Aviação Reviews 

Review 1/72 Admiral Seafire Mk 46 # ADM 7202

O Avião

O Supermarine Seafire Mk 46 foi a primeira versão do spitfire equipada com o motor Grifon, para poder operar em porta-aviões. Sua principal característica, as hélices contra-rotativas, foram implementadas para resolver os problemas com o grande torque do motor Grifon.

O Seafire Mk 46 foi totalmente baseado no Spitfire Mk 22, mantendo o canopie no formato de gota, e a parte traseira da fuselagem foi cortada. As hélices contra-rotativas foram uma solução bem sucedida para controlar o torque do motor. Isso melhorou muito a estabilidade direcional, tornando o avião muito mais fácil de voar.

O primeiro Mk 46 fez seu vôo inaugural em setembro de 1944. E seus testes se realizaram em novembro do mesmo ano. Estes testes foram tão bem sucedidos, que mesmo sem as asas dobráveis, foram encomendadas 200 unidades do Mk 46. Mas apenas 14 dels foram concluídas até o final da guerra, ocasião que a ordem de produção foi suspensa. As aeronaves produzidas foram utilizadas para treinamento, até serem retiradas de serviço em 1951.

Especificações

Motor: Griffon V12 – 1.540 hp

Envergadura: 11,25 metros

Comprimento: 10,51 metros

Armamento: 4 x 20 mm

Velocidade: 435 mph (696 km/h)

A seguir algumas fotos da aeronave:

 

Fontes:

– em.wikipedia.org

– historyofwar.com

– www.fleetairarmarchive.net

O Fabricante

Admiral é uma marca da AZ Models, indústria tcheca de kits de aviação. A Admiral tem apenas 8 kits em seu catálogo, todos na escala 1/72, e, curiosamente, destes oito, sete são versões do Spitfire ou do Seafire. E um, do caça alemão FW 190, que será um lançamento futuro da Admiral, apesar de constar no catálogo. Mas dentro do site, encontramos outros kits da marca AZ Models, que são muito diferentes. As escalas que eles produzem são 1/32, 1/48, 1/72 e 1/144. Na escala 1/32, ela promete duas versões do Arado Ar-96. A escala 1/48 vai deixar muita gente animada com os futuros lançamentos. Kits do Heinkel 70, Vultee Vengeance nas versões americana e britânica. Para os fãs da aviação japonesa, versões do Lily e do Lorna. E já em produção, versões do biplano acrobático Pitts, entre outros. Já na escala 1/72 é onde encontramos a maioria dos kits da marca. São dezenas e dezenas de modelos, que vão desde biplanos da primeira guerra, passando por uma grande variedade de modelos da segunda, de vários países, chegando a alguns monomotores modernos e até alguns helicópteros. E os fãs da escala 1/144 vão encontrar algumas versões dos jatos comerciais Tupolev e uns modelos muito interessantes de trimotores Focker e Avro. Ainda disponíveis no site alguns aftermarkets como decais e photoetcheds. Bem, o melhor que se tem a fazer é visitar o site: http://www.azmodel.cz/index.html

 O Kit

Este kit é um aproveitamento dos moldes e da injeção do Spitfire Mk 24, que já tivemos a oportunidade de fazer o review aqui no Spruemaster.

Review 1/72 Admiral Spitfire Mk. 24 # ADM 7203

As diferenças básicas estão em uma peça para a cauda do avião, aonde se encontra o ganho de decolagem, e as características hélices duplas de 6 pás.

O kit é bem injetado e as peças, mesmo para a escala, possuem um bom nível de detalhes. Linhas em baixo relevo, um bom detalhamento do cockpit, com destaque para o painel de instrumentos, e até alguns detalhes do porão do trem de pouso, coisa difícil de se encontrar nessa escala. Acompanha ainda uma pequena folha de PE com os cintos do piloto. Os decais são muito bem impressos e a folha de instruções, apesar de simples e pequena, detalha todas as etapas e versões da montagem do kit.

Tal qual a outra versão por nos avaliada, é um kit muito bom, com excelente relação custo/benefício. É nítido o esforço do fabricante em produzir um kit diferente, com qualidade, bem acabado, a um preço muito razoável. E com photo etched. Isso mostra mais uma vez a tendência dos fabricantes do leste europeu em sair do “mais do mesmo” e estarem no caminho certo para superar, ou se igualar, aos grandes centros produtores de kits.

A AZ Models nos enviou gentilmente esse kit para review, e oportunamente estarei fazendo a sua montagem e publicando aqui no Spruemaster. Seu preço fica em torno de 14 Euros, ou aproximadamente R$ 32,00.  O kit pode ser encontrado aqui: http://legatokits.cz/

Nas fotos abaixo, o kit :

 

É isso aí !!

Fernando Zavarelli
  

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 Admiral Seafire Mk 46 # ADM 7202”

  1. Luiz

    É legal vir o PE, as linhas estão na escala, mas pelo que vi nas fotos tem rebarbas demais para querer competir com Hasegawa, Academy, Italeri e Revell Alemã.
    Tudo bem que tem que falar bem da marca parceira, mas rebarbas até no canopy é demais, nem num wildcat da Academy que me custou R$16,00 encontrei tanta rebarba!

    1. Sim Luiz é verdade, entretanto a maioria dos kits short-run são assim mesmo (existem alguns bem piores), enquanto os grandes fabricantes não colocarem a cara para fazer coisas novas e diferentes como o pessoal do Leste faz, vamos ter que ficar com estes mesmos hehehehe

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.