Aviação Reviews 

Review F6F-5 Hellcat 1/72 EDUARD #07077

Sim !!! Um novo Hellcat no mercado !

Pois é caro leitor, depois de alguns anos de espera por substitutos dos kits da Academy e da Hasegawa, enfim temos um novo candidato, o Hellcat da Eduard. Em 2008 a empresa lançou o seu Hellcat na 1/48 que agradou muita gente, mas os amantes das escalas menores ficaram esperando um lançamento bacana na 1/72, e ele veio e com grande estilo.

Vamos ao review:

A aeronave

O F6F Hellcat foi o mais importante caça usado pela US Navy (Marinha Americana) durante a segunda Guerra Mundial, e pode ser considerado como uma evolução de design à partir do F4F. Ele foi o caça com melhor eficiencia de combate da US Navy com cerca de 4947 vitórias em combates ar-ar das unidades embarcadas e mais 209 vitórias creditadas paras as unidades baseadas em terra (US Marine Corps).

 

O primeiro F6F-5 voou em abril de 1944, ele era uma versão melhorada do F6F-3, as principais melhorias incluiam um novo cowling, fuselagem reforçada e aumento da capa da capacidade de carga, podendo transportar  duas bomdas de 454Kg de bombas ou foguetes de 298mm.

No total foram produzidas 7868 unidades incluindo 1432 unidade do modelo F6F-5N, versão de caça noturno equipado com radar, e nas ultimas versões com duas de suas metralhadores substituídas por canhões de 20mm.

Uma outra variante da Segunda Guerra Mundial foi a F6F-5P, que era uma versão de foto reconhecimento, totalmente desarmada.

Através do contrato Lend-lease, a Inglaterra recebeu 930 F6F-5 e F6F-5N (70 unidades), eles foram rebatizados de Hellcat F.Mk II e Hellcat NF.Mk II (N.F. – Night Fighter),  eram pintados com a cor “midnight blue”.

Uma das mais importantes ações envolvendo os Hellcats britânicos foi o ataque as refinarias de petróleo de Sumatra no início de 1945.

Depois da guerra o Hellcat foi fornecido para países como Argentina, França, Paraguay e Uruguay, afim de equipar suas forças Aeronavais.

Fontes:

MONDEY, David. The Hamlyn Concise Guide to American Aircraft of WW II – ISBN 0-7858-1361-6

CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1

BOWERS, Peter M. Scale Aircraft Drawings – ISBN 0-911295-14-3

AirboyTV – Youtube Channel.

O kit.

Composto de três árvores injetadas em cinza e uma para as transparências o kit também inclui duas folhas de Photoetched e máscaras de pintura somando no total cerca de 78 peças. Essa versão Profipack também anuncia que em breve haverá uma versão “weekend edition”  sem estes acessórios e de preço mais baixo. O manual do kit pode ser visualizado aqui.

Todos os detalhes são em baixo relevo, e a primeiro vista o kit parece até uma versão menor do mesmo kit na 1/48, gostei bastante dos detalhes na parte inferior das asas, bem como nas linhas de painel nas asas e fuselagem. Algo que achei bastante interessante assim como no kit na 1/48 é o encaixe da raiz da asa na fuselagem, não há como errar o alinhamento, a engenharia ficou perfeita !

Os detalhes para o interior são completados por uma folha de PE colorido, entretanto mesmo sem esta folha é possível fazer os detalhes, pois no caso do painel por exemplo estão duplicados, uma para usar com PE e outro para pintar se for o caso.

Um conjunto de dois tipos de pneus também é fornecido, com linhas radiais ou em forma de diamante, a parte central da roda é separada do pneu, o que ajuda muito na hora da pintura, pois não será necessário utilizar máscaras.

Os detalhes do motor também são completados pela segunda folha de photoetched, deixando o modelo com um aspecto muito bom,  nas árvores existem três tipos de capô diferentes, duas para o kit anterior F6F-3 (07076) e uma para versão deste kit.

As transparências são um show a parte, injetadas em um plástico muito transparente e brilhante, realmente excelentes, as partes já vem separadas o que possibilita montar o modelo com o canopy aberto.

Uma folha de máscaras também vem com o kit, padrão na série de kits Profipack, o que facilita em muito na hora da pintura, principalmente das transparências

Os decalques são impressos pela própria Eduard, com qualidade gráfica muito boa, sem excesso de verniz, marcas de registro ou desalinhamento.

Fiz um “dry fit” com a asa e fuselagem e gostei muito da montagem, o encaixe na fuselagem é perfeito, somente percebi a ausência de pinos guia para a montagem, fazendo o kit parecer um “short run” entretanto mesmo sem pinos o encaixe das metades da fuselagem é perfeito, sendo desnecessário o uso de putty. Para as asas por exemplo os pinos estão presentes, portanto a galera que está começando no hobby pode ficar tranquila.

Os decalques fornecem 4 versões de pintura disp0níveis são: (clique para ver o profile)

‘Minsi III’, BuNo 70143, Cdr. David McCampbell, USS Essex, October 25th, 1944

White 7 ‘Paper Doll’, Lt. Carl A. Brown Jr., VF-27, USS Princeton, October 24th, 1944

White 115, ‘Death and Destruction’, BuNo 72534, Ensigns Donald McPherson, Bill Kingston, Jr., and Lyttleton Ward, VF-83, USS Essex, May 5th, 1945

White 71, Lt. Leo Bob McCuddin, VF-20, USS Enterprise, October, 1944

Realmente é um excelente kit e deve compor a lista de desejos dos amantes de aviação na 1/72 com toda certeza !

Este kit foi gentilmente cedido pela Modelimex para review, você pode comprá-lo por apenas 29,00 Reais (com desconto de 20% para clientes internacionais), para comprar este kit clique aqui, para ler um tutorial em português sobre como comprar na Modelimex, clique aqui

Meus agradecimentos a Modelimex e até a próxima !!

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review F6F-5 Hellcat 1/72 EDUARD #07077”

  1. Ronaldo Magalhães

    O kit parece mesmo muito bom e o preço básico é bem convidativo. Muito boa a matéria.

    1. Sim, Ronaldo, vale a pena com certeza, eu particularmente gostei bastante.

      Plastiabraço !

  2. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Enfim, um kit à altura da importância histórica dessa aeronave. Foi feito justiça, e na escala “certa” (pra mim, pelo menos… 😀 ). Obrigado pelo excelente artigo.

    1. Com toda certeza Vlamir, o kit realmente é muito bom e é só questão de tempo para começarem a sair os aftermarkets, aí sim a justiça estará completa ! 😀

      Obrigado por visitar o SprueMaster !

      Plastiabraço,

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.