Aviação Reviews 

Review 1/72 YAK-25B Amodel #72185

A aeronave,

O Yak 25 voou pela primeira vez em junho de 1952, e era um modelo biplace projetado por  A. S. Yakolev que inclusive pilotou o modelo em seu primeiro vôo. O Yak-25 podia chegar a 1090km/h e tinha um alcance de 2700km, e era capaz de subir a 1000m em apenas 5m50s. Depois de algumas modificações o modelo entrou em produção no ano seguinte. Os modelos iniciais eram equipados com os radares RP-1D, entretanto a partir de 1955 passou a ser equipado com os radares “Sokol” (YAK-25M).

O modelo era armado com dois canhões de 37mm, e sua simples presença no ar já foi suficiente para na época mostrar para a USAF que os vôos de reconhecimento sobre a URSS não seriam mais uma tarefa fácil…

A OTAN chamou o modelo de “flashlight”, e cerca de 480 unidades foram construídas, em diversas variantes.

A versão deste kit é a YAK-25B (B de “Bombardirovschchik” ou bombardeiro) apenas o protótipo chegou a ser construído e foi projetado para bombardeio nuclear.

 

Fontes:

Crosby, FRANCIS, Fighter Aircraft, Lorenz Books, Inglaterra 2002

O kit,

Composto de 11 sprues, sendo 10 injetados em cinza e 1 para as transparências, o kit soma no total 135 peças, e depois de pronto terá 152mm de envergadura por 218mm de comprimento.

A montagem do modelo é bem simples e se dá em 14 passos, o nível de detalhes é bom, com um baixo relevo bastante fino, os detalhes do interior são bem básicos, com um painel, assento e manche. Não há decalques para detalhamento do painel, e no kit o relevo do mesmo é bem simples. Alguns detalhes adicionais, como do compartimento do trem de pouso e dos canhões não fazem o modelo ruim, eu diria que para um kit no estilo  short run, o nível de detalhes é bastante adequado.

O kit é um short run puro sangue, ou seja sem pinos de encaixe/alinhamento, e um pouco de rebarba está presente nas árvores. Fiz um teste a seco do encaixe da fuselagem e a haverá necessidade de putty para o  fechamento. Com toda certeza é um kit para quem já tem um pouco de experiência na montagem de modelos, não indico para iniciantes.

Um detalhe interessante é que o porão de bombas pode ser montado aberto e o nível de detalhes interno é adequado para a escala. A versão 25B foi desenvolvida para bombardeiro estratégico nuclear e acompanha o kit um artefato atômico bem como o carrinho de transporte.

As indicações de cores são para tintas da marca Humbrol. Como a versão 25B não chegou a ser operacional, apenas uma versão de decalques está presente, a do protótipo. Os decalques são bem impressos, porém com um verniz bem fino e quase não aparente, uma superfície bem preparada antes de aplicá-los poderá prevenir o silvering.

As transparências são boas, sem marcas de injeção, entretanto recomendo um mergulho em Future para melhorar um pouco a transparência delas.

Para quem gosta do tema aviação soviética, com certeza este é um kit que não pode faltar na coleção.

Este kit pode ser comprado na Hobbyterra por US$23,10 (cerca de 40 Reais), para comprar clique aqui. Se você nunca comprou na Hobbyterra, clique aqui para ler um tutorial em português.

Se você não sabe como fazer para comprar kits no exterior, leia este outro tutorial aqui.

Meus agradecimentos a Hobbyterra por enviar mais este kit para review. Obrigado !!

É isso aí pessoal e até a próxima,

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 YAK-25B Amodel #72185”

  1. oswaldo antonelli

    Que aviãozinho bonito! Gostei!

    Abraços.

    1. Pois é Oswaldo, realmente as linhas dele são bem simpáticas.

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.