Militaria Reviews 

Review: 1/35 A39 Tortoise – MENG – #TS-002

O veículo,

O tank de assalto A39 Tortoise (tartaruga) foi desenvolvido durante entre os anos 40. Possuía 78 toneladas de peso, uma tripulação de 7 pessoas, alcance de 140km e era equipado com um canhão QF 32 de 93mm, a mesma arma usada para defesa anti aérea.

O modelo que foi produzido pela Nuffield Mechanisation Ltd, AT17, e foi apresentado em fevereiro de 1944. Equipado com um canhão de 93mm adaptado da defesa anti aérea seu canhão era capaz de penetrar a blindagem de qualquer tank alemão da época . As lagartas possuíam 36 polegadas de largura  e tinha uma suspensão  de dupla torção. A superestrutura era uma massa de único em ferro fundido. A blindagem tinha uma espessura máxima de cerca de 9 polegadas (225 milímetros). Na prática, o Tortoise mostrou-se muito lento e pesado para as condições da guerra moderna e era um pesadelo para o transporte.

Vinte e cinco tanks foram encomendados em Maio de 1944 e as entregas deveriam iniciar  em setembro de 1945. No entanto, nenhum havia aparecido até o outono de 1945 e o pedido foi reduzido para 12 veículos. O primeiro tank finalmente foi entregue  em 1946, neste ponto o Ministério da Defesa já havia  perdido o interesse no projeto e, no final, apenas cinco foram produzidos.

Um dos modelos produzidos está preservado no Bovington Tank Museum, e em condições de funcionamento! aliás o mesmo se encontra nestas condições desde 1950. Todos os anos durante o festival Tankfest, promovido pelo museu, o aparelho é mostrado ao público. Veja vídeo abaixo.

 

Fonte:

Youtube Channel – Infernalzen´s

Chamberlain, Peter; Chris Ellis. Tanks of the World 1915-1945. Cassell Military.

O kit,

Composto por 9 sprues, mais upper e lower hull, o kit também trás um pedaço de náilon para simular cabo de aço. Não há detalhes em Photoetched, porém a qualidade da injeção dispensa maiores detalhes. No total são 605 peças, depois de pronto o modelo terá aproximadamente 293mm de comprimento por 111mm de largura.

A MENG tem realizado um trabalho fantástico em seus lançamentos, e neste kit não poderia ser diferente. A qualidade de injeção é excelente, sem marcas, ou rebarbas, tudo muito bem feito. Gostei da simulação de ferro fundido do upper hull, bem como das marcas de soldas nas chapas. As fotos desta vez dispensam apresentações e elogios:

A suspensão está representada de forma muito boa, e as esteiras são do tipo link by link, três sprues são somente com as peças das esteiras.

O manual está bem detalhado e a montagem se dá em 23 passos. As indicações de cores são para tintas das marcas Gunze, acrílicas ou esmalte. Não há decalques com marcações no kit.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por USD$44+ frete (cerca de 90 Reais). Para comprar clique aqui.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à MENG por ter enviado mais este kit para review e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/35 A39 Tortoise – MENG – #TS-002”

  1. Rodrigo Carbonieri

    A Meng esta de Parabens.
    Os lançamentos deles são realmente inéditos, estão apostando forte nas novidades, e quem ganha somos nós.
    Esse Tortoise é um dos meus sonhos de consumo a algum tempo, queria até comprar o de Resina mas meu Rim não passou na inspeção de venda.

    Lucas mais uma vez o Parabens pelo Blog.

    Abraço

    1. Muito Obrigado Rodrigo!

      Plastiabraço!

  2. Rogerio 77

    Monstrengo lindo !!!

    1. Muito bom o kit Rogério, dá vontade de mandar direto pra bancada!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.