Publicações e Filmes Reviews 

Review – The I.A.R. 80 & I.A.R. 81 – SAM Publications

É o 3 exemplar da série Airframe, Systems & Equipament, o livro possui 128  páginas, impressas em papel couchê de alta qualidade.

O I.A.R. 80/81 foi o único caça concebido pela Romenia a entrar em  ação na Segunda Guerra Mundial, durante a qual, contra todos os tipos de probabilidades, enfrentou e derrotou poderosos inimigos. Este “Guia de Aviação” traz  todos os detalhes desta famosa aeronave, com plantas em escala de cada variante, perfis coloridos e fotos inéditas.

O autor deste livro Radu Brînzan, nasceu na Romênia, e é plastimodelista tendo participado e ganho muitos premios internacionalmente, também já publicou artigos para a Scale Aviation International Modeller, além de muitos artigos na Internet. É um profundo conhecedor das aeronaves romenas e atualmente ele tem trabalhado na tradução de livro Romenos para o Inglês.

Gostei muito desta edição e a divisão dos capítulos foi muito bem pensada, sendo dividida em motores, asas, cockipts. Gostei da qualidade gráfica, pois desenhos novos em 3D se fundem com as reproduções dos originais.

TítuloIAR.80 and IAR.81
AutorRadu Brînzan
Ediçãoilustrada
EditoraSAM Publications, 2011
ISBN9781906959197
Num. págs.128 páginas

Este livro custa apenas  £14.99  (cerca de R$43,00) + frete, para comprar clique aqui.

Lembrando que livros e revistas não pagam imposto de importação.

É isso aí pessoal e até a próxima !

[/caption]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review – The I.A.R. 80 & I.A.R. 81 – SAM Publications”

  1. Ronaldo

    Lucas,
    Depois da segunda guerra, Howard Hughes acusou o caça japonês Zero de ser cópia do seu H-1 Racer. Alguns historiadores dizem que o avião que se aproxima mais do H-1 é o Republic P-47, pelo desenho leme de cauda. Para mim, o avião que mais se parece com o projeto de Hughes é o I.A.R. 80. Compare com a imagem abaixo:

    http://www.fiddlersgreen.net/aircraft/Hughes-H1/IMAGES/3-View-Hughes-H1-Racer.jpg

    É claro que não podemos dizer que um avião é cópia de outro pelo simples fato de haver semelhança física. O desempenho de um avião está muito mais no ser perfil de asa, sistemas de controle de fluxo de ar e motorização do que no seu aspecto externo. Mas que parece haver uma influência, parece. O que acha?

    1. Sim Ronaldo,

      Eu também acho que lembra, mas em design tem umas coisas que não tem como fugir, perceba por exemplo os aviões civis monomotores da linha do Piper Cherokee por exemplo, como são todos muito parecidos, algumas coisas simplesmente não tem como fazer diferente, um motor radial vai exigir uma fuselagem no mínimo oval…

      Mas que existe sim, uma certa inspiração entre um projeto e outro, isso para mim não resta dúvidas, afinal para que inventar se alguém já fez e deu certo 😀

      Obrigado pelo seu comentário !

      Plastiabraço,

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.