Aviação Reviews 

Review – Eastern Express – Lisunov Li-2 (PS-84) – Лисунов Ли-2 / ПС-84 #14430

A aeronave,

O Lisunov Li-2 foi originalmente chamado de PS-84 (Лисунов Ли-2 / ПС-84 ), e era uma versão do DC-3 produzida sob licença para GAZ-84, e mais tarde pela GAZ-34, ambas na União Soviética. O projeto era dirigido por Boris Pavlocivh Lisunov.

Lisunov passou dois anos, entre 1938 e 1940 na fábrica da Douglas, apenas aprendendo sobre todos os sistemas do modelo, para poder fabricar a versão soviética do modelo. Foi então realizada a conversão do modelo C-47, que recebeu a designação PS-84 ( Passazhirskiy Samolyot 84), aviaão de passageiros modelo 84.

Apensar da intenção de se fazer poucas alterações no modelo original, foram realizadas mais de 1200 alterações, dentre elas toda a conversão dos desenhos para o sistema métrico (uma vez que os Norte Americanos tem um sistema próprio de medidas),a mais notável modificação foi a implantação dos motores Shvetsov ASh-62IR, que é uma versão soviética para o Wright Cyclone R-1820, com modifições como dois turbos e um melhor sistema de indução. Este mesmo motor foi amplamente utilizando em outras aeronaves como o Antonov 2 e 6, Polikarpov I-16 e I-153, Sukhoi Su-2 e 12 entre outros.

Outras modificações estão no sistema de refrigeração, onde a abertura do cowling era praticamente fechada devido ao frio intenso em que operavam, mudanças na envergadura também foram realizadas, a porta de passageiros foi movida para o lado direito, e uma porta de carga com abertura para cima adicionada ao lado esquerdo.

Inicialmente o PS-84  operou como aeronave de passageiros através da Aeroflot, porém quando a Alemanha invadiu a União Soviética em a941, muitas aeronaves foram “militarizadas” e redesignadas Li-2. Inicialmente elas eram equipadas com metralhadoras 7.62 (.30) e mais tarde 12.7 (.50). Ele foi utilizado como transporte de pessoal e tropas, para abastecer os partisanos, além de ambulância e bombardeiro, provando a total versatilidade do modelo. Um versão chamada Li-2VV (Vojenny Variant- Variante Militar) teve um nariz totalmente redesenhado para acomodar metralhadoras e até 250Kg de bombas sob as asas.

Um total de 4937 aeronaves foram produzidas, entre 1940 e 1954, e foi amplamente utilizada no Leste Europeu até os anos 60. O último sobrevivente operou entre a China e o Vietnã durante os anos 80. Muitas versão foram produzidas, como Airliner, Cargo, transporte militar, reconhecimento, fotografia aérea, lançamento de tropas, bombardeiro a até variantes para grande altitude. O Li-2 também foi usado pela Força Aérea Chinesa entre 1940 e 1950.

Atualmente um Li-2 foi restaurado e colocado em condições de voo, a sua matrículo é HA-LIX, ele foi fabricado em 1949, na GAZ-84 e, Tashkent, e o seu número de série é 18433209, e pode ser vistos em muitos shows aéreos pela Europa. (veja vídeo)

Fontes:

Davies, R.E.G. Aeroflot. Rockville, MD: Paladwr Press, 1993
Mondey, David, ed. The Complete Illustrated Encyclopedia of Aircraft. Secaucus, Chartwell Books Inc., 1978
http://en.wikipedia.org/wiki/Lisunov_Li-2
http://walkarounds.airforce.ru/avia/rus/li-2_2/index.htm
http://www.planepictures.net
http://www.moninoaviation.com/9a.html
http://crimso.msk.ru/Site/Crafts/Craft20674.htm
http://igor113.livejournal.com/65234.html
http://www.youtube.com/user/borisz379

O fabricante,

A Eastern Express é uma das pioneiras na fabricação de kits no Leste Europeu, localizada em Moscow na Rússia, a marca produz uma extensa linha de modelos, aeronaves civis e militares, além de kits de militaria, sendo sua produção diversificada em várias  escalas, vale a pena dar uma olhada no site deles, pois tem muita diferente.

O kit,

Lançado em abril de 2011, o kit possui aproximadente 33 peças, sendo injetadas em 3 sprues em cinza e 1 para as transparênicas, após a montagem o modelo terá aproximadamente 20cm de envergadura x 14cm de comprimento.

Como tudo modelo “short-run” não há pinos de encaixe, e alguns pontos de rebarba são encontrados nas árvores, será preciso um pouco de trabalho para finalizar o modelo, entretanto as peças estão bem datalhadas, como o trem de pouso, nacele dos motores, motores e fuselagem, que inclusive tem detalhes em excelente baixo relevo. As transparências são um pouco grossas, mas acredito que com uma camada de future fiquem com bom acabamento.

As instruções são bem simples, e se resumem a uma folha A4 com diagramas, bem simples de montar, como a maioria dos modelos na 1/144.

O maior contratempo é que não há nenhuma indicação de cores ou esquema de pintura, apenas os decalques, portanto um pouco de pesquisa será necessário para a pintura e aplicação correta dos decalques. Postei algumas fotos dos modelos presentes nos decalques.

A impressão dos decalques parece boa, não há marcas de registro, porém o verniz parece um pouco grosso e não muito transparente, portanto recomendo uma boa camada de verniz brilhante antes de aplicá-los, para que não ocorra o “silvering“.

No geral o kit é muito bacana e diferente, e vale a pena o esforço para tê-lo na coleção.

Este kit pode ser comprado na Modelimex por €16.50 (cerca de 37 Reais), para comprar clique aqui, para saber como comprar da Modelimex,  clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a Modelimex por ter enviado este kit para review, muito obrigado !!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.