Aviação Reviews 

Review – SAAB JAS-39C GRIPEN 1/72 BILEK

A aeronave,

Projetado para substituir os caças da Força Aérea Sueca Viggen e Draken, o Gripen (Grifo) fez seu primeiro voo em dezembro de 1988 e possui as mais avançadas tecnologias aerodinâmicas de materiais e tecnológicas.

Embora com alguns problemas nos avionicos e a perda de um protótipo durante os testes o modelos e tornou operacional em 1997, em parceria com outras empresas a SAAB fez algumas campanas de marketing e consegiu vender o aparelho na Europa Central, Africa do Sul e Asia, cerca de 264 aparelhos haviam sido produzidos/encomendados até novembro de 2011.

Os sistemas integrados fly-by-wire, a adição de sistemas eletrônicos modernos como os radares Ericsson PS-05/A capaz de operar em qualquer tempo e a ergonomia do cockpit fazem do Gripen um dos caças no estado da arte atuais.  Outra característica do modelo é a capacidade de operação STOL, pouso e decolagens curtas, em espaços curtos para um caça de pequeno porte.

Capaz de voar a Mach 2, o Gripen tem concorrido ao redor do mundo para equipar algumas forças aéreas, inclusive ele é concorrente no projeto FX-2 da FAB.

Versões:

JAS 39A

Primeira versão de caça a entrar em serviço na Força Aérea Sueca em 1997.Um programa de modernização transformou os cerca de 31 modelos para a versão C/D.JAS 39BVersão Biplace, este modelo é cerca de 60 centímetros maior no comprimento, o assento traseiro não possui HUD, a capacidade de combustível tambémm foi reduzida e não há armamento interno.JAS 39CVersão para a OTAN com capacidade de armemento melhoradas e probe de reabastecimento em vooJAS 39DVersão Biplace do modelo CGripen DemoVersão Biplace de demonstração NG (Next Generation)Gripen NG/IN(Next Generation) Nova Geração, equipada com novo motor, capacidade de combustível e de carga melhoradas, e avionicos melhorados.Sea GripenVersão Naval do modelo NG, atualmente em desenvolvimento

Abaixo o vídeo promocional do modelo:

O kit,

O kit é um rebox da versão A lançada Italeri  com alguns upgrades para transformá-lo na versão usada pela República Tcheca (Gripen C), os upgrades consistem em uma pequena folha de Photoetched e uma completa folha de decalques, todos produzidos pela Extratech, que tem qualidade já reconhecida por nós.

Os armamentos presentes no kit são:

  • 2 x Sidewinder
  • 2 x Maverick
  • 2 x Misseis Antinavio
  • 1 x Pod Eletronico

Entretanto para a versão Tcheca somente os Sidewinder podem ser usados, umas vez que a República Tcheca não utiliza os outros armamentos.

Composto de apenas três sprues dois em cinza e um para a transparência o kit possui 88 peças no total e  me pareceu bem simples de montar e sem muitos problemas, o que é padrão para os modelos da Italeri. A qualidade da injeção boa, embora eu tenha achado as linhas de baixo relevo um pouco grossas demais.

Um folha de acetato possui os mostradores do painel e combinada com as peças presentes no photoetched adicionam bons detalhes ao cockpit, na folha de PE também há uma peça para a correção do painel da APU.

Outro padrão dos kits da Bilek é a presença de um livreto com detalhes do modelo original, muito útil para nós modelistas, a indicação de tintas para a pintura segue os padrões de cores das tintas Model Master.

A folha de decalque é bastante completa e permite fazer 14 aeronaves do inventário da República Tcheca, além de muitos estencils que adicionam mais detalhes na apresentação final da montagem.

Certamente é um ótimo modelo para iniciantes, e para quem gosta de aviação moderna na 1/72, eu particularmente acho as linhas do Gripen muito charmosas, é um belo caça.

Este kit custa apenas 12 Euros (cerca de 29 Reais) + frete e pode ser comprado diretamente na Bilek na República Tcheca, para comprar clique aqui.

Meus siceros agradecimentos a Bilek por enviar este kit para review.

Espero que tenham gostado e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review – SAAB JAS-39C GRIPEN 1/72 BILEK”

  1. Rommel Nóbrega

    Opa, acabo de escolher meu presente de natal :D!!Valeu pelo review Lucas!!
    Feliz natal!!!

    1. Opa !!

      Eu é que agradeço por comentar e visitar o spruemaster Rommel.

      Feliz Natal e Pastiabraço !

  2. Rogerio Mota Dias

    Belo kit, grata surpresa a Bilek. Tomara que este fabricante continue a crescer e nos traga muito bons modelos.

    1. Com certeza Rogério, o kit do Antonov AN-2 que fiz o review dias atrás me surpreendeu também, é muito bom ver que algumas empresas estão melhorando o nível de seus kits…

      Plastiabraço

  3. Lucas,

    Bom kit, hein? Bem trabalhado pela Bilek. Valeu pelo review.

    Abraço e Bom Natal.

    Sérgio

    1. Oi Sergio,

      Sim, a Bilek tem melhorado bastante a qualidade dos seus produtos…

      Bom natal pra você também,

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.