Aviação Reviews 

Review 1/48 Eduard Westland Lysander Mk III #8290

A aeronave,

O Westland Lysander foi uma aeronave de ligação, desenvolvida em cooperação com o exército britânico e produzido pela Westland Aircraft e entrou em operação pouco antes do início da Segunda Guerra. Mas logo se tornou obsoleto como aeronave de ataque, entretanto devido às suas extraordinárias características que permitiam que operasse em pequenas pistas, foi amplamente utilizado em missões clandestinas,  colocando ou recolhendo agentes, principalmente na França ocupada. E a exemplo de outras aeronaves contruídas em cooperaçãocom o exército, recebeu um nome mítico ou lendário. No seu caso, do general espartano Lisandro.

Em 1934 o Ministério da Aeronáutica britânico emitiu a especificação A 39/34 e inicialmente foram convidadas as empresas Hawker Aircraft, Bristol e Avro. Porém, depois de algums considerações, a Westland foi também convidada.

O primeiro protótipo foi submetido a testes em 10 de junho de 1936, quando ficou apenas taxiando. Fez seu primeiro vôo em 15 de junho.  Pequenas alterações foram feitas no protótipo e a ordem de produção de 144 aeronaves foi emitida em setembro e no dia 11 de dezembro desse mesmo ano o segundo protótipo voou. As estregas para a RAF começaram em junho de 1938. No ano de 1939, 66 Lysanders foram concluídos e distribuídos em várias unidades da RAF.

Mas quando do início furioso do ataque alemão no início do conflito, o 4º Esquadrão, que tinha se mudado para a Bélgica, perdeu 11 Lysanders em tre 10 e 23 de maio, sendo que vários deles foram destruídos ainda no chão. Os combates pesados sobre o continente e os sérios prejuízos sofridos mostraram que a operação deste tipo de aeronave tinha sido ultrapassada, ainda mais enquanto a superioridade aérea ainda não havia sido alcançada. E dessa maneira, os Lysanders foram retirados dos esquadrões sediados no Reino Unido, que estavam recebendo seus primeiros Curtis P-40.

Mas mesmo tendo sido retirado da primeira linha de serviços, os Lysanders continuaram mostrando seu valor em uma série de outras operações como rebocadores de alvo, de resgate, e, como divulgado na época, com o Serviço de Operações Especiais (SOE), que formou trÊs esquadrões que incluiam vários Lysanders, e mantinham contato com grupos de resistência na Europa, entregando armas, munições, rádios e toda sorte de equipamentos, bem como o transporte de agentes.

Variantes:

– Lysander Mk. I
– Lysander TT Mk. I
– Lysander Mk. II
– Lysander TT Mk. II
– Lisander Mk. III
– Lysander Mk. II SCW
– Lysansder TT Mk. III
– Lysander Delanne

Detalhes técnicos:

– Tripulação: 1 piloto
– Capacidade: 1 passageiro / obervador / artilheiro
– Comprimento: 9,30 metros
– Envergadura: 15,24 metros
– Altura: 4,42 metros
– Peso vazio: 1.984 kg
– Peso máximo de decolagem: 2.877 kg
– Motor: Bristol Mercury, radial de 9 cilindros, 870 hp
– Velocidade máxima: 340 km/h
– Autonomia: 970 km
– Teto de serviço: 21.500 pés (6.550 metros

Fontes:
– www.warbirdalley.com
– www.Wikipedia.org
– www.pilotfriend.com
– www.historyofwar.org
Bomberguy Youtube Channel

O Fabricante

A Eduard é uma fábrica de kits localizada na República Tcheca, mais precisamente na cidade de Obrnice, norte do país. Já produziu kits de militaria mas hoje produz apenas kits de aviação, nas escalas 1/144, 1/72, 1/48 e 1/32. Mas é mais famosa pelos seus aftermarkets, principalmente pelos photoetcheds de alta qualidade, muitos deles coloridos. E já faz algum tempo que também comercializa peças em resina para conversões e detalhamento de kits, além de decalques de excelente qualidade. E mais recentemente começou a produzir e comercializar canos de metal para vários tipos de blindados, de diversas marcas. Em tempo: muitos de seus PEs são destinados a kits de militaria nas mais diversas escalas. Para mais informações, faça uma visita ao site, que possui uma loja virtual com todos os produtos da empresa: www.eduard.cz.

No início do mês de outubro tivemos a oportunidade de visitar a fábrica da Eduard, onde seus diretores nos mostraram todas as instalações e os processos fabris dos kits e demais produtos. O Lucas publicou um artigo que mostra como foi a nossa visita a essa famosa fábrica de kits. O artigo está AQUI.

O Kit

Se você já teve a oportunidade de montar, ou pelo menos de ver um kit da Eduard, sabe da sua precisão e qualidade. Se não teve essa chance, afirmo para você que é um excelente kit em todos os seus aspectos.

É da série Profipack, ou seja, o kit vem acompanhado de uma folha de photoetched, detalhes em filme transparente, peças em resina e mascaramento pra a pintura dos vidros e das rodas. Os PEs já são coloridos, o que aumenta o nível de detalhes do kit, principalmente do painel de instrumentos do avião.

O kit pode ser pintado em cinco versões diferentes, incluindo a toda preta, utilizada pelos esquadrões dos SOE. Para isso acompanha uma grande folha de decalques, com todas as opções de marcações, e stencils necessários. Impressos pela própria Eduard, os decalques são bem finos e pelo que se pode observar em seu verniz, problemas com silvering não vão ocorrer.

São quatro árvores com as peças e mais uma árvore com as transparências. A injeção é primorosa e não existe nenhuma rebarba no kit. E muito menos peças tortas ou empenadas. O kit é tão bem projetado que o fato dele ser um short run quase passa despercebido. E tudo isso vem embalado em uma caixa bem resistente, com uma bela box art. E é nela que encontramos uma folha no kit. Na ilustração da caixa, podemos observar os suportes das bombas de 9 quilos, que eram presas em um suporte fixado nos trens de pouso do Lysander. Porém essa opção não está disponível no kit, que vem com os trens de pouso sem esses suportes. Não entendi essa ausência…

Este kit da Eduard pode ser tranqüilamente recomendado a todos os níveis de modelistas. A sua qualidade garante uma montagem sem grandes surpresas e com um acabamento muito bom. Alguma pesquisa fará o modelista pender para a versão utilizada pelo Serviço de Operações Especiais, o que concede um romantismo especial a este emblemático avião da RAF.

Agradeço a Modelimex que gentilmente enviou este kit para avaliação e produção deste review.   Seu preço fica por volta de R$ 65,00, mais o frete e eventuais taxações. Para adquirir o kit, basta clicar AQUI.

Para comprar na Modelimex, siga este TUTORIAL em português.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 Eduard Westland Lysander Mk III #8290”

  1. Francisco "X-cão" Garcia

    Só complementando o excelente artigo do nando, o molde original desse kit é da Gavia. A Eduard relançou-o com um “up” dela, na série Profipack.

    1. X-Cão:

      Poxa, muito interessante essa informação. Mas o kit é muito bem injetado e os detalhes são bem bacanas, só faltando o suporte dos foguetes nos trens de pouso. E oportunamente quero escolher uma das versões e montar o kit.

      Abração e muito obrigado.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.