Aviação Reviews 

Review MiniWing 1/144 PIASECKI H-21 SHAWNEE #022

A aeronave,

O Piasecki H-21 é o quarto modelo com rotor duplo em Tandem produzido pela Piasecki Helicopter (que mais tarde se tornaria a Boeing Vertol).

 

Apelidado de “Flying Banana” (Banana Voadora) devido ao seu formato, e também chamado de “mula” o H-21 era um helicóptero multiuso, que podia ser equipado com skis ou flutuadores, podendo assim pousar na neve ou água.

O modelo de mair produção o H-21B possuía motor de 1425Hp e fui usado nas variantes seguintes, sendo o modelo vendido para o Exército Americano (US Army).

O H-21 foi muito utilizado pelo exército norte americano no transporte de tropas e de suprimentos, o modelo podia levar até 20 soldados. O modelo chegou a ser utilizado armado com metralhadoras .50 no nariz, as mesmas por controle remoto utilizadas no B-29, alguns modelos foram equipados com lança foguetes. Um dos fatos mais incríveis envolvendo esta aeronave foi um voo sem escalas através dos estados unidos, percorrendo 2610 milhas (4200 km) em 37 horas, no dia 24 de agosto de 1955.

Fontes:

Riley, David, French Helicopter Operations in Algeria, Marine Corps Gazette.

http://www.rotors.org/

O fabricante,

A Miniwing localizada na República Tcheca é uma empresa especializada em modelos na escala 1/144, com uma grande variedade de modelos e excelente qualidade e acamento. Os moldes dos modelos são fabricados em CNC garantindo um resultado final espetacular. O modelos da Miniwing podem ser comprados na Modelimex , no SprueShop ou diretamente no site da MiniWing

O kit,

Composto de 27 partes, sendo 24 em resina e 3 em vaccum forming, o modelo é bastante simples de montar, e qualidade da injeção da resina impressiona, fruto do processo de fabricação dos moldes em CNC e da injeção da resina sob pressão, tudo isso culmina em uma montagem relativamente fácil do kit.

Mesmo para quem nunca montou um kit de resina, não serão encontradas muitas dificuldades, confesso que eu acho mais fácil montar um kit de resina da MiniWing ou da CMR do que montar algum kit shor run… com certeza são marcas que eu recomendaria para quem quer iniciar no mundo dos kits em resina.

Voltando ao kit, como todos os manuais da MiniWing o manual é em formato A5 impresso nos dois lados, as indicações de cores não fazem referência ao código FS ou de alguma marca de tinta, portanto um pouco de pesquisa será necessário, mas nada muito complicado de se encontrar também.

Os decalques são impressos pela Japonesa Ycraft e parecem muito bons, pois não apresentam marcas de registro ou sobre de verniz.

Bom pessoal é isso aí, espero que tenham gostado de mais esse review e até a próxima !

Meus agradecimentos a MiniWing por enviar mais este kit para review, Obrigado!

  

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review MiniWing 1/144 PIASECKI H-21 SHAWNEE #022”

  1. Glehn

    oi Lucas,

    Muito bom… Quando vai montar? hehehe
    Uma pergunta: As pás são retas ou têm algum efeito de deformação pela gravidade, como vemos em fotos de helicópteros parados? Pelas fotos parecem totalmente retas. Será que seria fácil deformar a resina, sem quebrar, para obter esse efeito?

    Abraços
    Glehn

    1. Que bom que gostou Glehn 😀 Esse vai pra fila de montagem em breve :D.

      As pás vem retas, mas uma coisa legal da resina é que com água quente da pra moldar do jeito que quiser. Inclusive você pode até desentortar peças que ficaram tortas no processo de produção do kit. 😉

      Espero começar ele em breve, estou devendo para o pessoal um tutorial de resina aqui no Blog, todo mundo tem medo de kit de resina, e confesso que tem muito short run por aí mais difícil de montar quer alguns kits de resina.. rsrs

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.