Aviação Reviews 

Review 1/144 YAK-40 AzModel #AZ14414 e #AZ14415

A aeronave,

O Yakolev Yak-40 (Código da OTAN: Codling) é um pequeno jato motorizado com três reatores, que foi projetada para suprir as necessidades de um jato para transporte regional. O seu primeiro voo comercial se deu em setembro de 1968 com a Aeroflot. Os projetos inicias são de 1966 quando cinco protótipos foram construídos.

Quando a produção foi finalizada em 1981 a fábrica da Yalolev em Saratov havia produzido 1011 aeronaves. Um total de 130 aparelhos foram exportados para países como o Afeganistão, Angola, Bulgaria, Camboja, Tchecoeslováquia. Italia, Laos entre outros.

Recentemente fiz um walkaround completo desta aeronave e publiquei aqui no SprueMaster, para ver o Walkaround do Yak-40 clique aqui.

O kit

Composto de apenas 27 peças injetadas em um único sprue branco, que achei excelente pois facilita em muito a pintura da cor branca. Os detalhes são em baixo relevo bem fino, bem adequados para a escala 1/144, aliás escolha correta da escala para um Airliner. O kit é um short run, e como todo short run, não possui pinos de encaixe ou alinhamento, mas nada que com um pouco de paciência não seja difícil de resolver.

Um pouco de rebarba está presente na área central do sprue (percebi isto nos dois kits que recebi) isso envolve algumas peças do trem de pouso e os pneus, mas bem fácil de remover.

Fiz um teste a seco no encaixe da fuselagem e das asas, me parecem bons, um pouco de putty será necessário para selar bem a fuselagem. A montagem da empenagem vertical será um pouco trabalhosa uma vez que não há pinos de encaixe para os estabilizadores horizontais, e nem para alinhar a própria empenagem. O encaixe das asas é muito bom, e quase não há frestas para preencher.

Não há transparências para as janelas ou cockpit, o que agrada alguns e desagrada outros, mas essa prática é de certa forma comum entre os kits de modelos airliners. Para tal, junto os sets de decalques para o para brisas e as janelas laterias já vem com o kit.

A AzModel vem dois kits para este lançamento, que variam apenas nos decalques.

Para o kit #AZ14414 são fornecidos os decalques para as seguintes versões:

– YAK-40 – CSA – Czechoslovak Airlines

– Yak 40 – Gerneral Air – Western Germany.

Para o kit #AZ14415 são fornecidos os decalques para as seguintes versões:

– YAK-40 – Czech Air Force

– YAK-40 – Polish Air Force

– YAK-40 – Angolan Air Force

No manual das versões não há indicações de cores pelos códigos das marcas (apenas um desenho colorido no verso da caixa), portanto um pouco de pesquisa será necessário especialmente para as versões militares.

De maneira geral o kit é bem simples, mas adiciona um modelo importante na história da aviação comercial e por muito tempo esquecido pelos fabricantes de kits ,a antiga OKB fabricou este kit por um curto tempo, mas era um molde bem ruim, o kit valia apenas pela folha de PE que o acompanhava, e que agora pode ser usada com o kit da AzModel, em breve foi fazer uma comparação entre eles.

A montagem do modelo de maneira geral não é muito simples, por isso recomendo este modelo para quem já tem alguma experiência na montagem de kits, especialmente os modelos short run.

Agradeço a AzModel por ter enviado estes kits para review, para comprar clique aqui.

É isso aí pessoal e até a próxima !

 

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/144 YAK-40 AzModel #AZ14414 e #AZ14415”

  1. Anthony

    Excelente artigo,preciso ir atrás de um pra minha coleção de 1/114!

    1. Obrigado!

      Na Modelimex você encontra 😉

      plastiabraço!

  2. oswaldo antonelli

    Pô, Lucas! Monta esse e posta aqui no Spruemaster!

    Já imaginou duplicar o que está em Ribeirão Preto?

    Fotos do original junto ao kit montado num Open ficariam bem legais, nada mais fiel ao original.

    Manda bala!

    Abraços.

    1. Pode deixar Oswaldo que eu quero fazer sim !

      Só preciso arranjar um jeito de fazer os decalques hehehe

      Valeu !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.