Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Dicas para conservação de Decalques

Um coisa muito comum a nós modelistas é que depois da montagem de um kit sempre restam decalques das versões que não utilizamos na montagem, o que fazer com estas sobras ? Guardar claro !! Afinal nunca se sabe quando precisaremos de uma sobra para um novo projeto ou mesmo para substituir um decalque danificado.

Mas como conservá-los de maneira correta ? Primeiro é importante sabermos quais os principais vilões dos decalques, são eles a umidade e a luz. Guardá-los protegidos dos dois irá garantir que os decalques irão durar por muito tempo.

Existem diversas maneiras de fazer isso, vou mostrar para vocês a minha técnica para conservá-los. Você vai precisar de:

– Papel Vegetal (Valom Paper)

– Uma tesoura

– Um álbum de fotografias autocolante

A ideia do álbum é justamente proteger da luz, umidade e ainda organizar, pois no meio das sobras de decalques é importante localizar com facilidade o que precisamos.

Um grande problema dos álbuns de fotografia autocolantes é que com o tempo a fotografia acaba colando nas páginas do álbum e isso também pode acontecer com os decalques. P

ara evitar que isto usamos o papel vegetal (Valom), que irá fornecer proteção par a folha de decalques. É importante usar somente papel vegetal ou algum outro papel que não seja aderente ao decalque do álbum, pois se usar papel comum a cola irá passar através dele e colar a folha de decalque.

Recorte o papel vegetal um pouco maior do que as sobras, coloque por baixo, e as sobras de decalques por cima do papel vegetal, feche o plástico do álbum e voilá tudo pronto, simples e funcional.

É possível organizar por escalas, ou até mesmo separar as marcações, ou da maneira que achar melhor, assim sempre que precisar de um decalque, ele estará lá, conservado e bem fácil de encontrar.

Ok, este resolve o problema das sobras, mas acredito que muitos de nós já pegou um kit do nosso estoque ou comprou algum kit de outro modelista e o decalque veio amarelado, como resolver isso ?

A primeira coisa a fazer é tentar remover parte do amarelado (que acontece devido a oxidação do papel) uma técnica que resolve uma boa parte do problema é colocar o decalque em um saquinho plástico auto selante (ziploc) e deixar por dentro do vidro de uma janela por alguns dias, você irá perceber que uma parte do amarelado irá sair.

Para evitar que os decalques dos kits se estraguem a primeira coisa que faço quando compro um novo kit é colocar a folha de decalques em um saquinho destes auto selantes, fazendo isso, seus decalques dificilmente irão amarelar, mesmo com o kit guardado em ambiente úmido.

Outro grande problema é quando os decalques racham, geralmente quando a folha amarela por muito tempo isso acontece, para evitar surpresas desagradáveis é recomendado antes de utilizar o decalque aplicar uma camada de verniz ou utilizar algum produto como este da Microscale que cria um novo filme por cima do decalque.

Bom pessoal é isso, uma dica bem simples, mas que pode ajudar um bocado na hora de procurar um decal no meio das sobras, além de ajudar a conservá-los.

Algumas fotos:

Em breve publicarei um tutorial sobre customização de decalques e também sobre aplicação, fique de olho.

*A palavra correta em português é Decalque e não Decal (que vem do Inglês) como o pessoal costuma dizer ;).

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

19 Thoughts to “Dicas para conservação de Decalques”

  1. Jean

    Oi
    Tenho muitas miniaturas que guardei para montar um dia e elas estão guardadas a muito tempo. Os decalques – as partes brancas – ficaram com manchas amareladas. Dá para tirar isto?

    1. Bom dia Jean,

      Geralmente esse amarelado sai da seguinte maneira: pegue as folhas de decalque coloque em um saquinho do tipo “zip” e deixe em uma janela que pegue um pouco de luz (na parte de vidro pelo lado de dentro), na maioria das vezes o amarelado sai bem, dependendo do quanto amarelou pode sair mais ou menos. Só fazendo pra saber.

      Plastiabraços e boas montagens!

  2. Lucas

    Cara, muito bacana seu blog!
    Tenho vários decalques que estão com as partes brancas e com as transparências amareladas, “queimadas”. Gostaria de saber se há alguma salvação. Li que deixar alguns dias numa janela onde pega sol tira o amarelado das transparências, mas com o tempo o amarelado volta. Quanto às partes brancas que ficam “queimadas”, não achei nada à respeito. Você sabe de alguma coisa a respeito disso? Será que mesmo selando o decalque depois de aplicado ele volta a amarelar? Sabe se o sol tira o queimado da parte branca, ou “já era”. Outra dúvida, tem que deixar numa janela onde bate sol direto, ou numa janela iluminada que não bate luz solar direta?

    Desde já agradeço pela ajuda, e também pelo blog!

    1. Lucas obrigado pelos elogios, sempre fico muito contente com este tipo de feedback.

      O procedimento é este mesmo, deixar na janela do lado de dentro, não precisa bater muita luz não, coloque os decalques dentro de um saquinho zip e prenda ele na janela com fita.

      Quanto a voltar a amarelar comigo nunca aconteceu, pode ser que tenha acontecido com algum modelista que não utiliza os materiais próprios pra modelismo, se utilizar as tintas e vernizes corretos, certamente isso não irá acontecer.

      Se você não quiser arriscar mesmo assim sugestão é você comprar uma folha de decalques novas, existem vários fabricantes por aí.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

  3. Sylvio Prestes

    Sou ferromodelista e tenho muitos decalques. Esta solução caiu do céu! Agora está tudo organizado! Os pedaços mínimos de decalques (muitas letras e números avulsos), foram colocados em pequenos sacos plásticos e colocados no álbum, em uma página só para eles. Parabéns pela dica e pelo blog.

    1. Oi Sylvio!

      Que bom que gostou da dica e do blog! Obrigado!!

      Plastiabraços!

  4. A cada dia que passa, aprendemos um pouco mais.

  5. Suzuki

    Boa Noite
    Não achei um tópico sobre e por isso estou perguntando por aqui.
    Gostaria de saber se já usaram o waterslide para fazer decalques?
    Obrigado

    1. Oi Suzuki,

      Estes decalques que utilizamos nos kits são do tipo “waterslide”, ou seja, são aplicados na água. Eles já vem impresso nos kits. Mas existem folhas que você comprar, e imprimir, produzindo seus próprios decalques.

      É isso aí!

  6. Sylvio Deutsch

    Ah, completando a história, algo que pode eventualmente ajudar:
    Essa loja japonesa

    http://www.1999.co.jp/eng/

    tem reproduções dos manuais de montes de kits e fotos de tudo que vêm nas caixas.

    {}Fatbear

    1. Opa valeu Sylvio !!!

      Sou cliente dessa loja já a bastante tempo e realmente é bem bacana, tanto na diversidade de produtos quanto na apresentação.

      Boa dica !

  7. Sylvio Deutsch

    Oi Lucas e pessoal

    Tem outro produto útil pra essa função, um saco plástico PE:

    http://www.kalunga.com.br/prod/saco-plastico-pe-oficio-s-furos-0-10mm-149-plastpark/666206?menuID=41&WT.svl=1

    Nesse plástico o decal (sei que tá tecnicamente errado, mas é mais curto pra digitar (: ) não adere, como acontece com os outros (cuidado porque apesar de dar pra descolar, os outros sacos plásticos podem deixar marcas no decalque).
    Eu coloco os decais (tanto os usados quanto os não usados) nesses plásticos, daí vários plásticos dentro de um saco plástico comum (pra isolar ainda mais de umidade ou falta de umidade, coisa séria aqui em Ribeirão) depois em pastas, daquelas simples com elásticos mesmo, pra isolar da luz. Nunca tive problemas. E fazer isso já me salvou de uma boa, tivemos uma invasão de cupins que fizeram ninho usando várias caixas de modelos. As caixas e instruções foram destruídas, passei dias esfregando o plástico pra tirar aquela terra com saliva dos bichos malditos e os decais só se salvaram porque estavam nas pastas…

    {}Fatbear

    1. Excelente dica Sylvio !!

      Tem sempre uma coisa nova que aprendemos, e compartilhar isso com a galera é fundamental.

      Valeu pela dica !!

      Plastiabraço

  8. Jonatas

    Ola lucas tudo bem?

    Será que com aqueles albuns para selos funcionaria bem?

    Abraços

    1. Oi Jonatas,

      Funciona sim, o importante é proteger os decalques da luz e umidade e de quebra o álbum ajuda a organizar os decalques.

      Plastiabraço !

  9. Marcos Garcia

    Essa eu desconhecia, costumo guardar em sacos de equipamentos eletronicos anti estatica, bem fecahdos e depois coloco-os numa caixa preta com tampa e coloco alguns saches de silica gel pra evitar umidade.

    1. A ideia do Silica gel é muito boa Marcos. Já usei bastante também.

      A vantagem do álbum é a facilidade de se encontrar os decalques com mais facilidade.

      Plastiabraço !

  10. Paulo José

    Muito bom, Lucas. Vou repassar para os meus amigos.

    1. Obrigado Paulo !!

      Fico contente que gostou.

      Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.