Aviação Reviews 

Review 1/72 G.91R MENG #DS-004

A aeronave,

O Fiat G.91 foi criando em resposta a uma especificação da OTAN para um caça leve de ataque capaz de voar a mach .92. A Fiat propôs, então, o G.91, que foi inspirado na F-86 Sabre. Apesar da perda do protótipo em seu primeiro voo, em agosto de 1956,e a recusa da França em comprar o modelo, ele entrou em fabricação e foi utilizado pela força aérea Italiana. Embora o objetivo do projeto era que o modelo fosse utilizado por todas as nações da OTAN, somente a Itália e a Alemanha adquiriam o modelo.

A Luftwaffe e a Força Aérea Italiana, no início dos anos 60 receberam o modelo G.91R, um modelo monoposto de reconhecimento tático e ataque ao solo. A alemã Dornier assumiu a construção sob licença, fazendo com que o G91 fosse o primeiro avião a ser produzido em território alemão desde o fim da segunda gerra mundial. Alguns modelos foram transferidos para a Força Aérea Portuguesa em 1965.

O modelo de maior sucesso da família G91 foi o G91Y, que era equipado com dois motores General Eletric, aumentando o alcance e a capacidade de carga do modelo, ele voou pela primeira vez em 1966 e equipou a Reggiaa Aeronautica entre 1971-75, sendo substituído peloAermacchi MB 335.

O grupo acrobático Frecce Tricolori utilizou a aeronave com muito sucesso, abaixo um pequeno documentário:

 

 

Fontes:

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.
Vídeos: Mefisto5000 Youtube Channel

O kit,

 Composto de 90 peças, sendo 87 injetadas em cinza e 3 para as transparências. No total são 5 sprues. As linhas de painel são injetadas em baixo relexo e bem reproduzidas, inclusive com rebites em alguns locais. A profundidade das linhas é bem pequena, portanto um pouco de cuidado na hora de lixar o kit será necessário.  O kit também inclui um pacth emborrachado da Frecce Tricolori, muito bonito!

Em um teste a seco de encaixe da fuselagem pude comprovar que a montagem do kit não será nem um pouco complicada, os encaixes são perfeitos e praticamente nenhuma putty necessária.

O modelo permite a construção de duas versões (G.91R1 ou R3), portanto o armamento pode ser alterado simplesmente trocando um painel ao lado da fuselagem, o encaixe não é 100% perfeito deste painel, mas pode muito bem ser trabalhado sem maiores problemas. O kit também inclui duas versões de tanques sublares além de 3 tipos de lançadores de foguetes.

O cockpit tem detalhes bons, mas nada muito completo, o painel de instrumentos consiste em apenas círculos em alto relevo, assim como os painéis laterais, não há decalques para os instrumentos. Acredito que em breve haverá aftermarkets para completar estes detalhes. O assento é bastante simples, não há o cinto de segurança injetado ou mesmo em decalques, mas isso pode ser resolvido facilmente, o que me incomodou foi a marca de um pino de injeção bem no meio do banco (veja foto). Este pino também está presente nas portas do trem de pouso, nada difícil de resolver, mas que não pode ser esquecido no momento da montagem.

As asas são compostas de uma única peça, facilitando a montagem e possuem um encaixe bem diferente, com a sua raiz conformada no formato da fuselagem, o encaixe é 100% perfeito.

 Os porões de rodas e o trem de pouso são bem detalhados, outro detalhe é possibilidade de montar os freios aerodinâmicos abertos. As pernas trem de pouso são muito simples,  quase sem muitos detalhes, aqui também haverá a necessidade de um set de aftermarkets para completar. O trem de pouso pode ser montado estendido ou recolhido.

Os decalques são bem impressos e totalmente legíveis.  Não há excesso de filme ou impressão fora do registro, permitem a construção de três aeronaves:

  • Fiat G.91R/1s – No.5 Frecce Tricolori, Italy.
  • Fiat G.91R/1 – US Army early 1961.
  • Fiat G.91R/3 – LeKG 41, 31+43 , West Germany.

Para os mais puristas, fiz duas pequenas comparações no formato da fuselagem e da asa (que está incorreto em outra marca de kit) e pude constatar que a MENG fez o dever de casa, e está tudo bem feito. Claro que não posso afirmar que meu desenho em escala é 100% correto, mas garanto que não há nenhum erro gritante no kit.

O kit peca apenas na falta de detalhes internos e do trem de pouso. Que podem ser corrigidos com aftermarkets, penso que serão lançados em breve. Para aqueles que não se preocupam com detalhes extremos e também para os iniciantes, este kit é altamente recomendado, devido a sua grande facilidade de montagem.

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy ou Luckymodel, e o preço médio é em torno de U$22,00 + frete (cerca de 46,00Reais).

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos a MENG por ter enviado mais este kit para review e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/72 G.91R MENG #DS-004”

  1. MASP

    Lucas, muito bacana! Entretanto, não ficou uma sensação de que o kit saiu com menos detalhes do que merecia? Abs, MASP

    1. Também achei MASP, mas nada que não se resolva com um PE ou scratch aqui e ali, comparado com os kits que existem no mercado do G91 esse aí está bem melhor 😀 😀

      Plastiabraço!

  2. Paulo Henrique 'Kogyro'

    Lucas muito bom os reviews como sempre.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.