Aviação Reviews 

Review: 1/48 F-94C Starfire – Kitty Hawk – #KH80101

A aeronave,

Derivado do F-80 Shooting Star (família F-80/T-33/F-94) o F-94 é o resultado do melhoramento de uma das plataformas de caça à jato mais versáteis já desenvolvidas. Ele tinha como diferenças a inclusão  do assento do observador traseiro (o modelo foi baseado no T-33, que era a versão de treinamento do F-80) além da adição de um radar no nariz. Apesar de ter sido muito popular entre os pilotos e de ter participado em ações na Guerra da Coréia, ele sempre foi visto como uma solução improvisada.

Uma das ações mais memoráveis do F-94 foi quando o Capitão Ben Fithian e seu operador de radar o Tenente Sam Lyons derrubaram um caça La-9 Soviético durante a Guerra da Coréia, aquele foi não somente o primeiro abate de muitos que se seguiram durante o conflito, mas também foi o primeiro abate conseguido utilizando somente instrumentos de bordo da aeronave.

A versão F-94C foi a mais popular, era equipada com uma turbina Pratt&Withney de 2800kg de empuxo, e armado com 24 foguetes de 70mm ” Mighty Mouse”. Estes foguetes não guiados, inicialmente eram alojados no nariz da aeronave, mas depois passaram a ser instalados em casulos nas asas.

O modelo foi muito utilizado pelo comando de defesa dos Estados Unidos que divida as aeronaves 24 esquadrões distribuídos por todo o território incluindo o Alasca . Os exercícios de intercepção eram realizados com o pessoal de terra guiando a aeronave até o alvo, quando o piloto já passava a ter praticamente contato visual com o alvo. O radar tinha pouca performance, possibilitando a aeronave de “ver” o inimigo a apenas 32km de distância.

O lançamento dos foguetes instalados no nariz casavam uma enorme sacudida no aparelho, além de que a fumaça atrapalhava a visão do piloto fazendo o  modelo ser praticamente freado em pleno voo.  Como os foguetes eram do tipo não guiados o caça saturava uma área do tamanho de um campo de futebol garantindo assim que alguns dos foguetes pudessem atingir o alvo.

No toal foram construídos 855 unidades, sendo 387 unidades no modelo F-94C.

Fonte:

Francillon, René J. Lockheed Aircraft since 1913. Putnam, 1982

 

O kit,

Este é o primeiro kit injetado por esta empresa, e a qualidade é muito boa por ser um primeiro kit. Composto de 5 sprues, sendo 4 injetados em cinza e um para as transparências o kit possui 122 peças no total. Também complementa uma folha de detalhes em photoetched.

A injeção é boa, sem falhas ou pontos sobressalentes, em um teste à  seco o encaixe da fuselagem me pareceu um pouco complicado, com os pinos não segurando-a muito bem, acredito que será necessário um pouco de massa putty para fechar bem. Os detalhes do relevo são bem finos, e alguns deverão ser refeitos após o trabalho de fechar e lixar a fuselagem. Os detalhes das placas de painel e rebites estão muito bem reproduzidos.

As asas parecem ter também o mesmo jeito de encaixe da fuselagem, então prepare-se para uma montagem com um pouco de ajustes. Os detalhes do modelo em geral são bons para a escala, embora tenha achado o interior um pouco pobre sem peças em plástico, sendo este complementando apenas pela folha de photoetcheds, que aliás trás apenas um jogo de cintos de seguranças. O manual coloca apenas um ponto de cinto segurança da parte peitoral do piloto, não sei se está correto, mas acredito que o cinto deveria ser de 4 pontos ao invés de 3 pontos, recomendo uma pesquisa para confirmar se está correto.

O painel de instrumentos não tem detalhes em relevo, e pode ser montado utilizado um decalque ou photoetched. Os assentos são bem simples, sem muito detalhamento. A folha de photoetcheds tem bons detalhes, mas não vêm pintada, assim o modelista terá um pouco de trabalho com ela. O manual não trás boas informações acerca de como pintá-los, mais uma vez um pouco de pesquisa será necessário.

O porão de rodas, e as portas do compartimento estão bem detalhados, o modelo possibilita a montagem com os flaps baixados e freios aerodinâmicos abertos, um ponto bem interessante. Os detalhes do motor são muito bons, e bem visíveis ao lado de fora. As pernas do trem de pouso são bem detalhadas, assim como as rodas que, inclusive, estão injetadas simulando o peso da aeronave.

Gostei da forma como o frame do canopy é preso à transparência  ficando fora do frame plástico. Isso facilita a pintura também dando um pouco mais de realismo. Outras partes transparentes também estão inclusas, como luzes de pouso e navegação. Os tips tanks e os lançadores de foguetes estão bem representados e se encaixam bem nas asas.

A folha de decalques é bem impressa, sem falhas ou muita sobra de verniz, apenas achei um pouco grossa, acredito que os decalques maiores irão necessitar de algum produto para facilitar a aplicação. Uma grande parte dos stencils está presente na folha, garantindo um nível de detalhes bom. São possíveis apenas duas pinturas sendo elas (abaixo), ss indicações de cores são para as tintas da marca Gunze Sangyo

F-94C, USAF, 0154

F-94C, USAF, 15623

Por ser o primeiro lançamento da marca achei um bom modelo, justo pelo que promete, certamente é um excelente modelo para os iniciantes, e diversão garantida para quem gosta de adicionar um pouco mais de detalhes em scratch. Recomendo com certeza.

Onde Comprar,

Este kit pode ser comprado na HLJ (Hobbylink Japan) por apenas ¥3,600 (cerca de 90 Reais + frete). Para comprar clique aqui.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à HLJ por enviar este set para review,

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.