Aviação Reviews 

Review 1/48 ANTONOV AN-2 – BILEK – #481

A aeronave,

Falar do Antonov AN-2 “Colt” (Codinome da OTAN) é falar de uma lenda, pois esta é  uma das aeronaves mais versáteis já construídas.

O primeiro vôo do AN-2 aconteceu em 31 de agosto de 1947, e a versão da Polonesa PZL voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1960, tornando-se rapidamente um grande sucesso da empresa estatal Ucraniana.

Originalmente projetado para o Ministério da Agricultura e Florestas da União Soviética, em pouco tempo a aeronave foi adotada pela pela Força Aérea Soviética e construído também para seus países aliados, ele era perfeito para países menos desenvolvidos pois exigia pouca manutenção e era muito fácil de voar.

O AN-2 foi adotado em uma enorme gama de usos, desde reboque de planadores, pulverização de defensivos, lançamento de paraquedistas, entre outras funçoes. Ele é capaz de levar até 10 passeiros e tem uma cabine bastante ampla, o que permite a acomodação de cargas volumosas, pode levar até 1.500kg em cargas.

Uma outra grande vantagem do AN-2 é sua capacidade STOL (Short Take Off and Landing), ou seja, pousos e decolagens curtas. Aliás ver um monstrengo desses pousando em uma pista de 300m realmente impressiona.

AN-2 Versão Aeroagrícola

AN-2 Versão Aeroagrícola

Cerca de 12.000 unidades foram produzidas pela empresa Polonesa  PZL Mielec,  que tinha um acordo de licença de produção do modelo.  A Antonov produzidos em sua fábrica localizada em Kiev na Ucrânia cerca de 5.000 unidades antes de parar a produção em 1965. O projeto foi licenciado para a China, onde 1.500 unidades foram pela  Harbin entre 1957 e o início de 1970, e recebeu o nome de Harbin Y-5. No total aproximadamente cerca de 18.000 unidades foram construídas.

O AN-2 ainda está em serviço e muitas forças aéreas e operadores privados  ao redor do mundo, não se sabe exatemante mas acredita-se que cerca de 2.000 unidades ainda estejam em serviço.

No Brasil existem 7 registros para o An-2, são eles:

PR-AAG – Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G14149

PR-UAI – Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G17033

PR-UAR -Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G18756

PR-WGA – Fabricado pela PZL Milec, número de série IG-19526

PT-BIA – Fabricado pela PZL Milec,número de série – 1G19243

PT-FZF – Fabricado pela PZL Milec,número de série  IG-229-02

PT-WGA – Fabricado pela PZL Milec,número de série- 1G237-34

Não sei dizer ao certo quantos estão em operação, mas tenho notícias de dois em operações de voo no Brasil.

Vamos dar uma olhada neste vídeo, afinal  nada melhor do que ver esta lenda aeronáutica em operação, então vamos lá:

Fontes:

ANAC – RAB On-Line

Antonov AN-2 Owners and Friends Web Page

Jane´s Historic Military Aircraft Recognition Guide – ISBN 0 00 472140 7

O Kit,

Composto de  6 árvores injetadas em cinza, uma para as transparências e mais peças em resina e PE, este kit é o mais completo que já vi do modelo. São cerca de 210 peças, e completamente multimídia, inclusive pneus em vinil estão incluídos.

A injeção é de um short-run puro sangue, sem pinos guia de encaixe e com algumas pequenas falhas e rebarbas, o alinhamento das peças da fuselagem está correto, mas um pouco de putty será necessário para fechar corretamente a fuselagem.

As linhas de baixo relevo são bem finas e bem mercadas, nenhum detalhe do interior é fornecido, exceto a cabine de comando, que tem uma folha de PE colorido muito detalhada, produzida pela EDUARD sob encomenda para a BILEK.

O único ponto que me chamou bastante atenção é uma grande marca de injeção na parte inferior da asa inferior, será necessário refazer as linhas de painel naquele ponto, bem como lixar bem para desaparecer com a marca de injeção.

A asa superior possui ranhuras como no modelo original, que visam manter o fluxo laminar, e a montagem desta parte do modelo será um pouco desafiadora, pois se lixar demais, ela irá desaparecer do bordo de ataque. Os ailerons e flaps são bem injetados imitando muito bem o acabamento entelado do modelo original.

Outro detalhe bem interessante são os pneus em vinil, com as rodas em resina, um excelente acabamento !

Os detalhes do motor fornecidos em resina são o ponto alto do modelo, extramente bem feitos, eles vão com certeza adicionar uma grande beleza ao modelo finalizado, entretanto são peças bem delicadas, principalmente a dos bicos de injeção do motor, que no caso do meu kit vieram algumas quebradas (fácil de colar no lugar), mas devido a delicadeza destas peças o pessoal da BILEK poderia pensar em uma forma mais segura de embalá-las.

As partes móveis são soltas, leme, aileiron, flaps, permitindo montar o modelo com estas peças deslocadas, garantindo um maior realismo.

Outro adicional do modelo são as máscara para pintura das transparências, isso ajuda um bocado na hora de pintar…..

O manual de montagem é pra lá de bom, são 3 manuais, um para a montagem do modelo, aplicação de decalques e pintura, outro somente para as partes em photoetched,e um outro somente com desenhos e ilustrações do modelo real para referência na montagem, isso é o que eu chamo de pacote completo.

As indicações de cores são para as tintas da marca model master, o manual de montagem possui 12 páginas impressas em papel couchê colorido, muito bem feito.

Os decalques impressoas pela empresa tcheca BOOAGENCY, tem um acabamento muito bom, uma das pinturas fornecidas no kit, possui detalhes floridos, e a impressão destes detalhas é realmente perfeita, o filme é bem fino, gostei bastante.

São previstas 6 versões de pintura, são elas:

– Aeronave Privada de Paraquedismo, Brno-Slatina, 1979

– Aero Slovakia a.s., Nitra Airfield, 2008

– Aeroflot, USSR

– Hanseflug Germany

– Czechoslovak Air Force, 1960

– Agriculture Service (ZVA), Poland

Este kit, custa aproximadamente 34 Euros (cerca de R$82,00), diretalmente no site da BILEK, para comprar clique aqui.

Meus agradecimentos ao pessoal da BILEK, por gentilmente me ceder esse kit para review quando visitei o stand deles no E-day 2011. Muito obrigado !!

É isso aí, espero que tenham gostado de mais este review e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 ANTONOV AN-2 – BILEK – #481”

  1. Ronaldo Magalhães

    Lucas, a coleção dos irmãos Nelson e Geraldo Piquet tem uma versão do Antonov AN-2 (ou variante do modelo)restaurado e em condição de vôo. Veja alguns links:

    http://www.gynonline.net.br/p/aerocaldas-2010.html
    http://asaer.com.br/2011/07/03/na-pista-piquet-ssgp-15-51-14s047-48-23w/
    https://picasaweb.google.com/asaeronline/VisitaAPistaDosPiquets#5624325081314915090

    Se não me falha a memória, a revista Aero Magazine já publicou uma matéria sobre o acervo dos irmãos Piquet. Talvez ainda tenha a revista no meu acervo. Se conseguir localizar, mando para você as informações sobre esse exemplar no Brasil. Pode ser também uma sugestão de versão para montagem do kit: “modelo do acervo da família Piquet”.

    Um abraço.

    1. Olha só, eu nem sabia que eles tinham uma coleção !! Poxa muito legal, heheh um “tonhão” na garagem deve ser demais 😀 😀

      Com certeza será uma opção a mais para montagem, muito bom mesmo.

      Valeu pelos links !!

      Plastiabraço,

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.