Aviação Reviews walkaround 

Review 1/48 MIG-21MF Eduard #8231

A aeronave,

O MIG-21 que foi originalmente projetado como um caça de alta performance de curto alcance, tornou-se o caça mais usado em todo mundo. Seus pilotos o adoram devido a sua grande manobrabilidade, estabilidade e velocidade podendo alcançar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som). Muitos pilotos tornaram-se ases pilotando esse máquina, sendo o piloto Nguyễn Văn Cốc com o maior número registrado ( 9 abates  durante a Guerra do Vietnã).

Seu desenvolvimento remonta das experiencias adquiridas na Guerra na Coréia que influencio o design com asa em delta da aeronave, desenvolvido em apenas 18 meses o protótipo fez seu primeiro voo no final dos anos 50. O primeiro MIG-21 (chamado de “Fishbed” pela OTAN) alcançou as unidades de primeira linha entre o inverno de 1957-8, inicialmente era armado com dois canhõess de 30mm.

O MIG-21F foi o modelo mais produzido e exportado para todos os países aliados ao Pacto de Varsóvia (totalizando cerca de 11500 unidades construídas), um grande número de aeronaves também foi vendida para países Árabes ( a aeronave entrou em combate em 1973). Versões licenciadas do modelo foram produzidas na Tchecoslováquia e Índia, a China produziu cópias não licenciadas usando engenharia reversa (usando como bases modelos que foram comprados de outros países).

Muitos países ainda operam o modelo, quase 50 anos depois do seu voo inaugural, provando toda a capacidade de combate da aeronave. Uma lista com todas as variantes já produzidas pode ser vista aqui

O MIG-21MF reproduzido neste kit da Eduard, MModernizirovannyy (“Modernizado”) FForsirovannyy (“Motor Melhorado com Afterburner”), foi o modelo de exportação do MIG-21SM que era equipado com radar RP-22 e motor R13-300, esta versão era capaz de levar misseis R-60 e também foi produzida na Índia.

Abaixo um pequeno walkaround que fiz da aeronave no Museu TAM:

  

Fontes:
Jane´s, Historic Military Aircraft Reconigtion Guide. Harper Collins Publishers, Italia, 1998.
Crosby, Francis. Fighter Aircraft. London: Lorenz Books, 2002.
Robinson, Anthony. Soviet Air Power. London: Bison Books, 1985

O kit,

Composto de 466 peças, o kit possui 9 árvores no total, sendo 8 árvores injetadas em cinza e 1 árvore em transparente além de peças em Photoetched (2 folhas) em resina (lançadores de foguetes UB-16) e máscaras para pintura. Esta série “Profipack” da Eduard vem completa com todos os aftermarkets necessários para uma montagem muito legal do kit, a Eduard já comercializa este modelo em sua “Weekend Edition” sem os aftermarkets e com valor reduzido.

Cerca de 54 peças que estão nas árvores não serão usadas para esta versão, o que sinaliza que outras versões do modelo ainda estão por vir.

O nível de detalhe geral das peças é muito bom, com baixo relevo bem fino, o interior pode ser montado pintado ou com a folha de PE que acompanha o kit. Os detalhes gerais do cockpit são muito bons. Não há marcas de injeção visíveis nas peças e nem rebarbas na injeção.

Um único detalhe interessante é a falta de um grande painel na parte superior da asa uma vez que o molde é da versão mais nova do MF e as anteriores possuíam estes painéis, entretanto na segunda folha de PE há um template para que seja possível com um scriber fazer esta marca, ou se o modelista não quiser arriscar a fazer a marca  há também um decalque na folhas de decalques.

Uma possibilidade de montagem é deixar os freios aerodinâmicos abertos, e tanto a parte interna quanto externa são bem detalhadas.

Detalhes da parte externa do motor que podem ser vistos através do porão do trem de pouso também estão presentes no kit.

Quanto aos armamentos o kit inclui (apenas para a versão MF, os outros armamentos constantes nas árvores não serão usados):

– Tanque externo de 800L

– Tanques externos de 490L

– Mísseis S24, RS2US, R3S, R13,, R3R

– Bombas FAB 100 2 FAB 250

– Dispenser para 4 bombas FAB 100

– Lançador de foguetes UB16 (em resina da BRASSIN)

– Foguetes auxiliares SPRD

Com isso tudo muitas variações de armamento podem ser colocadas sob as asas. Um detalhe bastante interessante é a presença de uma folha de stencils com todos os detalhes para os armamentos.

O manual possui 20 páginas impressas em papel couchê e com instruções em Tcheco e Inglês. Os diagramas são coloridos o que facilita bastante a montagem e o entendimento das etapas. As opções de pintura também estão coloridas, facilitando bastante na hora de escolher a pintura que se deseja fazer, infelizmente nem todos os fabricantes fazem manuais desta forma, ponto positivo para a Eduard. Os códigos das cores são para as tintas Gunze Sagyo Acrílicas (aqueous) e Sintéticas (Mr. Color).

Um dica interessante sobre a cor do interior pode ser encontrada aqui na construção de Andy Breizer que recomenda um mix de 1:1 das cores H25 (Bright Green) e H46 (Emerald Green).

Os decalques são divididos em duas folhas, sendo uma somente para os stencils da aeronave e armamentos, e outra somente para as marcações disponíveis no kit, que neste contemplam 6 aeronaves, sendo elas:

  • MiG-21MF no. 7628, Egyptian Air Force, 1988
  • MiG-21MF no. 9712, Czechoslovak Peoples’ Army, 1989-1993
  • MiG-21MF no. 7713, Slovak Air Force, 1999
  • MiG-21MF no. 7809, Polish Air Force, 2001-2003
  • MiG-21SM no. 127 , Soviet Air Force, 1991
  • MiG-21MF no. 687, East German Air Force, 1990

A impressão dos decalques foi feita na Itália pela já conhecida Cartograph e possui um bom nível de detalhes , sem marcas de registro, somente achei que o verniz está um pouco grosso, e em algumas peças extrapola o tamanho necessário, mas nada grave também que impeça uma boa aplicação. Aplique uma boa camada de verniz brilhante antes de aplicar os decalques para evitar problemas com o silvering.

Este kit pode ser comprado na Modelimex por cerca de R$64,00 (com 20% de desconto para compradores internacionais), para comprar este kit clique aqui. Para saber como comprar da Modelimex clique aqui.

Meus agradecimentos a Modelimex por ter enviado mais este kit para review !

É isso aí pessoal e até a próxima !

  

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.