Militaria Reviews 

Review 1/35 Cyber-Hobby Opel Blitz 3t 4×2 # 6670

O Veículo

Como falar em poucas linhas desse veículo? Ou em poucas páginas? Ou em muitas? Presente em todas as frentes, em inúmeras versões, inúmeras aplicações, foi o verdadeiro coringa da Alemanha durante todo o conflito. Carregando armas anti-aéreas, servindo de estações de rádio, ambulâncias, cozinhas, entre outras tantas, carregou o esforço de guerra alemão para onde quer que este fosse. E para não cometer nenhuma injustiça, vou resumir aqui a definição que encontrei em dois sites:

O Opel Blitz, foi o mais utilizado veículo de transporte de carga da Alemanha durante a Segunda Grande Guerra. Trata-se de um modelo civil lançado em meados dos anos 30 e introduzido no exército alemão em 1937. A utilização deste modelo foi uma tentativa por parte do III Reich no sentido de padronizar os veículos de transporte básicos da Wermacht. Estão relacionadas mais de uma centena de versões do Opel Blitz, que vão desde ambulância até transporte de tropas, passando por viatura posto de comando, cisterna, carro de bombeiros ou oficina de campanha.

Como inicialmente não se tratava de um veículo com tração integral, muitos foram adaptados com tração 4×4. esses passaram a ser conhecidos como Opel Blitz «Allrad». Além da versão com tracção integral, o chassis (ou parte) do Opel Blitz foi utilizado para a construção de um veículo do tipo «meia-lagarta» conhecido como Opel Maultier. A produção por parte da Opel durou até 1944, altura em que muitos modelos estavam a ser feitos com chassis em madeira prensada e cartão prensado, devido à escassez de matérias primas e à necessidade de utilizar todo o metal disponível para fabricar carros de combate.  A interrupção da produção por parte da Opel, deveu-se ao bombardeamento aliado sobre as fábricas da Opel em Russelheim. A Daimler Benz prosseguiu com a produção do modelo, embora os «Opel Blitz» fabricados pela Daimler fossem conhecidos como Mercedes L-701.

Existem numeros contraditórios sobre o numero de Opel Blitz produzidos. Várias fontes apontam o numero de 140.000 enquanto que outras se ficam pelos 100.000. A profusão de versões é provavelmente a razão das dúvidas. Aparentemente o numero de 140.000 unidades, inclui os Opel-Blitz que foram produzidos como «Maultier» uma versão do veículo com lagartas, adequado para utilização fora da estrada.

Nas fotos abaixo podemos obervar algumas das muitas versões do Opel Blitz:

 

O Fabricante

Não consigo entender até onde a Cyber-Hobby deixa de ser uma “marca” da Dragon e onde ele começa a ser mais uma loja de kits na internet. E das grandes. Se você acessar o seu web site – www.cyber-hobby.com – vai encontrar milhares de kits de muitos fabricantes diferentes, além dos da Cyber-Hobby, claro. Na marca, kits de militaria, figuras, aviação, embarcações também. Kits em escalas maiores como 1/16 e também action figures na escala 1/6.

Porém, apesar dessa confusão, é inegável a qualidade dos kits da marca. É óbvio que traz a parte industrial e de projeto da Dragon, mas com kits um pouco diferentes, como vagões ferroviários, blindados em versões mais específicas. Também os Value Packs, onde acompanham o kit um set de figuras ou acessórios, ou ainda peças para outra versões, como torretas e esteiras link-by-link. Aliás é característica da marca que sobrem muitas peças, ou devido às opções de versões, ou de aproveitamento de árvores de outros kits.

Enfim, acesse o site, selecione a Cyber-Hobby como fabricante e veja a variedade de kits que ela apresenta. E todos com o DNS da Dragon, claro.  www.cyber-hobby.com

O Kit

É simplesmente o melhor kit do Opel Blitz quejá foi lançado no mercado. Os mais velhos conhecem bem as outras opções. E recentemente uma outra marca lançou um kit muito bom do Opel, mas foi largamente superado por este kit da Cyber-Hobby.

Aproximadamente 140 peças em 6 árvores. Os adicionais são uma pequena folha de PE, as transparências, uma generosa folha de decais, decais para o painel de instrumentos e um conjunto de máscaras adesivas para os vidros.

A injeção do kit é primorosa e o nível de detalhes beira o absurdo. Rebites, parafusos, a parte interna das portas separada, as presilhas das ferramentas, rodas e pneus. A carroceria é muito bem planejada e injetada e traz as peças pra fazer os bancos de transporte de pessoal. Pode ser montada aberta ou fechada. A suspensão é muito fiel e traz também a barra de direção. Um detalhe que chama muito a atenção é a grade do radiador, que já vem com os frisos abertos, bem como os das tampas laterais do motor. Essas podem ser montadas fechadas ou abertas, deixando o motor aparente. Caixas de ferramentas e a jerry cam com seu suporte dão um toque especial ao kit. Mas a cereja do bolo é o logotipo em PE para ser colado na grade, que “fecha” o kit com chave de ouro.

As instruções são um pouco espremidas, e o modelista deve usar bastante atenção para não pular nenhuma parte e observar as opções e as montagens dos sub-conjuntos. Os decais e as instruções de pintura trazem seis versões diferentes, mas nenhuma delas impede o modelista de optar por alguma mais específica. Só senti falta do tradicional triângulo amarelo indicando carga, que fica no teto do Opel.

Finalizando, é um kit altamente recomendado para todos os modelistas. Pode ser que os novatos cometam algumas falhas, mas tenho certeza que o resultado final será muito satisfatório. E para os mais experientes, será uma experiência bem interessante. E antes da montagem, recomendo a todos uma pesquisa básica sobre esse lendário veículo.

A HobbyEasy gentilmente nos enviou o kit para avaliação e produção deste artigo. O seu preço fica em torno de R$ 72,00, e pode ser adquirido clicando AQUI.

Abaixo as fotos do kit:

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
 

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/35 Cyber-Hobby Opel Blitz 3t 4×2 # 6670”

  1. Marcos Garcia

    Belo artigo

    1. Marcos:

      Muito obrigado.

      O kit é muito bom mesmo. E pra quem é fã de caminhões como nós…

      Abração !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.