Aviação Reviews 

Review 1/72 Fiat C.R. 42 Falco – Pavla Models #72049

A aeronave,

O italiano CR 42 Falco (falcão) é conhecido por ser o último caça biplano a entrar em produção. O protótipo voou em 1939 e tinha o cockpit aberto, entelagem em tecido e trem de pouso fixo. A produção cessou em 1942 e cerca de 1781 aeronaves haviam sido construídas. As iniciais “CR” fazem referência ao seu projetista Celestino Rosatelli,  que tambe projetou modelos como o CR-20, CR-33.

O motor utilizado era o Fiat A.74 RC38 de 800hp, os modelos iniciais possuíam uma metralhadora de 7,7mm e outra de 12,7mm, os modelos finais de produção possuíam 4 metralhadoras de 12,7mm.

Alguns modelos foram modificados para ataque ao solo e podiam levar duas bombas de 220 libras. outra versão foi a CN (Caccia Notturna – Caça Noturna) que foi utilizada na defesa do norte da Itália. Também uma versão com flutuadores (ICR 42 – I de Idrovolante – hidroavião). Um modelo chegou a ser equipado com um motor alemão Daimler Benz de 1020hp (o mesmo usado no Me-109) fazendo o o modelo alcançar uma velocidade inacreditável para um biplano, 520km/h !!

Em 1940 a Itália entrou na guerra com cerca de 300 CR 42 que lutaram em todas as frentes de combate pela Itália, e estiveram envolvidos nos últimos grandes combates entre biplanos quando os CR 42s lutaram contra os Gloster Gladiators Ingleses sobre a Grécia, Norte da Àfrica e Malta. Alguns CR 42 Italianos também participaram de alguns “raids” aéreos sobre a Inglaterra durante a Batalha da Inglaterra. Inclusive um modelo teve que fazer um pouso forçado em terras britânicas e hoje pode ser visto no museu da Batalha da Inglaterra próximo a Londres. Cerca de 113 CR 42 ainda estavam em serviço quando a Itália se rendeu aos aliados em setembro de 1943, a Itália então se uniu aos aliados e declarou guerra aos Alemães em outubro do mesmo ano, mas os CR 42 estavam todos na parte da Itália que ainda havia ficado nas mãos de Hittler.

 
O fabricante,

Localizada em Ostrava na República Tcheca, a Pavla Models foi criada em 1995 com intenção de produzir kits de aeronaves “short run”. A empresa também fabrica detalhamentos em resina e é nesse segmento que a Pavla oferece uma vasta gama de produtos, nas escalas, 1/72, 1/48, 1/32 e 1/35.

O kit

Composto de apenas um sprue injetado em cinza com cerca de 42  peças, mais duas peças em vaccum forming, e mais 23  peças em resina, o kit é bastante multimídia e short run. A primeira impressão é que o kit não é para novatos, devido a complexidade da montagem e da injeção das peças, com certeza um pouco de experiência será necessária para a montagem do kit.

Fazendo um dry fit das peças das asas e fuselagem é possível perceber um bom e correto alinhamento das peças, o que já facilita bastante a construção do modelo. O maior desafio fica no alinhamento das asas, desafio de praticamente todos os modelos biplanos.

Os detalhes das peças em resina (produzidas pela CMK) são excelentes e vão adicionar um efeito fantástico ao final da montagem, para uma escala pequena o nível de detalhes não deixa a desejar com relação a escalas maiores, isso se não for maior. Painel de instrumentos, assento, cintos, detalhes do motor, pushrods, rodas, e outros pequenos detalhes em resina, realmente  bons detalhes.

As linhas de relevo são baixas, finas e bem definidas, entretanto um pouco de rebarba está presente na árvore e o plastico me pareceu um pouco duro, portanto cuidado ao remover as rebarbas será necessário. Um pino de injeção está bem dentro do cockpit um pouco mais de trabalho neste local será necessário. Não há rebaixo nas asas para o encaixe dos montantes, o que torna a montagem um pouco mais desafiadora.

A montagem do modelo se dá em 13 etapas detalhadas no manual, as indicações de cores são para tintas da Humbrol, e existem 4 versões de pintura disponíveis, 3 Italianas e uma Húngara.

Os decalques são bem impressos, produzidos pela ETECH  não possuem marcas de registro ou sobras de verniz, entretanto me pareceram um pouco finos, portanto preparar bem a superfície antes de aplicar é importante.

Este modelo veio preencher uma lacuna na escala 1/72 para o modelo, com certeza é recomendado para os amantes de aviação italiana, mas não recomendo para modelistas iniciantes devido a sua complexidade de montagem.

 

Os kits da Pavla podem ser comprados por e-mail através do website da empresa ou na Modelimex (revendedora da marca), siga este  tutorial para saber como comprar na Modelimex. Na Modelimex pode ser comprado por apenas 15,20 Euros (cerca de 38 Reais já com desconto de 20% para compradores internacionais). Para comprar clique aqui

Meus agradecimentos ao pessoal da Pavla por ter enviado mais este kit para review. Obrigado !!!

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima !

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.