Aviação Reviews 

Review 1/144 Focke Wulf FW190 D-9 – PLATZ – #PD-9:1200

A aeronave,

O FW-190 foi o único caça alemão a entrar em serviço  e a ser produzido em larga escala durante a segunda guerra mundial, e embora tenha sido desenvolvido a partir de um motor radial suas versões finais foram equipadas com motores em V, neste caso a versão apresentada neste kit da PLATZ.

O primeiro FW190 voou em 1939 e após longos testes com os motores BMW 139 e 801 a alguns tipos de asas mais curtas e longas  então o modelo A8 foi o escolhido para produção com asas de envergadura maior e motor BMW 801. Os primeiros modelos Fw190A-0 (40 unidades) foram logo seguidas por mais 100 unidades do modelo FW190A-1, o modelo entrou em serviço no outono de 1941.

Outras variantes foram construídas como modelos de ataque ao solo, e para grande altitude,  abaixo um documentário que conta toda a história do modelo:

O kit,

Composto de apenas 3 sprues, 2 injetados em cinza e uma para as transparências, o kit possui 30 peças no total.

Os detalhes são em um fino baixo relexo, muito bem feito por sinal, qualidade padrão da PLATZ, não há rebarbas ou pinos de injeção, e sim há pinos de encaixe para a fuselagem. Com certeza a montagem se dará sem problemas.

A montagem do modelo é bastante simples, porém o manual é somente em japonês (reclamação antiga minha para os kits da PLATZ), entretanto dá para entender os códigos das tintas para a pintura e a sequência de montagem

O interior é básico, somente com assento, mas o trem de pouso impressiona pela qualidade de detalhes, realmente muito bom.

Os decalques parecem muito bem impressos e não dão impressão de problemas na hora de utilizar, é possível fazer três versões:

  • Fw 190D-9, W.Nr. 211934, 2./JG 26, 1945
  • Fw 190D-9, W.Nr. 210003, Black 1, 14./JG 26, 1945
  • Fw 190D-9, W.Nr unknown, Black 11, JG 4, 1945

Um coisa que também está incluindo são os stencils, mesmo para uma escala tão pequena, ele estão lá e adicionam fantásticos detalhes ao modelo finalizado.

Algo muito bacana adicionado aos decalques é a faixa branca do spinner, que faz uma spiral, ou duas, elas são fornecidas em decalques, facilitando muito a montagem e pintura.

Os decalques são duplos, pois os kits da PLATZ são sempre oferecidos em dupla, portanto são 6 jogos de decalques. Outra coisa interessante é a presença da swastika inteira, ou divida em duas parte, pois em alguns países é proibido o seu uso, mesmo em modelos de miniatura.

As indicações de cores estão no padrão RLM apenas não dando indicação de nenhuma marca em específico.

Definitivamente é um kit recomendado para os amantes desta escala como eu, ou para quem pretende iniciar no mundo dos kits 1/144.

É isso aí pessoal e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.