Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

FM-2 Wildcat – 1/144 Sweet – Montagem Completa

A Aeronave,

O FM-2 foi a última versão do Wildcat, e incorporava uma série de melhorias das outras versões, além de um motor mais potente. Como na época a Grumman estava desenvolvendo o F6-F Hellcat, foi determinado que os Wildcats fossem construídos pela GM (General Motors), que primeiramente construiu o FM-1.

A razão para ainda manter em produção o modelo era que ele ainda podia ser usado para escoltar a frota de navios que ainda estavam em construção além de ser capaz de decolar de decks de voo menores. Embora mais lento que os letais F6-F Hellcat e F-4U Corsair, o modelo ainda continuou em uso para proteção da frota, pois foi muito usado para repelir combates vindos de submarinos e bombardeiros, por esse motivo o modelo ainda continuou sendo usado no Pacífico.

Cerca de 7521 unidades foram construídas (de todos os modelos) e atualmente cerca de 40 unidades ainda estão em condições de vôo ao redor do mundo.

O Kit e a montagem.

Composto de cerca de 30 peças divididas em 3 sprues, o kit impressiona pela quantidade de detalhes, mesmo em uma escala tão pequena, realmente a SWEET produziu uma pequena jóia.

A montagem é bastante simples, sem muitos problemas. Uma das coisas que me deixam bastante incomodado é o manual do kit ser todo em Japonês, impedindo que nós ocidentais possam ler qualquer tipo de instrução no manual, ou seja, a montagem tem que ser meio na “intuição”. Esse realmente é algo que não gosto nos kits da SWEET. Até esse jeito meio mangá do manual e da caixa ainda dá pra engolir… mas instruções somente em Japonês… ai não dá…

Pouco putty foi necessário para selar a fuselagem. Usei o Mr Surfacer 500 como putty para selar a fuselagem.

As instruções de cores são coloridas e pelo menos a indicação das tintas é em Inglês, dessa forma com um pouco de paciência e pesquisa fotográfica dá pra montar o modelo sem muitos problemas. A folha de decalques traz muitas opções de decalques.

Para facilitar a pintura, apliquei uma cada de Mr. Surfacer 1000, e depois apliquei a tinta. As tintas usadas para essa montagem foram as acrílicas da Gunze Sangyo Aqueos (a base de água). Para a pintura utilizei um aerógrafo Tamiya 0,2mm

Para fazer o weathering,usei um pouco de wash com tinta cinza claro, depois usei Tamiya Weathering Master para fazer algumas marcas de sujeira e a sujeira dos escapes. Um pedaço de sprue derretido na chama de uma vela produziu um fio fino o suficiente para fazer a antena. Para fazer o queimado de sol na pintura, utilizei um pouco de ecosolv e um lenço de papel, é só esfregar com cuidado que ele vai “queimando” a pintura…

Para a base imprimi um template em papel fotográfico na impressora laser color e colei em um suporte de copos.

E pronto, modelo finalizado !

Bom pessoal essa montagem foi rápida e faz parte do meu projeto de montar os “Cats”  da Grumman, já foram dois, ainda faltam mais alguns 😀

Espero que tenham gostado e até a próxima !

  

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

12 Thoughts to “FM-2 Wildcat – 1/144 Sweet – Montagem Completa”

  1. Hilton

    Fantástica mini ! Estou começando agora nessa escala, realmente é difícil dar detalhe nessa escala, mas vc faz isso muito bem. claro que montar o kit e tirar fotos para publicar é muito trabalhoso, mas seria interessante se vc postasse nas fotos os passos e os cod das cores que vc usou. Eu sei que é meio abuso de minha parte, mas é bom pra quem ta iniciando. Poderia dar dicas também para pintura com pincéis.

    Nossa quanta coisa ! Desculpa o abuso e PARABÉNS pelos trabalhos !

    Hilton

    1. Oi Hilton,

      Fico contente em saber que o conteúdo do Blog é de seu agrado. Obrigado pelos elogios quanto a montagem do kit 😀 eu realmente sou muito fã da 1/144

      Quanto a sua dica de postar os detalhes das tintas e tudo o mais, eu sempre faço quando lembro rsrsrs às vezes acabo esquecendo deste detalhe rsr Dê uma olhada nas outras montagens que publiquei no Blog 😉

      Um grande plastiabraço e qualquer dúvida é só chamar!

  2. Gustavo candia

    Ola Lucas.
    Gostaria saber por que vc pintou as peças do kit por separado , no caso as asas,
    grato

    1. Oi Gustavo,

      Faço isso para poder pintar a camuflagem na fuselagem, fica mais fácil pintar a camuflagem com as asas fora do kit. Pois assim não precisa mascará-las.

      Plastiabraço!

  3. Gostei da montagem, muito boa. qual o comprimento em centimetros por favor.

    1. Obrigado Evandro,

      Somente o modelo mede aproximadamente 60mm (6 cm)

      Obrigado !

  4. Marcelo

    Eu tenho esse kit, inclusive estou montando-o. realmente é excepcional. Poderia ter mostrado os gatinhos que acompanham bem como a base do porta-aviões.

    1. Sim é verdade, é que montei os gatinho antes e acabei não ficando com eles.

      A base eu decidi usar em outro projeto hehehehe

      Valeu !!!

  5. Johnny Jensen

    Lucas ficou lindo o mosquitinho, parabéns.

    o deck da base foi impressão???

    um forte abraço,

    Johnny

    1. Sim Johnny, eu imprimi em impressora laser com papel fotográfico.

      Vou disponibilizar estes templates para download em breve.

      Até mais e obrigado !

  6. Triggerhappy

    Hey, I just wanted to say thanks for your detailed build reports. As a beginner, I find the pictures really helpful! Your work is a great inspiration!

    1. Tks Ruediger,

      Take a look at the other models, I alwasy do a build log. Nice to know that the pics inspire you, keep modelling !

      All best,

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.