Aviação Reviews 

Review! 1/144 Mi-26 Halo – Eastern Express #14503

A  aeronave,

Na década de 60 o Mi-6 era o principal helicóptero de transporte das forças Soviéticas. Com a entrada de novos equipamentos de combate e novas instalações militares  em locais mais distantes, foi necessário um novo projeto, agora de um helicóptero ainda maior, capaz de carregar até 20 toneladas e cobrir distâncias de até 400km.

O novo projeto de helicóptero nasceu a partir do Mi12, e recebeu a designação Mi-26 Halo (código de produto “izdeliye 90”), assim nascia o que viria a ser o maior helicóptero de cargas do mundo. A construção de um mock-up se deu em 1972, e  emtrês anos o projeto seria aprovado. O modelo fez seu primeiro voo em dezembro de 1977. Em 1985 um modelo civil batizado de Mi-26T (de trhansportnyy – transporte) entrou em produção, o modelo civil diferentemente do militar não possui os montantes para os rifles nas janelas e dispensers para flares/chaf.

Muitas outras versões foram desenvolvidas depois, inclusive no desastre de Chernobyl um modelo foi convertido com a finalidade de descontaminação, utilizando um tanque com fluído descontaminante e sprays, o modelo recebeu a deseignação Mi-26S, devido a grande radiação a que foi exposto, foi abandonado juntamente com todo o material utilizado para combater os efeitos do desastre. Veja algumas fotos aqui e aqui

O Mi-26 tem um rotor de 32m de diâmetro, o comprimento total é de 40m e sua largura é de 6m. O rotor traseiro tem praticamente o mesmo tamanho do rotor de um helicóptero Robbinson, seu motor Lotarev D-136 está entre um dos mais potentes do mundo, desenvolvendo cerca de 11400shp (um PT-6, igual a de um Embraer Tucano desenvolve apenas 750shp)

Tudo no Mi-26 é gigante, e para domar esta fera, nada menos do que 5 tripulantes são necessários, sendo eles 2 pilotos, um engenheiro de voo, navegador e um técnico de voo.

Alguns vídeos interessantes dessa incrível máquina:

 

Fonte:

Y.Gordon, D.Komissarov, S.Komissarov – Mils Heavylift Helicopters Mi-6Mi-10V-12Mi-26

O kit,

Composto de 84 peças injetadas, dividas em 5 sprues, sendo 4 paras as peças e uma para as transparências. O que chama a atenção nos kits da Eastern Express é o tamanho das caixas, normalmente 2 ou 3 vezes maior que os sprues dos kits. Depois de montado o kit terá aproximadamente 260mm de comprimento x 215mm de diâmetro do rotor. Fiz algumas comparações com alguns kits que estão na minha bancada para se ter ideia do tamanho do modelo, e realmente impressiona!

Como todo kit short-run, o kit não possui pinos de encaixe/alinhamento, no teste à seco o encaixe não foi muito perfeito, portanto um pouco de putty será necessário. Os detalhes do kits são bem simples, o interior se resume aos painéis de instrumentos e assentos. Acredito que em breve algum fabricante lançará um set de detalhamentos, pois este kit seria muito interessante montar com o compartimento de cargas aberto. Os rebaixos são em baixo relevo muito fino, na hora de lixar alguns poderão desaparecer e ser necessário refazê-los.

As instruções são duas folhas em A4, sendo uma folha colorida com os esquemas de pintura, não há indicação de códigos das cores para nenhuma marca de tinta. A outra folha tem de um lado a descrição do modelo, e um mapa das peças e do outro lado os diagramas de montagem.

Os decalques trazem duas versões, uma da Aeroflot e outra da Utair, parecem bem impressos mas achei um p0uco fino demais, recomendo uma camada de verniz ou liquid decal antes de usar, só pra garantir.

As transparências são boas, mas não tem os frames bem definidos,  e um mergulho em verniz brilhante ou Future aumentará a transparência do kit.

Achei o trem de pouco um pouco fraco devido ao tamanho do kit, mas ainda não o montei para saber se haverá problemas com o peso.

No geral o kit é bom, com todos os desafios que qualquer kit short-run pode ter.É  muito bem vindo em qualquer coleção, especialmente para quem, como eu, é fã da escala 1/144. Recomendo para modelistas experientes.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyterra  (clique aqui) ou na Modelimex (clique aqui)

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutoriais:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

 

É isso aí caro leitor, espero que tenha gostado de mais este review, e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review! 1/144 Mi-26 Halo – Eastern Express #14503”

  1. Wilson "Shepard"

    Salve Lucas…. esse helicoptero é mesmo um gigante em qualquer escala… pra quem gosta, um divertimento só…

    valeu pelo review

    um abração

    Shep

    BTW espero reencontrá-lo em catanduva se Deus assim o permitir!!

  2. Paulo Henrique

    Lucas, a historia desse pequeno é bem interessante,

    Obrigado por mais um review.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.