Aviação Reviews 

Review – 1/144 MIG-21MF – Eduard #4425

A aeronave,

O MIG-21 que foi originalmente projetado como um caça de alta performance de curto alcance, tornou-se o caça mais usado em todo mundo. Seus pilotos o adoram devido a sua grande manobrabilidade, estabilidade e velocidade podendo alcançar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som). Muitos pilotos tornaram-se ases pilotando esse máquina, sendo o piloto Nguyễn Văn Cốc com o maior número registrado ( 9 abates  durante a Guerra do Vietnã).

Seu desenvolvimento remonta das experiencias adquiridas na Guerra na Coréia que influencio o design com asa em delta da aeronave, desenvolvido em apenas 18 meses o protótipo fez seu primeiro voo no final dos anos 50. O primeiro MIG-21 (chamado de “Fishbed” pela OTAN) alcançou as unidades de primeira linha entre o inverno de 1957-8, inicialmente era armado com dois canhõess de 30mm.

O MIG-21F foi o modelo mais produzido e exportado para todos os países aliados ao Pacto de Varsóvia (totalizando cerca de 11500 unidades construídas), um grande número de aeronaves também foi vendida para países Árabes ( a aeronave entrou em combate em 1973). Versões licenciadas do modelo foram produzidas na Tchecoslováquia e Índia, a China produziu cópias não licenciadas usando engenharia reversa (usando como bases modelos que foram comprados de outros países).

Muitos países ainda operam o modelo, quase 50 anos depois do seu voo inaugural, provando toda a capacidade de combate da aeronave. Uma lista com todas as variantes já produzidas pode ser vista aqui

O MIG-21MF reproduzido neste kit da Eduard, MModernizirovannyy (“Modernizado”) FForsirovannyy (“Motor Melhorado com Afterburner”), foi o modelo de exportação do MIG-21SM que era equipado com radar RP-22 e motor R13-300, esta versão era capaz de levar misseis R-60 e também foi produzida na Índia.

Abaixo um pequeno walkaround que fiz da aeronave no Museu TAM:

E aqui dois vídeos demonstrando o modelo em ação:

Fontes:
Jane´s, Historic Military Aircraft Reconigtion Guide. Harper Collins Publishers, Italia, 1998.
Crosby, Francis. Fighter Aircraft. London: Lorenz Books, 2002.
Robinson, Anthony. Soviet Air Power. London: Bison Books, 1985

O kit,

Composto de 3 árvores, sendo duas injetadas em cinza e uma para as transparências, o kit possui aproximadamente 60 peças, e mais máscaras para a pintura do canopy e os painéis dielétricos da fuselagem, um adicional que eu nunca havia visto em nenhum kit desta escala.  Isso para cada kit, pois esta caixa é dual combo, ou seja é possível montar dois kits totalmente completos.

Desde quando vi este kit  pela primeira vez no E-day, pude perceber que a EDUARD nos reservava uma boa surpresa para mais adiante e com certeza isso foi realizado, pois nível de detalhamento deste kit  já chega a empatar como de outros fabricantes, como a PLATZ e SWEET reconhecidos por produzirem pequenas jóias nesta escala, confesso que a Eduard mandou muito bem neste modelo.

As linhas de painel são bem finas e condizentes mesmo para uma escala tão pequena, detalhes como as janelas de inspeção estão presentes, o cockpit é completo, com painéis laterais de instrumentos, assento, manche e painel de instrumentos, todos com detahes em alto relevo, para um melhor realismo a Brengun já lançou dois sets de aftermarkets que acrescentam ainda mais detalhes ao modelo (veja abaixo).

As “wheel bays” também são detalhadas, inclusive com detalhes internos das portas, coisa que muitos kits em escalas maiores não possuem. Quanto ao armamento são fornecidos tanques e misseis, ambos para os dois kits.

São 8 pinturas disponíveis neste kit sendo elas (clique no nome para ver um profile):

A folha de instruções do kit pode ser baixada aqui. A impressão dos decalques foi realizada lá mesmo, e o filme não parece muito grosso e também não tem marcas de registro.

Aftermarkets:

A Brengun/Hauler já produz dois sets de aftermarkets para o modelos são eles:

– MIG-21 maintenance accessories – BRL144036

– Mig-21 MF/MFN – BRL144040

Também já os tenho em mãos, segue algumas fotos:

A EDUARD já lançou também a versão SMT do mesmo kit.. estes kits podem ser comprados na Modelimex ou Hobbyeasy.

Meus agradecimentos a BRENGUN/Hauler por enviar os sets de detalhamento para review.

É isso pessoal, e até a próxima !

;

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “Review – 1/144 MIG-21MF – Eduard #4425”

  1. Sucateiro

    Caramba, a Eduard sempre fazendo o melhor. Deu até vontade de comprar um.

    1. Pois compre ! essa escala é muito legal 😀 😀

  2. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Ao olhar o detalhamento e precisão de um modelo desses, dá vontade de “descer a marreta” em muitos modelos na 1/72 e até alguns 1/48 de outros fabricantes. Fantástico.

    Abç.

    1. Pois é Vlamir… e tem gente que ainda tem preconceito com a escala…..

      Plastiabraço !

  3. tchuba

    Desculpa a ignorancia mas o que é aquele papel amarelo da foto 30?sao para mascarar?Obrigado.

    1. Isso mesmo !

      Dê uma olhada na foto 7 que mostra onde as máscaras deverão ser aplicadas.

      Plastiabraço

  4. Marcelo

    Muito legal. Tenho modelos da Sweet e Platz em 1/144 e realmente são excepcionais.

    1. Marcelo, dessa vez a Eduard se superou e a qualidade desde MIG não perde para os kits da Sweet e PLATZ em nada….

  5. Wow, Lucas… Sensacional.

    Dá vontade de fazer um esquadrão inteiro, rsrs

    1. Com certeza Sergio !!!

      Os meus serão do Vietnam 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.