Aviação Reviews 

Review – 1/48 P-38J Over Europe – EDUARD #1170

A aeronave,

O P-38J foi uma aeronave não convencional desenvolvida como um interceptador rápido de grande altitude. O primeiro protótipo fez seu voo inaugural em janeiro de 1939 e em setembro de 1940 já estava em produção. Entre 1940-45 cerca de 10 mil unidades foram construídas.

Várias versões foram desenvolvidas todas com grande sucesso. Além do armamento composto por um canhão e quatro metralhadoras, o P-38 podia carregar bombas e foguetes de ataque ao solo.

O P-38J possuía um “queixo” pronunciado logo abaixo da nacele do motor em função das modificações do intercooler, também era equipado com ailerons operados hidraulicamente. Com tanques auxiliares tinha autonomia de 3700km.

O P-38 foi usado nos teatros de opeações do Pacífico, Mediterrâneo e Europa onde sua velocidade, poder de fogo e performance lhe renderam o apelido de “fork-tailed-devil” (diabo de cauda dupla).

Alguns modelos do P-38J foram modificados e abrigaram um segundo tripulante no nariz, e sua função era o bombardeio e liderava formações de bombardeiros em grande altitude.

No teatro Europeu ele foi amplamente utilizado em missões de ataque ao solo e bombardeio tático. No Pacífico o Lighting equipou 27 esquadrões da USSAF e é conhecido como o maior destruidor de aeronaves inimigas do que qualquer outra, o maior ás do Pacífico sob as asas de P-38 foi o Major Richard Bong, que obteve 40 vitórias.

A missão mais conhecida de um P-38 foi a que abateu o Almirante Yamamoto, e era pilotado pelo Tenente Thomas G. Lanphier.

Outros nomes famosos que pilotaram o P-38 são Charles Lindberg e Antoine de Saint-Exupéry.

Abaixo o vídeo de instrução do P-38.

Na área de Downloads do blog é possível baixar o manual do piloto.

 

 

Fontes:

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.

O kit,

O kit é composto por 10 sprues, sendo 8 em cinza, 1 em vinil e 1 para as transparências. Além das 162 peças em plástico,  o kit ainda possui 35 peças em resina, duas folhas de detalhes em photoetched e também máscaras para pintura.

A Eduard fez uma parceria com a Academy, portanto o kit tem a qualidade Academy de injeção, bom plástico, sem rebarbas e de montagem justa, ou seja, sem muitos problemas.

Os detalhes do kit da Academy são simples, deixando a desejar principalmente no interior, e é aí que a Eduard surpreendeu, um set completo de detalhamento para todo o interior em resina e photoetched que vai deixar o kit ultra detalhado.

Os aftermarkets BRASSIN dão um “up” excelente no kit e os detalhes acrescentados são muitos, e estão nas fotos, tive que fazer quase 100 fotos para mostrar tudo o que este kit traz de bom, achei interessante alguns detalhes como nos pneus onde é possível ler a marca Goodyear em relevo, outro detalhe que chamou a atenção foi a mira moldada em resina transparente.

Fiz algumas comparações com as peças presentes no kit e as de detalhamento em resina, nos turbocompressores por exemplo a diferença dos detalhes é notável.

Também fiz alguns encaixes a seco na asa e nas laterais da fuselagem, me pareceu tudo muito bem, não será necessário muita putty para dar o acabamento adequado. A parte central da fuselagem e parte das naceles dos motores já está moldada nas asas, o que evita imprevistos e facilita o alinhamento, principalmente da cauda, que na minha opinião será a parte um pouco mais complicada da montagem toda.

Os decalques são impressos pela Italiana Cartograph, de qualidade já conhecida, e estão muito bons, fiz algumas fotos macro dos stencils (que medem aproximadamente 5mm) e é perfeitamente possível ler o que está escrito neles, sinal do bom nível de qualidade de impressão.

São 6 opções de pintura sendo elas (clique no nome para ver a foto):

P-38J-25-LO, s/n 44-23677, flown by Maj. Robert C. Rogers, 492nd FS, 367th FG, Peray, France, August, 1944

P-38J-10-LO, s/n 42-67940, flown by Lt. Jack M. Jarell, 485th FS, 370th FG

P-38J-15-LO, s/n 42-68004, flown by 1stLt. Clark R. Livingston, 392nd FS, 367th FG, Juvincourt AB, France, December, 1944

P-38J-10-LO. s/n 42-67505, flown by Capt. Roy Scruthfield, 55th FS, 20th FG, King´s Cliffe AB, England, 1943-44

P-38J-10-LO, s/n 42-67685, flown by Maj. Joseph Myers, 38th FS, 55th FG, Nuthampstead AB, England, November, 1943

P-38J-25-LO, s/n 44-23627, flown by 1stLt. Sam Plotecia, 392nd FS, 367th FG, Juvincourt AB, France, 1944

Uma mas mais interessantes nose arts é esta

Há uma história muito interessante por trás desta nose art. Ela foi totalmente baseada em uma fotografia tirada na praia. O artista não se esqueceu nem mesmo da fumaça do navio e da bola sob a areia.
Depois da guerra Sam Plotecia se casou com a garota da nose art e viveram juntos até sua morte no ano de 2004. Hoje em dia Anastassia Plotecia (seu nome de solteira era Koza) vive em Maryland.
Apesar de toda ajuda da família do piloto não possível reproduzir por completo a aparência das marcações do avião, não foi possível determinar a fonte de algumas letras, e estas foram escolhidas aleatoriamente. Apenas duas primeiras letras – Ni … – a partir do nome feminino à esquerda do motor são conhecidas. Nicol foi o nome escolhido.
Sam Plotecia foi um dos participantes da batalha aérea sobre o aeródromo de Clastres em 25 de agosto de 1944.
A história completa desta aeronave, e das outras pinturas presentes no kit podem ser encontradas aqui.

O manual de montagem deste kit pode ser visto aqui.

Com toda certeza este é um kit pra lá de recomendado, só corra porque é edição limitada!

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 35,80 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 90,00Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review – 1/48 P-38J Over Europe – EDUARD #1170”

  1. Boa Lucas, esse kit é excelente, vai levar um ano para montar de tanta peça que tem.
    Parabéns para a Spruemaster.

  2. oswaldo antonelli

    Impressionante! Kit maravilhoso, um show!

    Belo review, Lucas!

    Abraços.

  3. Felipe Joao

    Boas Lucas, é possivel comprar na modelimex com cartão da confidence mesmo que a bandeira seja dollar?
    Abraço
    Felipe-Piracicaba

    1. Oi Felipe,

      Eu nunca comprei com eles diretamente no Cartão, sempre paguei via Pay-Pal, entretanto qualquer transação normal com pagamento em Cartão de Crédito pode ser paga com os Cartões da Confidence.

      Na modelimex, o preço do frete geralmente é calculado depois que você faz o pedido, o site sempre cobra um valor a mais, então eles calculam o valor correto e mandam a fatura do Pay-Pal para você pagar. Neste caso eu não sei como poderia ser processado esse pagamento, você teria que entrar em contato com eles para saber.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.