Aviação Reviews 

Review – 1/144 Tupolev TU-134 AZmodel #AZ14410

A aeronave,

O Tupolev T-134 (Código da OTAM “Crusty”) é uma aeronave de transporte comercial semelhante ao Francês Sud Aviation Caravelle e ao Norte Americano Douglas DC-9. Ele foi construído na União Soviética entre os anos 1966-1984, um total de 852 aparelhos foram construídos (total de todas as versões).

A primeira versão possui nariz envidraçado, o que facilitava as operações de pouso e decolagem, o modelo (c0mo padrão das aeronaves soviéticas) podia operar tanto em pistas preparadas como em pistas sem pavimentação. O Tu-134 foi a aeronave mais usada do pacto de Varsóvia, cerca de 42 países usaram o aparelho. Atualmente vem caindo devido a restrições devido ao ruído.

Além de transporte comercial, a aeronave também foi utilizada para transporte VIP em algumas forças armadas ao redor do mundo, também foi utilizada para treinamento de navegação, pesquisa e testes de projetos.

O Kit,

Composto de apenas um sprue injetado em branco e com 38 peças, e mais uma folha de photoetched com 8 peças, o kit é bastante simples, com as janelas fechadas, sendo as mesmas representadas por decalques.

Fiz um dry fit, e a fuselagem não fecha muito bem, revelando que será necessário um pouco de trabalho e putty para fechá-la de maneira adequada. Não há pinos de encaixe/alinhamento em nenhuma parte do modelo, característica comum de kits short-run.

As linhas de painel são em baixo revelo bem fino, adequadas para a escala, as rodas não possuem muito detalhes, mas ao final da montagem ficarão bem representadas.

O trem de pouso possui um pouco de rebarba, e será necessário um pouco de trabalho para deixá-lo mais adequado. Não podemos esquecer que este é um kit “short run”, portanto mais trabalho do que o usual será necessário para finalizá-lo.

Os decalques são impressos pela própria AzModel, e não há marcas de registro ou desalinhamento, entretanto achei o verniz um pouco fino, cuidado na hora de aplicar rapazes…. São duas versões disponíveis: uma da CSA (Czech Airlines) e outra da Aeroflot.

Não há indicação de marcas de tintas no manual, portanto alguma pesquisa será necessária para saber quais as cores corretas para a montagem.

A folha de PE trás detalhes para as asas, e alguma antenas e com certeza darão um charme a mais no final da montagem.

Este é um kit recomendado para modelistas que já possuem alguma experiência com kits short-run, mas que acrescentará uma bela e importante  peça histórica à coleção. Recomendado.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na AZmodel, por cerca de 14 Euros (cerca de 30 reais) ou em seus representantes, para ver a lista de representantes clique aqui.

Meus agradecimentos a AZModel por enviar mais este kit para review.

É isso aí e até a próxima !

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review – 1/144 Tupolev TU-134 AZmodel #AZ14410”

  1. Silvio Lima

    Cara ,muito legal esta aéronave.parabens pelo trabalho!!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.