Aviação Reviews 

Review – 1/48 Morane Saulnier MS-406C.1 – AZmodel #AZ4857

A aeronave,

O MS 406 foi o primeiro caça moderno Francês a ser produzido com asa baixa, canopi fechado e trens de pouso retráteis, entretanto era obsoleto para os modernos caças alemães  que combateu na Segunda Guerra Mundial, assim um grande número de aeronaves foi perdido em combate.

O modelo era a resposta para um requerimento do ano de 1934, que resultaria no voo do protótipo do MS 405 em agosto de 1935 e foi seguido por 15 encomendas do modelo MS 405C.1, depois mais encomendas foram seguidas (1000 unidades) desta vez para o modelo MS 406C.1 em março de 1938.

O MS.406C.1 era produzido em duas fábricas, e a construção de 1077 aparelhos se deu entre Junho de 1938 e Junho de 1940.

O modelo foi exportado para a Suiça e Turquia, aeronaves capturadas voaram para a Croácia e Finlândia.

Fonte:

CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1

O kit,

O kit é multimídia, sendo composto por peças em resina, injetadas e photoetched, portanto não é indicado para iniciantes. São 3 árvores injetadas em cinza, mais 2 peças em resina uma folha de PE e uma de acetato, no total são cerca de 98 peças.

Como todo short-run o modelo não possui pinos de alinhamento e a montagem não é muito simples, porém as peças estão bem injetadas e em um teste a seco a fuselagem e as partes da asa se encaixaram bem, mas será necessário um pouco de putty para finalizar o acabamento.

Os decalques estão bem impressos, e não possuem marcas de registro, achei um pouco finos e recomendo cuidado na hora de aplicar.

Os pneus são em resina e muito bem feitos, ponto mais que positivo e os detalhes do interior em photoetched acrescentam uma boa qualidade ao final da montagem.

Praticamente não há rebarbas nas árvores, apenas alguns pinos de injeção que devem ser removidos para a montagem das asas e da fuselagem, o que também é uma característica de kits short-run.

Só não gostei do método de montagem da hélice que vem toda desmontada, não há nada que ajude no alinhamento das pás, todo cuidado é pouco na hora de colá-las.

Outra coisa que faltou são indicações de cores com códigos das marcas conhecidas, na caixa do kit são apresentados apenas os nomes das cores sem nenhum código de referência, portanto um pouco de pesquisa será necessário.

A transparência está boa, mas se viesse partida seria ainda melhor.

No geral achei um kit bastante justo, uma vez que não há muitos modelos desta aeronave no mercado e o único que montei nesta escala é um antigo kit da hobbycraft que era bem difícil de montar. Para os modelistas mais experientes este kit da AzModel vem salvar o dia…

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da AzModel por enviar este kit para review.

Ele pode ser compradimente na AzModel ou na Modelimex.

É isso aí pessoal um plastiabraço bom final de semana para vocês e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review – 1/48 Morane Saulnier MS-406C.1 – AZmodel #AZ4857”

  1. Rogerio Mota Dias

    Beleza de review, gosto dos caças franceses da Segunda Guerra, justamente por ser um tema pouco explorado. Estou começando um MS-406 na 1/32 da Azur e devo dizer que é brabo !

    1. Obrigado Rogério !

      Acho que sei qual é esse kit e o bicho é “goiaba” de alta qualidade… boa sorte ! 😀

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.