Concursos & Eventos Eventos Aeronáuticos 

Domingo Aéreo 2011 – AFA – Pirassununga

Neste domingo, 07/08/2011, estivemos presentes no evento da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, interior de São Paulo, conhecido como Domingo Aéreo. A Academia é conhecida mundialmente por basear o esquadrão de exibições, a famosa Esquadrilha da Fumaça.

De acordo com a assessoria de imprensa da Força Aérea, o objetivo do evento é mostrar para a população um pouco da sua estrutura, equipamentos e operações, bem como incentivar os mais jovens a seguirem a carreira militar nessa força. O evento acontece todos os anos, no mês de agosto. E este foi o primeiro que tive a oportunidade de visitar, e eram esperadas entre 30 e 40 mil pessoas.

O acesso à base se dá por uma estreita e esburacada estrada vicinal e as filas para entrar na base chegam a quilômetros em determinados horários. Mas como chegamos mais cedo, evitamos esse contratempo. Logo na entrada da Academia começa-se a notar a organização, onde muitos soldados da Aeronáutica orientam o trânsito, distribuindo os carros entre os amplos estacionamentos preparados para o evento. E logo na entrada para o pátio está uma grande faixa que diz: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Em outros locais pude observar os mesmos dizeres. E obviamente isso ajuda bastante para o bom andamento da festa, evitando os tradicionais problemas causados pela bebida. A maioria dos visitantes era formada por famílias e no estacionamento muitos ônibus e vans.

Já no pátio, um grade separava o público do local das manobras das aeronaves e o acesso a essa área era bastante restrito. Apenas o pessoal de imprensa que se cadastrou antecipadamente e somente acompanhado de um Oficial ou Cadete que tinha a oportunidade de chegar mais perto das aeronaves. E como o Spruemaster providenciou o credenciamento, pudemos fotografar bem de perto várias delas.

E já que estamos falando disso, aguardem a publicação dos diversos walkarounds que produzimos no evento. Fiquem Ligados !!! Aproveito para agradecer aos Cadetes Eberle e Mega pela infinita paciência em nos acompanhar para as fotos.

Uma boa estrutura de alimentação fo montada para atender o público, com preços razoáveis, sem exploração.  A loja de produtos da Esquadrilha da Fumaça estava muito concorrida, além do pessoal dos outros esquadrões que também vendiam brindes como bonés e camisetas.

E eu tenho que ressaltar aqui a presteza de todo o pessoal da Aeronáutica, não só com a imprensa, mas com todas as pessoas lá presentes. Todo o pessoal, Soldados, Cadetes e Oficiais,  atendiam o público com muita educação e eficiência. Além da paciência nas explicações técnicas para todas as perguntas.  As crianças não foram esquecidas e vários carrinhos em forma de aviões eram puxados por Cadetes do projeto KeroVoar do Comandante Massuia. Até um “avião de passageiros” era puxado pelo pessoal mais velho, com muito bom humor.

E, claro, as estrelas da festa: as aeronaves. Lynx, Super Puma, Tucanos, A1, F-5, Mirage… Os caças com suas passagens baixas e rápidas arrancavam aplausos do público. E não posso deixar de falar na a maior atração da festa: a Esquadrilha da Fumaça, obviamente, que emociona a todos desde a sua chegada até o encerramento de sua apresentação, com uma impressionante variedade de manobras.

O plastimodelismo esteve presente, bem representado pelo Grupo Ratos de Hangar. Levaram muitos kits e atenderam a um grande público, explicando e divulgando um pouco do nosso hobby. Ah, e também alertando que aquele F-18 na escala 1/32 não era um Mirage e também não estava a venda, para a tristeza de muitos…

Para encerrar, só posso dizer que foi um domingo extremamente agradável. Quem ainda não teve a oportunidade de participar dessa festa, se organize. Combine com a família, os amigos, lotem uma van ou uma Kombi, não deixem de ir, pois vale a pena ver de perto um pouco da nossa Força Aérea. Aí em baixo algumas fotos do Domingo Aéreo.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
  

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Domingo Aéreo 2011 – AFA – Pirassununga”

  1. Panzermelo

    Foi realmente muito bom, e também este teu editorial esta simples, direto e corretissimo, parabéns.
    Gostaria de ter conhecido o Nando_Z pessoalmente para lhe agradecer, pois me ajudou muito com a PRM.
    Aguardo ancioso as fotos, já que tive que ‘cobrir’ a falta do Matte e fiquei praticamente todo o evento dentro do hangar…rsrsrsrs
    Quem não pode ir, no ano que vem tem de novo, dá tempo de se preprarar.
    GPPRH / AFA desde 2008
    Ahhhh…. dias 03 e 04 na BAAN, estão convidados.

    1. Fábio:

      Você estava lá???? Poxa, que pena… Também, foi falta de anteção da minha parte, pois deveria ter perguntado pro pessoal sobre você. Mas não faltará oportunidade. Se você for ao evento do GPC em Campinas, estarei por lá.

      Um forte abraço e parabéns pela participação do GPPRH no evento da AFA.

  2. Anderson

    Caramba Lucas!!! vi vc e um outro fotografo (tbm de blusa vermelha) junto ao Mirage no final da tarde, quando ele, o Xavante, AMX e F.5 se preparavam para decolar!) rsrsrs

    Venho acompanhando o domingo aéreo aqui no PAMA-SP desde 2003, e na AFA, desde o ano passado e sem dúvida o pessoal da AFA está de parabéns pela organização. Consegui chegar bem cedo com alguns amigos e ficamos ém um ponto muito bom fotografando. Praticamente TODOs os vetores de combate da FAB estavam representados neste ano, e sem dúvida as surpresas ficaram pelo Airbus presidencial que apareceu no final da tarde e ainda um T.28 Trojan!!!!

    E se a Esquadrilha da Fumaça se apresentou apenas uma vez este ano, não poderia ter escolhido momento melhor que próximo ao por do sol.

    Simplesmente fantástico do começo ao fim!

    e já estou ansioso por esses walkarounds, em especial daquele Lynx com o FLIR!!!!!!

    1. Opa !! Legal Anderson !!

      Era o Nando_z que estava comigo 😀 heheh

      Olha quanto a organização nem tem o que dizer, tudo perfeitamente organizado, nos mínimos detalhes, para nós da imprensa então, o tratamento foi pra lá de especial. Realmente 100%. Cada ano me impressiono mais com a Organização da FAB e do pessoal da AFA.

      Realmente praticamente todos os vetores da FAB estavam por lá hehehe tivemos boas chances de fazer uns walkarounds para o pessoal que com certeza não irão decepcionar.

      O Lynx com o FLIR vai ser o primeiro walkaround a ser publicado, pois a turma realmente está curiosa para vê-lo.

      Fique de olho que na quarta-feira que vou publicar mais fotos do evento e já na próxima semana o primeiro walkaround.

      Plastiabraço e valeu por acompanhar o Blog !!

    2. Anderson:

      Você viu que bacana? Todo mundo de camiseta vermelha e chapéu branco. Hehehehehehehe…

      Foi a minha primeira vez nesse evento, e com certeza não será a última. Super organizado e o pessoal da Aeronáutica extremamente atencioso e educado.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.