walkaround 

Walkaround Westland Super Lynx Mk.21A (AH-11A)

No último Domingo Aéreo da AFA em Pirassununga – SP eu e o Nando_z fizemos muitas fotos das aeronaves presentes por lá e vamos publicar alguns walkarounds para vocês.

Como eu prometi, o promeiro walkaround será do Westland Super Lynx, esta aeronave fotografada é um Super Lynx Mk-21A (Marinha do Brasil AH-11A), o seu número de construção (c/n)é 383.

Fabricado desde a década de 70, o Lynx foi e ainda é um dos mais versáteis helicópteros militares de múltiplo emprego já construído. Sua agilidade e seus sistemas de vôos permitem uma operação relativamente fácil, mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

Projetado pela Westland e construído em acordo com a francesa Aérospatiale (30%), pode trasnportar até 10 soldados (treze passageiros na versão civil). O Lynx é um dos poucos helicópteros do mundo capaz de realizar loopings e tunneus, tem rotação de cerca de 100°/s e pode voar de ré a 130km/h. (veja videos). O Lynx é detentor do recorde mundial de velocidade, atingindo 400km/h em um circuito fechado de 100km.

A Marinha Brasileira opera o modelo desde a década de 70, e atualmente tem 12 aeronaves em operação. 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1). Desde 2009 as AH-11A da Marinha do Brasil passaram a equipar o sistema FLIR Star SAFIRE III (video abaixo)

     
     

E as fotos (1024×768):

E isso aí pessoal,  até a próxima !

     

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Walkaround Westland Super Lynx Mk.21A (AH-11A)”

  1. Mauricio

    Lucas, ótimas fotos! Será que poderia mandá-las para o meu email para eu usar de referência na montagem do kit da Airfix? Se tiver mais coisas, principalmente da área de passageiros, eu agradeceria muito!

    1. Obrigado Maurício,

      Vou te encaminhar assim que possível,

      Plastiabraços!

  2. Eduardo Aranha

    Opa Lucas, boas fotos! Tô trabalhando no kit da Airfix, exatamente com essa matrícula. Na época do kit ainda não tinha sido feita essa alteração do Flir nos Lynx de cá, mas o kit vem com um pra versão inglesa que vou adaptar. Cara, queria saber se ainda tem estas fotos contigo e se poderia enviar pro meu email pra servir de referência. Principalmente fotos do cockpit e cabine, quanto mais, melhor!
    Desde já obrigado pela atenção!

    Eduardo Aranha

    1. Boa noite Eduardo,

      Acabei de enviar as fotos para você por email.

      Boa montagem!!

  3. Belíssimas fotos Lucão!!
    #tks4share!

    1. Valeu Ralphy !!!

      Fico contente que gostou das fotos e que foram úteis !!

      Plastiabraço !

  4. Anderson

    Muito legal essas imagens, ainda mais por ser do Lynx já com o FLIR instalado. Tenho o kit da Airfix (com decais para MB do AH.1A com o radar de 360º) mas pretendo usar o da Hobby Boss (que estou aguardando chegar para comparar os detalhes) e sem dúvida essas imagens vão ajudar a fazê-lo já na versão atual com esse novo equipamento.

    Aqui no PAMA-SP tive a oportunidade de acompanhar ele decolando para ir embora, sem dúvida alguma é uma aeronave e tanto!

    Vc conseguiu alguma foto do interior da cabine de passageiros?

    Excelente trabalho na AFA!

    1. Obrigado pelos elogios Anderson, fico contente que o material será útil 😀

      Quanto ao interior eu não fotografei por 2 motivos, o primeiro é que colocaram um tanque de combustível suplementar que ocupou uma boa parte da cabine, e o segundo é que havia uma boa quantidade de material operacional na área traseira, o que impedia de dar uma boa foto.

      Mas não faltará oportunidade de fotografar ele novamente 😀

      Um grande abraço e valeu !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.