no verso estão as instruções para pintura e decalques. Na parte de dentro encontramos um envelope plástico que guarda todos os sprues do kit, bem como os decalques, instruções e as partes em PE. Faz duas versões, 80º Esquadrão da RAF, com a camuflagem em cinza e verde e Sek Kong, todo em prata. O kit vem com peças para a versão Seafire, mas somente da hélice, um claro aproveitamento da injeção.

E falando em injeção, o kit é muito bem injetado em um macio plástico cinza, estranhamente fosco. Inicialmente achei que era desmoldante, mas lavei uma das asas e o aspecto se manteve. Achei interessante e ao mesmo tempo confortável. As linhas são em baixo relevo e os painéis das asas e da fuselagem, muito bem desenhados.  Existiu um cuidado também para se detalhar as laterais do cockpit e o porão dos trens de pouso. Alguma coisa pode ser melhorada, mas para essa escala, gostei bastante. Algumas rebarbas estão presentes, mas pouca coisa.

Outra surpresa foi o conjunto de assoalho, painel de instrumentos e banco do piloto. Muito bem detalhados para a escala.  E esse conjunto é complementado por uma pequena folha de PE, onde estão os cintos de segurança do piloto. A folha de decalques é bem impressa e os mesmos aparentam ser bem finos. O canopie é a única peça transparente do kit, e bastante razoável.

O único porém que coloco neste kit é a falta dos suportes e dos foguetes que equipavam o Mk. 24, e que o fabricante poderia ter incluído no kit.

Concluindo, é um kit muito bom, com excelente relação custo/benefício. É nítido o esforço do fabricante em produzir um kit diferente, com qualidade, bem acabado, a um preço muito razoável. E com photoetched. Isso mostra mais uma vez a tendência dos fabricantes do leste europeu em sair do “mais do mesmo” e estarem no caminho certo para superar, ou se igualar, aos grandes centros produtores de kits.

A AZ Models nos enviou gentilmente esse kit para review, e oportunamente estarei fazendo a sua montagem e publicando aqui no Spruemaster. Seu preço fica em torno de 14 Euros, ou aproximadamente R$ 32,00.  O kit pode ser encontrado aqui.

Nas fotos abaixo, o kit :

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/72 Admiral Spitfire Mk. 24 # ADM 7203”

  1. Andre T6 Hobby

    Vem até PE!!! Não sou muito fã da escala, mas o kit me parece muito bom, por ser 1/72. Como você disse no Review, o leste europeu sempre surpreendendo com coisas novas!

    1. André:

      As escalas menores, hoje, não ficam devendo muita coisa pras maiores. E pra que curte aviação, o site da AZ Models vai agradar bastante. Dá uma olhada lá.

      Abraços !!!

  2. FІЯЭFФЖ

    Eu, como apaixonado pelo Spitfire, vou comprar esse modelo pra minha coleção. Obrigado pela dica. Abç.

    1. Firefox:

      Pode comprar sossegado. Dá uma olhada no site e veja as versões disponíveis. De repente você aproveita o preço e o frete e manda vir alguns.

      Abraço !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.