Aviação Reviews 

Review: 1/72 M.D. 450 Barougan – VALOM – #72074

A aeronave,

O Ouragan (Furacão em Francês) foi um marco do renascimento da indústria aeronática francesa após a segunda guerra mundial. Após a guerra, decidiu-se renascer a Força Aérea Francesa –  Armee de l’Air, algumas propostas foram realizadas que incluíam o DH Vampire e o F-84 Thunderjet foram aceitas e alguns modelos chegaram a ser construídos sob licença. Entretanto os modelos seguintes seriam de fabricação puramente francesa.

Dois modelos entraram em concorrência o SO 6020 Spadon e o MD 450 Ouragan. A Marcel Dassault (conhecida como Marcel Bloch) ganhou a concorrência com o MD 450 e contrato de produção foi assinado no final do ano de 1947.

O modelo era asa baixa, com fuselagem cilíndricam, asas com pequeno grau de enflechamento, trem retrátil e era equipada com motor Hispano Suiza Nene 104 (uma versão produzida sob licença do Rolls Royce Nene). O assento ejetável era um Martin Maker Mk I, mais tarde substituído por um SNCASO E-86. Três protótipos foram construídos, e o primeiro voo aconteceu em 28 de fevereiro de 1948 e o modelo entrou em produção em 1952. 450 unidades foram produzidas no total.

Na  Armee de l’Air o modelo equipou três esquadrões (escadres) números 2, 4 e 12. Também foi utilizado por dois anos no esquadrão de demonstração aérea Patrouille de France. O modelo foi vendido para El Salvador, Israel e Índia, sendo este último o maior operador do modelo.

Durante a sua história o modelo sofreu poucas modificações, A versão A, equipada como motor NENE 102 e a Versão B equipada com o motor NENE 104, foram praticamente as únicas versões de produção. O modelo representado no kit é o Barougan, que era uma versão do Ouragan equipada com trem de pouso principal com rodas  duplas e skis permitindo o modelo decolar de pistas pouco preparadas. Apenas 4 unidades desta versão foram construídas.

O kit,

Composto por apenas dois sprues, um para as peças e outro para as transparências, o kit possui 48 peças injetadas, mais detalhes em resina, que compõem mais 15 peças, além de 19 peças em photoetched. O kit é um verdadeiro short-run, sem pinos ou guias de encaixe e com peças em multimídia, portanto não recomendado para modelistas iniciantes, devido a sua complexidade de montagem. O kit nada mais é que uma reembalagem do kit do Ouragan, apenas com duas rodas a mais , skis e proeminências na fuselagem, permitindo montar o Barougan.

A injeção é boa, porém alguns pontos com rebarbas e marcas de injeção estão presentes. Detalhes mais finos como as rodas e o painel de instrumentos são muito pobres, porém o problema foi resolvido com rodas em resina e painel em photoetched com mostradores em acetato. Algumas peças de resina vieram quebradas em meu kit, mas nada que não possa ser resolvido com um pouco de cola, lixa e putty.

Os detalhes são em baixo relevo, e há painéis em linha e com rebites por toda a aeronave, que aliás achei um tanto exagerados se comparado com a aeronave real. Neste aspecto o antigo  kit da Heller é um pouco melhor. Portanto na hora da montagem um pouco de cuidado será necessário, pois qualquer lixa poderá remover os rebites.

Os detalhes para o interior são compostos dois painéis laterais, assento em PE e painel em photoetched com mostradores em acetato, o que certamente dará uma riqueza de detalhes convincente para a escala. Os porões de rodas são bem detalhados, assim como as portas, gostei.

Como apenas 4 unidades do Barougan foram construídas, os decalques limitam-se a estas aeronaves, são bem impressos, produzidos pela Boa Agency, possuem filme bem fino e sem muita sobra de verniz sobre os decalques, acredito que não haverá problemas na montagem. Quanto à pintura, todos os esquemas são em alumínio polido e para a Armee de l’Air.

O manual de montagem é simples, sendo a montagem de todo o modelo realizada apenas em 8 etapas, e detalhes como os freios aerodinâmicos podem ser deixados abertos. O canopy não é muito transparente, mas nada que um banho em verniz ou cera Future não resolva. Embora muitos detalhes componham o cockpit, o canopy não vem aberto, assim o modelista deverá abrí-lo para deixar o interior à mostra.

As instruções de pintura são para tintas das marcas Humbrol, Agama, Model Master, Gunze Sangyo e FS 595b, excelentes indicações.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14  Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 37,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Review: 1/72 M.D. 450 Barougan – VALOM – #72074”

  1. José Carlos

    Também não conhecia esta versão do Ouragan, e pelo que vi do kit ele é bem detalhado e em baixo relevo, pena que seja em resina, nada contra os kits de resina, mas acho que dão mais trabalho para se separar das galhas e tem muita rebarba.

    1. É muito bacana José, mas kit de resina não tão complicado não, pessoal tem medo de kit de resina, mas se o kit for de boa qualidade monta tão fácil quanto um injetado..

      Plastiabraço!

  2. Rogerio 77

    Acho que o título da matéria está errado, Barougan ???
    Gosto demais deste jatinho, desde que montei o Heller a uns vinte anos, acho até que seria o caça ideal para a FAB no lugar do Meteor. Os próprios israelenses diziam que gostavam dele porque, ao contrário dos Gloster, ele tinha chances contra o Mig-15.

    1. Rogerio 77

      Vixe, teclei besteira, não conhecia esta versão e digitei sem ler, me desculpem…

      1. hehheh não tem problema! É que esta versão é praticamente desconhecida, afinal apenas 4 unidades foram construídas.

        Está perdoado hauhauahauhaha 😀

        plastiabraço!

    2. Obrigado pelo comentário Rogério.

      O nome está correto, pois o kit representa uma outra versão do Ouragan, chamada Barougan. No review eu explico 😀 😀

      Plastiabraço!

  3. Paulo Henrique - kogyro

    Boa Lucas, gostei do review.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.