Aviação Reviews 

Review: 1/72 F-102A Delta Dagger (case X) – MENG #DS-003

A aeronave,

O F-102A Delta Dagger surgiu com a finalidade de suprir uma linha de defesa contra a crescente força de bombardeio estratégico da União Soviética nos anos 50. O requerimento da USAF era para um caça capaz de voar a velocidades supersônicas e em qualquer tempo, e que pudesse ter a resposta mais rápida no caso de um bombardeio.

O F-102 foi o primeiro caça supersônico a ser construído, ele surgiu por meio do projeto XF-92A, que foi uma das primeiras aeronaves com asa em delta do mundo. O modelo passou por grandes problemas de projeto durante seu desenvolvimento até que pudesse finalmente entrar em produção no ano de 1955. O seu maior problema foi com o desenvolvimento de sua asa, a primeira versão  não atingiu a velocidade supersônica, e somente com a ajuda da NACA (National Advisory Committee for Aeronautics ) o desenvolvimento de uma nova asa pode ser  realizado e então o modelo conseguiu atingir a performance pretendida.

Dois tipos de asa foram construídas, as chamadas CASE X (números de série 53-1790 até 56-13-16) e as asas CASE XX (séries 56-1317 até 57-0909), a diferença básica entre elas é que nas asas XX os elevons são um pouco maiores e a ponta da asa tem uma curvatura para baixo.

 O F-102A foi operacional em sua grande maioria em bases em território Norte Americano, o modelo foi enviado à Guerra do Vietnam executando missões de escolta de bombardeiros e ataques ao solo. Depois da guerra os modelos foram transferidos de volta aos Estados Unidos e então entregues para a Guarda Aérea Nacional (United States Air National Guard), alguns modelos foram vendidos para a Grécia e também para a Turquia.

Alguns vídeos:

O kit,

Composto de 7 sprues, sendo 6 injetados em cinza e um para a transparências. O modelo possui 97 partes no total. A primeira coisa que chamou a atenção foi um sprue (E) contendo a ponta da asa e os elevons separados, algo me diz que lançarão os modelos do CASE XX em breve. Como já era de se esperar da MENG a qualidade do kit é excelente. Linhas de painel em baixo relevo, linhas de rebites em baixo relevo, tudo finamente detalhado. Algo que também chama a atenção é o tamanho do modelo, pois mesmo na 1/72 ele ficará com 289mm de comprimento e 161mm de largura depois de montado.

Os detalhes internos das wheel bays são bons para a escala. E as tampas do trem de pouso são bem reproduzidas inclusive com rebites internos. As  pernas do trem de pouso são boas também incluindo até alguns parafusos, algo meio difícil de se ver nesta escala. Os pneus tem bons detalhes internos da roda, mas nos pneus em si achei que a linhas ficaram um pouco fracas demais. Os freios aerodinâmicos podem ser montados abertos ou fechados, há inclusive um decalque para ser colocado dentro deles. O motor tem bons detalhes da tubeira e internamente também.

O cockpit é simples sem muitos detalhes. Um decalque com os instrumentos é fornecido porém somente para o painel frontal, que tem os instrumentos em baixo relevo, e acredite, botões em alto relevo!. Os painéis laterais tem os detalhes em alto relevo, facilitando uma pintura com dry brush. O assento ejetável (pioneiro nesse modelo) tem bons detalhes e é montado em três peças. As transparências possuem o canopi, que pode ser montado aberto, e os faróis do trem de pouso.

O armamento consiste em mísseis AIM-4C ou AIM-4D, que podem ser montados recolhidos ou estendidos no porão de armamentos, achei que as instruções para esta etapa da montagem não ficaram muito claras no manual, um pouco de pesquisa será necessária para entender melhor como montar. Também acompanha o kit um par de tanques de combustível de 815 litros.

As instruções são boas e a montagem do modelo se dá em 11 passos, apenas com alguns passos meio confusos, mas nada de grave. As instruções de pintura possuem código somente em FS (Federal Standard) uma pesquisa será necessária para ver quais códigos de cores você deverá usar de acordo com a marca de tinta de sua preferência.

Os decalques são bem impressos sem marcas de registro ou muita sobra de verniz. São três opções de pintura sendo:

Para uma escala pequena como a 1/72 o modelo impressiona, o meu já está na bancada e em breve poderei dizer quanto à sua montagem. Acredito que logo alguns aftermarkets serão lançados para aumentar ainda mais o nível de detalhes do modelo. Afirmo sem medo que este é um modelo que deve estar na coleção de qualquer apaixonado por jatos dos anos 50/60.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na HLJ, Hobbyeasy ou Luckymodel.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à MENG por ter enviado mais este kit para review e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Review: 1/72 F-102A Delta Dagger (case X) – MENG #DS-003”

  1. Eduardo

    Valeu Lucas.
    Optei pela H-57 Aircraft Grey da Gunze. A mesma indicada pelo manual. Acho que foi a melhor escolha. Obrigado pelas dicas e um forte abraço !!!

    1. Perfeito Eduardo!

      Manda fotos da montagem!

      Plastiabraços!

  2. Eduardo Rech

    Parabéns Lucas
    Terminaste o F-102? Fizeste o padrão cinza ou SEA?
    Caso tenha feito o cinza, qual tinta usaste bem como o código. Estou com um na bancada e ainda não cheguei a uma conclusão.
    Valeu. Abraço

    1. Oi Eduardo,

      Eu fiz no padrão todo cinza, utilizei tintas Gunze, mas não lembro de cabeça quais foram as cores, eu publiquei a montagem passo a passo na revista Aviation Scale Modeller. Como já faz um tempo que saiu a publicação sinceramente não lembro, vou pegar a revista mais tarde e te informo.

      Plastiabraços!

  3. Paulo Castro

    Muito bom seu review! Só me aguçou mais ainda querer esse modelo!
    Plastiabraços
    Paulo

    1. Pois compre Paulo, vale cada centavo..

  4. Lucas um pelo Review, obrigado por mais uma.

    Parabéns

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.