Aviação Reviews 

Review – 1/48 BF-109E – EDUARD – #8261

A aeronave,

O Bf-109 é uma das lendas da aviação mundial, especialmente devido a sua projeção durante os conflitos da Segunda Guerra mundial. Foi a aeronave utilizada pelos maiores ases alemães, e sem sombra de dúvidas um dos melhores projetos aeronáuticos jamais construídos.

O Bf-109E foi o caça padrão da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, e teve seu desempenho comprometido somente durante a Batalha da Inglaterra, pois devido ao seu limitado raio de alcance podia combater por poucos minutos sobre o canal da mancha. O modelo E “emil”  entrou em serviço em 1938 e era em essência o modelo D revisado equipado com um motor mais potente (DB 601) e canhão. Cerca de 4 mil unidades foram produzidas em 3 variantes pricipais: Bf-109E-1 como motor de 1075hp, Bf-109E-3 com melhorias de motor, blindagem e armamento e o Bf109E-4, que não possuía canhão. O Emil é lembrado pelos seus pilotos como o mais fino dos Bf-109´s e equiparado aos primeiros Spitfires.. em todas as sua versões foi um dos caças mais produzidos da história com mais de 35 mil unidades construídas.

O desaparecimento do Bf-109 dos céus da Europa no final da Segunda Guerra Mundial não foi completo, pois alguns países como a Suíça e a Checoslováquia continuaram a utilizar o modelo por muitos anos, sendo estes equipados com motores DB 605 e mais tarde com o Jumo 211, mais tarde o modelo seria utilizado como o primeiro caça do recém formado estado de Israel permanecendo em serviço até 1967!

Fonte: CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1
O kit,

Composto de  5 árvores, sendo 4 injetadas em marrom claro e uma para as transparências, além das máscaras para a pintura do canopy e também duas folhas de photoetcheds, com detalhes para o exterior e interior. No total são cerca de 156 peças em plástico.

Muitas peças não serão usadas nesta versão, o que indica claramente que outras versões estão por vir, quando visitei a fábrica da Eduard (fotos aqui) pude ver os moldes de injeção deste kit sendo preparados, e ficou claro que a Eduard pretendia lançar algumas outras versões do 109….

A montagem é um pouco complexa, certamente não é um kit para iniciantes, não devido a dificuldade de montagem em si, mas a complexidade de peças que devem ser substituídas por PE durante a montagem. Uma errata sobre a montagem do motor está publicada junto como manual também.

O nível de detalhes é muito bom, tanto para o cockpit com todos os detalhes internos, como para o motor, que pode ser montado de forma exposta. Outra ponto que gostei são os slats, flaps e ailerons separados, permitindo serem montados em posições diferentes, o leme também é separado, apenas os profundores ficaram presos, detalhe que acredito que também deveria ter ficado separado…

Os pneus são montados com as rodas fora, o que garante muita facilidade na hora da pintura, permitindo estas peças serem montadas em separado.

As transparências são muito boas, com um nível bom de detalhes e já está com as peças separadas para poder montar o cockpit aberto.

Gostei das linhas de painel, estão com um baixo relevo bem fino, e as linhas de rebites também se apresentam muito bem.

A folha de decalques é impressa pela já conhecida cartograph e é divida em duas partes, uma para os stencils e outra para as pinturas, com a qualidade de sempre, decal fino, com ótima impressão, sem sobras de verniz ou cores fora do registro.

As opções de pintura são (clique nos nomes para ver o diagrama):

– Bf 109E-1, Ofw. Kurt Ubben, 6.(J)/Tragergruppe 186, Wangerooge, Germany, March 1940

Bf 109E-1, Hptm. Hannes Trautloft, 2./JG 77, Juliusburg, Germany, September 1939

– Bf 109E-1, 6./JG 52, Husum, Germany, 1940

– Bf 109E-1, Fw. Artur Beese, 9./JG 26, Caffiers, France, August 1940

– Bf 109E-1, Fw. Artur Beese, 9./JG 26, Caffiers, France, August 1940

O manual do kit pode ser baixado aqui

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 19,80 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 47,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

 

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

 

 

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Review – 1/48 BF-109E – EDUARD – #8261”

  1. Julio Cesar Vieira

    Olá Lucas….
    primeiramente dizer o quanto tenho gostado da spruemaster, como amante do plastimodelismo, desde de criança, mas agora com o passar dos anos e uma melhora dos preços, posso praticar…
    estou começando no hobby, e com a sprue tenho aprendido muitas coisas, mas uma das coisas que estou patinando ainda é a compra fora do país, bem gostei desse Kit que você apresenta no blog 1/48 BF109-E – Eduard #8261, não estou conseguindo enterder para fazer a compra na Modelimex. se caso você poder me ajudar, como: passos a seguir, ficarei muito agradecido…
    Bomm desde já agradeço e tenho explorado no máximo seu Blog
    Valeu
    De Maringá no Paraná

    1. Oi Julio, fico muito contente em saber que gosta do conteúdo do Blog :D, aqui neste link tem um tutorial com o passo a passo para comprar na Modelimex:
      https://www.spruemaster.com/2010/05/modelimex/

      Dê uma olhada, caso enrosque em algum passo é só me escrever que eu lhe ajudo.

      Um grande plastiabraço!

  2. Bruno

    Parabéns pelo Trabalho Lucas! Mto completo seu site!!

    Estou ansioso para começar a comprar esses Kits da Eduard!! realmente o nível de detalhamento é altíssimo né !!
    e pelo jeito vale a pena pagar um pouco mais para ter um produto de qualidade! (acho que vc só monta os kits deles agora KKK) sucesso , abras!

  3. oswaldo antonelli

    Lucas, que show!!!!! Não só o kit e o review, impecáveis, um espetáculo, mas os vídeos que cê postou, emocionantes.

    Que o Brettas não nos ouça, mas dá vontade de montar mais 109s e de entrar no cockpít de um, só pra sentir o que era voar uma máquina dessas!

    Rapaz, valeu a pena essa matéria, uma das melhores que cê já postou.

    Abraços.

    1. Obrigado Oswaldo !!!!!

      E olha que dá vontade de mandar o kit na escala 😀 mas não posso sair da minha escala ahahaah sai pra lá tentação :p

      Plastiabraços !

  4. Bruno Cesar Barrese

    Muito bacana este review, na minha opinião o messerschimitt 109 foi o melhor avião da segunda guerra. gostei deste modelo de roda separado dos peneus, quando montei minha aeronave foi um desastre para não manchar a outra parte. Abraços

    1. Com certeza Bruno, este kit é show de bola, e vale cada centavo do preço.

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.