História & Modelismo 

Um chamado para todos os plastimodelistas…..

Olá pessoal,

Há cerca de 6 meses coloquei no ar a SprueWiki, uma enciclopédia comunitária com o intuito de criar um ambiente colaborativo, onde todos possam escrever sobre o plastimodelismo e tudo o que o envolve.

Não é preciso ser um expert em redação, muito menos um modelista experiente para escrever, o importante é colaborar e ajudar a divulgar o plastimodelismo, além de ser uma grande fonte de informação para TODOS os modelistas.

Dessa forma procuro pessoas interessadas em ajudar a escrever esta enciclopédia de Modelismo. A ideia é montar algo nos moldes da Wikipedia. Onde todos possam colaborar, ou seja um site colaborativo e comunitário.

A enciclopédia tem por finalidade disponibilizar informações sobre:

– Modelismo,como técnicas, produtos, fabricantes, associações

– História, como históricos de aeronaves, personagens importantes da história, veículos, etc.

 O site já está no ar, entretanto poucas pessoas tiveram interesse em ajudar. Já fiz até promoção aqui no Blog dando prêmios para quem ajudasse, mas infelizmente a promoção foi um fiasco, com apenas 3 participantes 🙁

Antes que alguém fale alguma outra coisa, NÃO, eu não ganho dinheiro algum com isso, está aqui mesmo no Blog, que este é um site SEM FINS LUCRATIVOS, clique aqui, e continuará assim, o Blog Spruemaster é apenas mais uma parte do meu HOBBY.

Se você quiser ajudar o plastimodelismo nacional ajudando a escrever esta enciclopédia, por favor entre em contato comigo.

É isso aí pessoal!

Lucas Rizzi SprueMaster

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Um chamado para todos os plastimodelistas…..”

  1. Wagner Ciongoli

    PREZADO LUCAS, BOM DIA. SOU FERREOMODELISTA E GOSTARIA DE SABER SE POSSO TE ENVIAR ALGUNS ARTIGOS INTERESSANTES DO FERREOMODELISMO QUE PODE SER ÚTIL NO PLASTIMODELISMO?

    1. Boa Noite Wagner,

      Embora o foco do Blog não seja o ferromodelismo, você pode enviar um artigo que tenha relação entre os dois, como técnicas de pintura, envelhecimento, etc..

      Um grande plastibraço!

  2. marcio gama

    Olá Lucas: Como sabe estive em São Paulo e visitei a HO Modelismo neste final de semana.
    Fui muito bem recebido pelo pessoal de lá,inclusive pelo meu amigo Paulo Rago.Conheci as instalações da loja e tambem a sala de aula onde o Paulo expõe sua experiencia.
    Fiquei de boca aberta com os alunos e com o nivel do pessoal do plasti.Uma pena não termos isto por aqui.
    Mas conversando com eles chegamos a conclusão que o que falta para o plasti evoluir , ou seja ter mais gente nova, seria a propaganda, não esta que vejo todos os dias que é direcionada só para nós, exposições só para nós platimodelistas com isto vamos continuar vermos as mesmas caras.
    O Paulo está preocupado com isto pois os plastimodelistas estão ficando velhos e não vê gente nova.
    Esta é a minha pequena contribuição par o nosso blog e espero que entenda como uma crítica construtiva.

    Abr,
    Cmte. Marcio Gama

    1. Exatamente Cmte. Márcio!

      Falta “publicidade” para o hobby, mas de nada adiantar mostrar o hobby para as pessoas se não houver onde elas possam buscar as informações, mesmo que mínimas, para praticar o hobby.

      Eu sou a favor dos lojistas, websites, grupos e associações se unirem para promover o plasti, já levantei esta bandeira algumas vezes, na hora todos concordam, mas depois de um tempo o pessoal acaba esquecendo o assunto, infelizmente.

      Sei que muitos tem família, trabalho e tudo o mais, e que o tempo é inimigo comum, mas acredito que quando as pessoas se unem em favor de um bem comum, tudo é possível, então acredito que o que falta, é apenas uma coisa: vontade. Entretanto infelizmente isso é algo que falta em muitos aspectos de nossa sociedade e não somente em assuntos ligados ao hobby.

      Podemos fazer a nossa parte, apresentando o hobby aos parentes e amigos, e disponibilizando as informações sempre que possível, e é essa razão de ser do Blog Spruemaster e da Sprue Wiki. Também temo pela morte de nosso hobby….

      É isso aí,

      Plastiabraço

  3. Paulo Santos

    Lucas pode contar comigo eu apezar de nao ser Brazileiro tenho todo o gosto em colaborar e so me dizer como voce fica desde ja com meu email,tempo nao me falta …infelizmente por isso estarei ao vosso dispor abrco Paulo Santos

    1. Muito Obrigado Paulo!

      Toda ajuda é bem vinda!

      Um grande abraço e obrigado.

      Lucas

  4. Ronaldo Magalhães

    Lucas,

    Tenho outras ideias para artigos e com um pouco de tempo vou adiciona-los na SprueWiki. Uma sugestão que dou ao pessoal, é corrigir ou acrescentar informações em artigos já iniciados.

    Um grande abraço e mais uma vez, grato pela sua iniciativa.

  5. Bruno Cesar Barrese

    Lucas tudo bem. Gostaria de tirar um duvida que me surgiu ao ler o post, como não tenho muitos conhecimentos tecnicos é o pouco que sabia ja foi postado no Spruewiki, eu poderia então colocar dados técnicos de veículos e aeronaves? infelizmente seria esta a maneira que posso contribuir.
    e poderia lhe mandar fotos para postagem após escrever o artigo?? Desde já agradeço a atenção.

    1. Exatamente Bruno,

      Poderia sim, sem problema algum, mesmo porque são assuntos relacionados.

      Com relação as imagens, sim, você teria que me enviar, para que eu possa adicionar ao post, eu fiz isso para garantir que as imagens postadas sejam sempre do mesmo tamanho (garantindo a uniformidade do layout da Wiki) e também para evitar que o pessoal poste imagens sem dar os créditos dos direitos autorais. O que poderia causar possíveis problemas.

      Se você pegar alguma imagem em algum site da web, você deverá informar a URL para que eu possamos colocá-la nos créditos.

      Conforme o pessoal for contribuindo, irei eleger algumas pessoas, que poderão administrar a wiki e me ajudar com isso.

      Um grande plastiabraço e obrigado!

  6. Luiz Morais

    Lucas, apesar de realmente o tempo ser cada vez mais escasso, acredito que podemos ajudar a levantar o hobby que, há alguns anos, era muito praticado e que está sendo esquecido. Tenho notado uma volta do interesse pelos kits, porém, por falta de informação as pessoas deixam de praticá-lo por que acham kits em lojas de brinquedos a preços absurdos e por, justamente, falta de informação, apesar de a internet estar cheia delas em inglês.
    Vou ver se consigo escrever ao menos 2 vezes ao mês algum artigo que possa interessar aos modelistas.
    Mas já aviso a todos que sou da aviação e, por ser arquiteto, posso orientar a criação de dioramas também.
    Vamos ver se a molecada mais nova se interessa pelo hobby…
    Abraços!!

    1. Primeiramente muito obrigado pelo apoio Luiz.

      E é realmente essa a finalidade da enciclopédia, pois nem todos tem afinidade com o Inglês, e encontrar as informações em nossa língua pátria com certeza abriria as portas para mais pessoas.

      Quanto a falta de tempo, entendo perfeitamente, sei que é escasso, mas podemos certamente nos organizar e dedicar alguns minutos para escrever algum artigo que possa ser útil para alguém, e trazer mais pessoas para o hobby.

      Toda ajuda é mais do que bem vinda, sinta-se à vontade para contribuir como e quando puder.

      Um grande plastiabraço!

      Lucas Rizzi
      MTB 68.449/SP

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.