Aviação Reviews 

Review 1/144 SR-71A Blackbird – DRAGON #4639

A Aeronave,

O SR-71 (Strategic Reconnaissance) foi desenvolvido nos anos 60 exclusivamente para missões de espionagem e devia voar mais rápido (Mach +3) e alto do que qualquer aeronave da época.

O projetista Clarence Johnson, se encarregou da tarefa mais difícil: a aerodinâmica, seus conceitos foram muito empregados na aeronave, que para época era um avanço sem igual.

O SR-71 trouxe muitas inovações e com ele muitas peculiaridades, sua fuselagem era fabricada com uma liga especial de titânio, e devido a dilatação das placas em grandes altitudes, o Blackbird “vazava” enquanto estava no chão. Outra curiosidade era o seu combustível especialmente desenvolvido para ele, que não era volátil. Devido a grande altitude em que voava, os tripulantes eram obrigado a usar um traje pressurizado muito semelhante ao dos astronautas. Foi operado pela USAF e CIA.

As primeiras versões do modelo (batizadas de A12) eram monoplace, a versão biplace (SR-71A) , outras vesões também foram construídas como a B (de treinamento).

Em altitude operacional o SR-71 pode cobrir uma área de mais 200.000 km/quadrados, foram construídos 33 aparelhos e nenhum foi abatido durante a guerra fria. 12 aeronaves foram perdidas em acidente.

Após o fim da guerra fria, não era mais necessário manter uma aeronave de custo operacional tão alto em funcionamento, então decidiu-se que os aparelhos fossem aposentados, restando apenas 3 ainda em operação desta vez científica pois são operados pela NASA. O modelo permaneceu operacional de 1964 até 1999 quando as 3 última aeronaves foram aposentadas. O último voo ocorreu em 9  de Outubro de 1999.

O Sr-71 também foi utilizado como base de lançamento para os Drones D-21, que tinha a finalidade de lançar uma câmera fotográfica de alta definição sobre uma rota pré programada, após o lançamento o drone era destruído. Apenas 4 sortidas foram realizadas utilizando este tipo de equipamento, pois após um acidente, o modelo foi modificado para ser lançado a partir de um B-52 Stratofortress.

O SR-71 era tão veloz que a manobra clássica para evitar ser atingido por um míssil terra ar era simplesmente acelerar!

Neste mapa é possível ver onde estão exibidos atualmente as aeronaves remanescentes. Esta página na internet possui muitas informações sobre o Blackbird, também conhecido como Habu.

Fonte:

Crickmore, Paul F. “Blackbirds in the Cold War”. Inglaterra, Key Publishing.
Pace, Steve. Lockheed SR-71 Blackbird. Inglaterra, Crowood Press.

O kit,

São apenas 3 árvores, duas em cinza para as peças e uma para as transparências. No total o kit é composto por apenas 35 peças. Todas as linhas são em baixo relevo bem fino, achei ideal para a escala, a montagem é bastante simples, se dá em apenas 3 passos e não encontrei dificuldades. O manual é apenas uma página.

Dois detalhes sobre o kit, o primeiro é a existência de um buraco de certa de 4mm na parte inferior da fuselagem, dando a impressão de ser um local para se encaixar algum suporte para montar o modelo em voo, entretanto este suporte não está presente no kit.

Outro detalhe é a total ausência de sinais que possam indicar uma futura verão que contenha o drone D-21.

O interior é bem simples, apenas com os assentos e um manche completamente fora de escala, os portas do trem de pouso já vem moldadas com interior do porão de rodas, o que facilita a montagem e o posicionamento correto destas peças, inclusive o trem de pouso pode ser montado estendido ou recolhido.

Os decalques são muito simples porém bem impressos (pela italiana cartograf) estão disponíveis apenas 4 versões de esquadrões (não informados no manual), sugiro adquirir a folha de decalques da Rocketeer Decals que traz outras versões incluindo as utilizadas pela NASA.

O único ponto negativo do kit é o fato da fuselagem ter chegado solta do sprue, em ambos os kits que comprei, e no transporte o nariz de ambos os kits se quebrou, cuidado ao desembalar seu kit para não perder este precioso pedaço!

As indicações de cores são para as cores acrílicas e enamel da Gunze Sangyo e Model Master.

Após a montagem o modelo terá aproximadamente 23cm de comprimento por 12cm de envergadura.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por apenas R$43,00 + frete, para comprar clique aqui.

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.