Naval Reviews 

Review 1/700 FUJIMI IJN Carrier AKAGI #430133

The Ship

O nome AKAGI (赤城 – lê-se “AKAGUI” significa “castelo vermelho” em alusão a um Vulcão existente na região de Kanto no Japão.

Ele foi inicialmente projetado como um cruzador da classe Amagi e convertido em porta aviões quando o Japão renunciou o Tratado Naval de Washington (que limitava o poder naval de alguns países). O navio foi reconstruído entre 1935 e 1938 e o deck ficou mais largo.

O Akagi participou das principais batalhas no Teatro de Operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o Ataque a Pearl Harbour em 1941, a Invasão de Rabaul e a Batalha de Midway, onde foi afundado pelos japoneses para evitar que caísse em mãos inimigas.

Em 7 de Dezembro de 1941 acompanhado de outros 5 Porta Aviões e uma grande força naval, composta de cruzadores e submarinos, o AKAGI participou da maior campanha naval da história, o Ataque a Pearl Harbour, o AKAGI era o líder da frota, e foi o primeiro a lançar a primeira onda de ataque. Aquela ação o lavaria a ser considerado a jóia da Marinha Imperial Japonesa.

Em 4 de junho de 1942 durante a Batalha de Midway o AKAGI sofreu vários bombardeiros lançados dos porta-aviões USS Enterprise e USS Yorktow, uma única bomba atingiu o segundo deck (hangar) onde estavam vários aviões armados e com os tanques cheios, preparados para serem lançados contra a força naval norte americana, a grande explosão foi fatala e causou um incêndio de grandes proporções que duraria durante toda aquela noite, mas não afundaria o navio.

Na manhã do dia 5 de Junho o Almirante Isoroku Yamamoto (山本五十六大將), ordenoou aos destróiers Hagikaze (萩風), Maikaze (舞風), e Nowaki (野分) para lançarem torpedos contra o AKAGI, e ele afundou as 05:20 nas coordenadas 30°30′N 178°40′W / 30.5°N 178.667°W / 30.5; -178.667. , com a perda de  263 vidas.

Fonte:

Wikipedia

O Kit,

Lançado pela Fujimi no final de março de 2011 o kit consiste em 14 sprues injetados em cinza, 3 em plástico transparente (aviões) e um casco injetado em plástico vermelho. É um kit totalmente “new tooling” e com excelentes detalhes para a escala.

A injeção do kit é no padrão de produção japonês, sem nenhum tipo de marca ou rebarba, entretanto devido ao tamanho das peças o primeiro e o segundo decks vieram um pouco empenados, mas acredito que não irá atrapalhar muito na hora da montagem.

Como a grande maioria dos fabricantes japoneses (salvo alguns poucos) o manual está todo em Japonês o que nos impede de ler mais detalhes sobre a construção do kit, os diagramas são suficientes para a montagem, porém alguns outros detalhes que estão apenas “escritos” não serão entendidos. Fica aí mais uma vez a minha sugestão de manuais também em Inglês.

As indicações de cores são para tintas Gunze Sagyo, Acrílicas (aqueous) ou sintéticas (Mr. Color). 5 cores principais serão usadas na montagem do modelo.

H9/C9 – Ouro

H12/C33 – Preto Fosco

H17/C29 – Cocoa Brown

H27/C44 – Tan

H83/C32 – Dark Gray 2

Os decalques parecem muito bem impressos e representam toda a marcação do convés de vôo, por ser um pouco grande (cerca de 36cm de comprimento) recomendo recortar o decal em duas ou três partes para facilitar a aplicação.

As transparências compõem 9 aviões sendo eles:

– 3 Aeronaves Modelo 21 “Zero”

– 3 Aeronaves Modelo 99 “Val”

– 3 Aeronaves Modelo 97 “Kate”

Também estão nas transparências, coberturas para os botes e luzes de busca. Dois sprues compõem a artilharia de defesa do navio.

Mesmo para um escala tão pequena muitos detalhes estão presentes, como antenas e mastros, entretanto eles ainda podem ser melhorados com a adição de alguns aftermarkets lançados pela própria Fujimi, são eles:

– Dry Decal para o Convés de vôo. Clique aqui para comprar (Gup-38 #113173)

– Detalhes em PhotoEtched (antenas, amuradas, mastros) – Clique aqui para comprar (Gup-20 #112732)

– Convés de vôo em madeira – Clique aqui para comprar  (Gup-19 #112725)

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por cerca de R$94,00 (incluindo o frete) para comprar clique aqui.

Meu agradecimentos a Hobbyeasy por ter enviado este kit para review !! Em breve postarei a montagem fiquem ligados.

Bom pessoal, espero que tenham gostado de mais este review e até a próxima !

 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/700 FUJIMI IJN Carrier AKAGI #430133”

  1. Anderson

    modelo bem interessante, e um tanto que trabalhoso…..

    acho bem interessante essa configuração dos NAes nipônicos da WWII.

    uma pena a FUjimi não ter colocado algum PE junto do kit, seria bem legal, pelo menos pra quem não tem tanta afinidade em comprar no exterior esses detalhes em separado (e a proposito, excelente ideia a de colocar o link para os acessorios).

    estarei de olho na montagem desse NAe.

    1. É verdade anderso, sem falar que particularmente acho eles bem bonitos…

      Obrigado pelos elogios, colocar links assim eu acho que facilita um bocado para quem está com vontade de montar o kit…

      Plastiabraço !

  2. oswaldo antonelli

    Vixe!

    Esse me interessa!

    Preciso dar uma escapada até ai pra ver de perto esse kit. Ainda pretendo fazer um desses.

    Abraço,

    1. heeheh é muito lindão o kit Oswaldo. quando você abre a caixa dá vontade de colocar na bancada na hora !!!

      Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.