Militaria Reviews 

Review – 1/35 Merkava Mk. 3D Early – MENG Model

O modelo,

O Merkava Mk. 3D é o último modelo de da geração de tanks modernos (MBT – Main Battle Tank) de Israel. O nome Merkava, biga em Hebraico, foi dado para a primeira configuração de um MBT projetado para a IDF (Israel Defense Force), durante o seu desenvolvimento nos anos 70, como resultado do embargo de suprimentos militares imposto pelo governo britânico.

O Merkava é equipado com um motor de 900HP e transmissão automática, o motor fica instaldo na parte dianteira do casco, outra característica interessante é a torre que é “fina”, além da posição das portas de emergência, localizadas na parte traseira. O principal objetivo do projeto era o aumento da blindagem e consequentemente na proteção, além de ser altamente manobrável. Outro importante fator era que o modelo possuía em sua maioria componentes produzidos no próprio país, evitando assim a necessidade de trazer de outros países a tecnologia necessária.

O primeiro modelo Mk 1 possúia a diesel refrigerado a ar (900HP) um canhão de 105mm, além de um conceito bastante diferente no sistema de tração e suspensão. Este modelo participou da operação Peace for Galilee (מלחמת לבנון הראשונה) em junho de 1982.

O modelo Mk. 2 não possuía muitas mudanças em relação ao seu antecessor, já o modelo Mk 3 alcançou o máximo de desenvolvimento do modelo tanto em engenharia quando em performance, entrou em ação em 1990. Um novo canhão de 120mm foi instalado em uma torre mais larga e com maior blindagem, o sistema de movimentação que antes era hidráulico (com fluídos que podiam se incendiar) foi substituído por um sistema elétrico, o casco também foi redesenhado e a motorização passou dos 900HP (Mk 1 e Mk 2) para 1200HP com cilindros em V nos modelos MK 3.

Diferente do sistema de suspensão dos modelos anteriores o Mk 3 ganhou um novo sistema totalmente individual. Comparado aos modelos Mk 3, o Mk 3d, possui blindagem nos lados da torre, estes módulos são destacáveis, o que não forçou os engenheiros a redesenhar toda a torre. Outra funcionalidade é a presença de um sistema de ar condicionado ligado a um sistema de filtragem NBC (Nuclear, Biological, and Chemical overpressure air filtration), este sistema possui 4 mangueiras flexíveis que ficam ligadas ao torso de cada membro da tripulação.

Devido ao seu uso em conflitos no Líbano e na faixa de Gaza, o modelo recebeu uma escotilha com bloqueadores de visão localizadas na frente e na traseira, além de proteções extras e luzes, esta versão é conhecida como Merkava Mk 3d LIC (Low Intensity Conflict).

O kit,

O kit é composto de 13 sprues, sendo um em borracha (polycaps), um para as transparências e 11 em um tom de verde claro. além dos sprues ainda há no kit upper e lower hull e a torreta. Para completar os detalhes no kit também são fornecidos uma chapa de metal, além de fio de cobre e uma linha para simularcabo de aço. A quantidade de peças na caixa também é animadora, são 220 peças só para as esteiras e mais 558 peças para o kit, totalizando 778 peças, diversão que não acaba mais.

Duas coisas me chamaram a atenção, a primeira foi o tamanho do kit, é imenso! depois de montado o modelo terá 258mm de comprimento por 111mm de largura e a segunda foram as peças da esteira, totalmente link-by-link (lbl) 220 peças. E o melhor, elas já são injetadasem uma cor muito próxima da orignal, o que facilita muito na hora da pintura.

Ainda nas esteiras, vocês não vão acreditar, mas o nível de detalhes é tão grande que há códigos  injetado nelas! Sensacional.

A qualidade da injeção é o que mais chama a atenção nos kits da MENG, é possível perceber que essa nova empresa não veio ao mercado para brincar creio que eles tem planos bem sérios para o modelismo e isso é muito animador.

Voltando ao kit, o kit permite montar duas opções de rodeiros diferentes todo em metal ou com cobertura de borracha, também é possível montar os periscópios estendidos ou recolhidos.

Devido a configuração de montagem da torre e do upper hull acredito fortemente que o pessoal encarregado de produzir aftermarkets terá muito trabalho a fazer, pois dá pra montar com todos os detalhes internos deixando-os visíveis apenas removendo uma ou outra escotilha de acesso realmente detalhes muito interssantes.

As versões de pintura são apenas duas, uma para um veículo que operou no Líbano em 2006 e outra para um veículo utilizado em Gaza em Janeiro de 2009.

As indicações de cores são para as marcas Gunze, Model Master e Vallejo., e o manual de instruções é bem fácil de entender e vem em forma de livro, com 25 páginas e um total de 46 passos de montagem.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy ou Luckymodel, e o preço médio é em torno de U$56,00 + frete (cerca de 110 Reais).

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos a MENG por ter enviado mais este kit para review e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Review – 1/35 Merkava Mk. 3D Early – MENG Model”

  1. Márcio Sampaio

    Belo review de um belo kit!

    Ouvi dizer que em breve haverá mais um lançamento de kit para fazer IDF…

    Abraço!

    1. Obrigado Marcio!

      Eu também ouvi este mesmo comentário, quem sabe não se concretiza 😀

      Plastiabraço

  2. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    “Essa foi uma das coisas que não gostei muito, pois elas não são encaixadas no estilo das Magic Tracks, portanto precisam ser coladas…”

    Ou podem ser “pinadas”. Basta ter o saco na lua pra furar e enfiar um alfinete, nénão??? Abç.

    1. Exatamente meu amigo!! haja paciência 😀

      plastiabraço!

  3. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Show de review de um show de modelo representando um show de blindado. 🙂

    Parabéns, Lucas.

    1. Obrigado Vlamir!! fico contente que gostou 😀 😀

      Fica ligado no Blog que mês que vem esse kit vai pra sorteio!!!!

      Plastiabraço!

  4. Andre T6 Hobby

    Lucas,

    O kit é realmente fantástico. Bom review! As esteiras são maravilhosas! E fiquei com uma duvida, apesar delas serem LBL, elas são encaixadas, no mesmo estilo das Magic Trakcs da Dragon ou precisam ser coladas? Pelas fotos, em parecem que ela são flexíveis não?

    Abraços!

    1. Boa pergunta André! esqueci de mencionar isso.

      Essa foi uma das coisas que não gostei muito, pois elas não são encaixadas no estilo das Magic Tracks, portanto precisam ser coladas…

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.