Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Tutoriais 

120mm Knight of Christ – Montagem completa

Este foi o kit terminado no fim de 2011 inicio de 2012, foram 3 meses de montagem trabalhando aos finais de semana.

Os templários

Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latimOrdo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici“),[3] mais conhecida como Ordem dos TempláriosOrdem do Templo (em francêsOrdre du Temple” ou “Les Templiers“) ouCavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria.[4] A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinaçãoJerusalém após a sua conquista.

Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges. Usavam seus característicos mantos brancos com a cruzvermelha, e seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. Em decorrência do local de sua sede (a mesquita Al-Aqsa no cume do monte onde existira o Templo de Salomão em Jerusalém) e do voto de pobreza e da fé em Cristo surgiu o nome “Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão“.

O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimónia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados em estacas.[5] Em 1312, o Papa Clemente dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que mantêm o nome dos Templários vivo até os dias atuais.

Fonte: Wikipedia – clique aqui para ler mais

O kit

Composto de cerca de 16 peças em resina, esta figura não é muito complicada de montar, sendo a parte do encaixe do tronco, cabeça e braços que foram necessários apenas alguns ajustes com lixa  e dissolved putty para promover um melhor encaixe e acabamento.

Toda a pintura foi realizada com tinta acrílica Gunze Sangyo e pincel, utilizei o aerógrafo apenas para aplicar o primer de base na figura e o verniz fosco final.

O material utilizando nesta figura foi:

Cola Cianocrilato Tek-Bond
Primer Tamiya
Solvente 8800 (para diluição do Primer)
– Tintas Acrílicas Gunze
Verniz Fosco Acrílico Gunze Sangyo
Álcool Isopropílico (para diluição do verniz)
Acrilic Flow Improver – Winsor & Newton (para diluição das tintas)
Tamiya Weathering Master
Static Grass
Aplicador de Grama Estática feito em casa
Folha de decalque transparente – Microscale (para fazer a Cruz Templária)
Mr Dissolved Putty – Para fechar as frestas das peças.
Fixative – Winsor & Newton – para fixar o Tamiya Weathering Master

Esta foi a segunda vez que fiz uma figura, e acho muito interessante de vez em quando sair do seu tema principal e montar algo diferente, pois nos abre a chance de aprendermos novas técnicas, além de ser muito divertido que é o motivo principal pelo qual pratico o hobby.

Para poder pintar com o pincel sem deixar marcas e de maneira uniforme, eu utilizo o Acrilic Flow Improver da W&N, ele melhora a viscosidade da tinta, fazendo com que demore um pouco mais para secar permitindo um bom acabamento. Para usá-lo, eu diluo o produto em água na proporção de 20:1 (recomendada pelo fabricante) 20 partes de água para uma de Flow Improver.

Depois de feita essa mistura, ai sim misturo com a tinta na proporção de 7 partes de tinta para 3 de Flow Improver. Feito isso é só aplicar no kit. Algumas cores mais claras será preciso aplicar mais de uma demão. O bacana é que para fazer os sombreados, basta pegar a mesma mistura e escurecer um pouco com cinza escuro ou preto.

O primer tem dois motivos, melhorar a adesão da tinta na resina, e também facilitar a adesão da tinta, é altamente recomendada a aplicação de primer em kits de resina.

Um coisa muito importante também, que as vezes o pessoal esquece é lavar muito bem as peças antes de começar, e depois de montado lavar mais uma vez, pois a resina fica cheia de gordura das mãos podendo prejudicar a aplicação do primer.

A montagem de kits em resina não tem segredo e se o kit for de boa qualidade será menos trabalhosa e divertida, estou inclusive preparando um tutorial sobre montagem de kits em resina para “dismistificar” a montagem de kits neste material.

Tive apenas que usar um pouco de Putty líquida (Mr Disssolved Putty) e mergulhar a espada em água morna, porque ela veio empenada. Dica: Qualquer peça de kit em resina, pode ser moldada com água morna. Entretanto mesmo depois de acertar a espada, a mesma voltou a ficar torta 🙁 acho que devido a qualidade da resina….

Algumas fotos da montagem, mais detalhes nas legendas:

Decidi pintar a Cruz Templária, mas não ficou nada bom, então deixei o kit por uma noite no sabão em pó OMO para remover a tinta, o bom é que o primer não sai, assim é só pintar novamente.

Para fazer os olhos utilizei uma técnica que vi no livro How to Build Dioramas – do grande modelista Sheperd Paine, que consiste em fazer faixas nos olhos e depois somente pintar as bordas.

Utilizei praticamente todos os sets do Tamiya Weathering master, tanto para fazer os sombreados da pele, quanto para as partes metálicas e a sujeira das roupas.

O resultado final foi este:

Bom pessoal é isso aí e até a próxima !

 

[.” align=”alignnone” width=”160″ caption=”Lucas Rizzi SprueMaster”][/caption]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “120mm Knight of Christ – Montagem completa”

  1. Rogerio Paiva

    Show!!! Parabéns!

    1. Opa

      Obrigado Rogerio !!

      Plastiabraço

  2. Victor Faria Pezan

    Muito bom Lucas, parabéns!
    Abraço.

    Victor

    1. Rene

      Cara, foi vc que me vendeu as tintas umbrol?????

      1. Boa Noite Rene, acredito que não, pois não faço comércio de produtos.

        Obrigado!

  3. Marcelo

    Figuras não são minha praia, mas ficou muito boa. O morto é um muçulmano ? Cuidado com a turma do Osama….

    1. ahahahaha tem que tomar cuidado mesmo !!! 😀

      Valeu !

  4. Rogerio 77

    Eu aprecio muito o segmento de figuras, fico um tempão apreciando nos eventos de modelismo, mas infelizmente, é algo que não levo jeito … Bela figura, valeu.

    1. Pois é Rogério, eu considero o “último nível” do modelista devido a grande complexidade, ainda não me sinto confiante para entrar de cabeça nesse mundo… faço apenas de vez em quando para dar uma treinada.

      É bom demais !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.