Autos Reviews 

Review: 1/72 Opel BlitzBus -Strassenzepp Essen- Roden #725

O BlitzBus,

No início da década de 30 a Alemanha recuperava-se gradualmente após a depressão econômica causada pela Primeira Guerra Mundial. A ascensão de Adolf Hitler ao poder, que queria renovar o papel político e a importância da Alemanha de antes da Grande Guerra, tornou-se o estímulo para um rápido crescimento em diversos setores da indústria, incluindo a indústria automobilística.

No entanto, a Alemanha, embora seja considerada a pátria do automóvel, tinha permitido que outros países tomassem a liderança da indústria automobilística durante o início do século 20. Naquela época a França e a Inglaterra tornaram-se os formadores de opinião no quesito desenvolvimento automobilístico.

No meio dos anos trinta o renomado designer Ferdinand Porsche propôs o conceito de um “carro popular” para Hitler. Ele desenvolveu um pequeno automóvel, que depois se tornou um dos clássicos da indústria automobilística: o Fusca. Os contornos elegantes deste carro inspirou um verdadeiro boom entre os designers de automóveis alemães. Carros de anos anteriores tinham um corpo de formas distintas e separadas, entre os quais se distinguiram um capuz, o corpo traseiro, formas “quadradas”, etc Agora a preferência foi dada para a construção em formas mais aerodinâmicas, e em breve esses novos recursos foram generalizadas não só em automóveis, mas também em caminhões, ônibus e até mesmo em trens de passageiros.

 

Os Irmãos Ludewig em sua oficina, na cidade alemã de Essen instalaram carrocerias de sua própria criação em chassis de caminhões das principais fabricantes alemães. Em 1930, a empresa dos Irmãoes Ludewig trabalhava especialmente em chassis da empresa Opel. Com o aparecimento do caminhão Opel Blitz os Irmãos Ludewig desenvolveram algumas novas carrocerias para este chassis. Uma deles era um ônibus de exterior extremamente elegante com um capo arredondado, um corpo totalmente aerodinâmico, e terminando com duas aletas aerodinâmicas para trás muito parecidas com dois pequenos lemes. O nome Strassenzep evocava a  ideia de um “Zeppelin para autobahns”.

Este ônibus incomum não só tem um exterior futurista, mas também muitas inovações. Os passageiros eram acomodados em cadeiras luxuosas de formato arredondado, que foram posicionados em um ângulo de 45 graus em relação as janelas. Considerou-se que os ônibus deste tipo iriam realizar viagens de excursão, e os passageiros se beneficiariam de uma excelente vista para fora do ônibus pelo lado panorâmico de grandes dimensões e janelas superiores.

Os Irmãos Ludewig fabricaram alguns alguns lotes destes veículos. Mesmo para a época sua produção era cara, e é por isso que a oficina não recebeu grandes encomendas. Essas máquinas foram amplamente utilizada para corridas de automóveis de propaganda nas autobahns recém-construídos, e alguns deles foram usados para transportar os numerosos convidados estrangeiros da Alemanha durante a Olimpíada de 1936, em Berlim.

Além do serviço civil, alguns modelos foram usados para fins militares. A Força Aérea alemã o empregou para o transporte de tripulação. No entanto, tais ocasiões eram singulares, e seu objetivo principal era o reforço da propaganda da Luftwaffe.

O kit,

Composto por 7 sprues, o kit tem no total 119 peças mais 5 peças em acetado para fazer as transparências. Os detalhes são muito bons, em baixo e alto relevo, os assentos estão bem representados, e detalhes menores como os instrumentos para o motorista e o motor estão presentes.

Os pneus são bem representados, com detalhes em relevo e calotas separadas, algo meio incomum para veículos nesta escala. O sistema de amortecedores também é bem detalhado.

Alguns frisos laterais e superiores (em alto relevo) não estão muito exatos e será necessário um pouco de trabalho com lixa para corrigir.

Não há rebarbas nos sprues, a qualidade da injeção é boa, embora seja um kit short-run, e os kits da marca não tenham assim pouco trabalho na montagem. Este é um kit intermediário, não muito complicado, mas devido a sua complexidade e por ser short run, não é indicado para iniciantes.

As instruções de montagem são apropriadas e as cores mostradas no verso da caixa, as tintas indicadas para pintura são da marca model master. A folha de decalques traz apenas decalques para o radiador (recomendo usar bare-metal) e a placa, somente uma versão de pintura é disponível no kit.

As janelas devem ser feitas com pequenos pedaços de acetato que acompanham o kit, um pouco complicado, mas com um acabamento convincente.

Onde comprar,

Este kit custa apenas US$13,10  + frete (cerca de 27 Reais). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja este tutorial aqui

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este set para review,

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/72 Opel BlitzBus -Strassenzepp Essen- Roden #725”

  1. oswaldo antonelli

    Boa, Lucas! Gostei!

    Já montei um Opel ônibus da Roden e estou montando mais dois, mas todos militares.

    O acabamento da parte traseira dos bancos nos militares tem rebarbas imensas. Nesse civil não?

    Abraços.

    1. Oi Oswaldo,

      Esse kit só tem algumas rebarbas na parte da carroceria, no restante está tranquilo…

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.