Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Falando sobre Plasticard

É muito comum em nossas montagens precisarmos adicionar alguma parte em um kit, seja para corrigir uma falha de projeto ou de injeção ou mesmo para incrementar algum detalhe. E um material muito indicado para isso é o famoso plasticard.

O plasticard, como chamamos, é um material a base de poliestireno, que é vendido em grandes placas de 1 x 2 metros, em várias cores e várias espessuras. As mais comuns são de, em milímetros: 0,5, 1,0 e 2. Mas existem outras, porém, nem sempre disponíveis. Mas se somarmos a essas medidas a de 0,3 mm, teremos uma faixa que pode ser aplicada nas principais e mais utilizadas escalas do modelismo. Uma novidade que podemos encontrar é o plasticard transparente, que pode ser bem útil em várias ocasiões, como vidros, janelas, cobertura para os kits, etc… Ele vem protegido por uma película plástica, dando uma garantia a mais contra riscos e outros acidentes mecânicos. Porém, até agora, só o encontrei nas medidas de 1 e 2 mm de espessura.

E falando em encontrar, muitos modelistas têm dificuldade de encontrar o plasticard. Ele pode ser adquirido em boas lojas de modelismo, muitas vezes já cortado em tiras de várias larguras, o que obviamente facilita a vida do modelista.Mas nem sempre as lojas têm disponibilidade do produto.

A solução, então, é comprá-lo em lojas que fornecem materiais para essas empresas de sinalização, que fazem faixas e placas de vende-se e aluga-se. Nessas o plasticard poderá ser encontrado em placas inteiras, de 1 x 2 metros, o que é muito plasticard. Porém, o plasticar nesses locais é bastante barato. Da última vez que comprei, paguei R$ 7,00 em uma placa de 0,5mm de espessura. É claro que as mais grossas custam mais e a transparente fica em torno de R$ 23,00 a placa do mesmo tamanho. Isso aqui no interior do estado de São Paulo. Você também pode arriscar a ir diretamente numa dessas lojas que produzem banner e placas e pedir algumas sobras que seriam jogadas fora.

Ah, o plasticard é um material que pode ser colado com colas tipo cianoacrilato, epoxis e com Jet também. Aceita muito bem qualquer tipo de tinta e primer. Se for aquecido com cuidado, pode ser conformado sem quebrar. Mas isso vai requerer alguma experiência do modelista. E antes que eu esqueça de falar, ele tem um lado fosco e outro brilhante.

Uma boa idéia é se reunir com dois ou três amigos modelistas e comprar uma placa de cada espessura. Vai ficar barato e todos terão um bom suprimento de plasticard para seus kits e projetos.

Abaixo algumas fotos garimpadas na internet, mostrando a ampla utilização do plasticard.

E na seqüência algumas fotos com algumas dicas de utilização do plasticard, que estão nas legendas.

Qualquer dúvida ou sugestão, basta um clik na foto aí embaixo pra mandar um e-mail…

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Falando sobre Plasticard”

  1. Sylvio Deutsch

    Achei dois lugares (graças ao artigo do Fernando que me deu vontade de ir atrás) que vendem estireno. Comprei de ambos, os dois ótimos vendedores. Meu estoque tá lotado (:

    um é o no Mercado Livre, chapas de 20x30cm em várias espessuras: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196284232-chapa-de-estireno-05mm-branca-20x30cm-_JM

    o outro é uma loja que vende chapas de até 5mm (brancas, transparentes e com cores) imensas, de 2 x 1 metros, mas eles cortam na medida que você quiser (só as de 1mm pra cima, não tenho idéia por que não cortam a de 0,5mm, que por isso não comprei):
    [email protected]
    Telefone: 011 2425-5000
    http://www.centraldoacrilico.com.br

    {}Fatbear

    1. Legal Sylvio,

      Valeu pela dica !

    2. Bacana, Sylvio !!!

      Uma placa dessas dura um tempão, é plasticard que não acaba mais. Por isso sugeri fazer um grupo, assim todos ficam com uma boa quantidade de medidas diferentes.

      Mas valeu pelos links.

      Abraços e boas montagens !!!

  2. Sylvio Deutsch

    A Mr. Model (www.mrmodel.com.br) vende placas de estireno tamanho A4 nas espessuras 0,25mm 0,50mm 0,75mm e 1,00mm. O duro é ter no estoque, quando chega acaba no mesmo instante. E claro que o preço é bem mais alto que no fornecedor.

    {}Fatbear

    1. Sylvio:

      É verdade. E foi pela falta do produto em lojas que fui buscar outras alternativas e acabei encontrando a fonte. Faz como eu falei, reúne os amigos e comprem as chapas grandes. Vale a pena.

      Abração e obrigado pela visita !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.