Aviação Reviews 

Review 1/48 Me-410B-2/U4 MENG #LS-001

O Me-410B,

Projetado para substituir o Bf-110, o Me-410B é derivado do Me-210, que não teve muito sucesso em seu desenvolvimento. O Me -410 surgiu a partir de melhorias realizadas na estrutura do Me-210 tais como slats automáticos e melhores motores.

O Me-410 entrou em ação na Luftwaffe em 1943, substituindo os Dornier D0-217 e Junkers 88, suas primeiras ações de combate foram sobre a Inglaterra, realizando ataques noturnos, também atuou no mar mediterrâneo, bombardeando comboios de navios.

No inverno de 1944 o Hornisse (abelha) como era conhecido o Me-410 começou a substituir o Bf-110 nas missões Zestörer (abater bombardeiros inimigos)  na defesa do Reich. O modelo também atuou como caça noturno no front oriental.

O modelo carregou o mais variado armamento durante sua existência, mas o modelo que mais se destacou foi o Me-410A-1/U4, que levava um canhão de 50mm com 21 salvas. Tal canhão pesava cerca de 900kg e a força de seu recuo era equivalente a 7 toneladas.

O efeito desta arma era devastador para os bombardeiros aliados, no entanto operá-lo também era um trabalho árduo e aterrorizante para suas tripulações.

O Me-410 não foi mais efetivo que o Bf-110, ele foi projetado para substituí-lo, mas apenas 1100 unidades foram operacionais, quando sua produção cessou em setembro de 1944. Aqui  walkaround da aeronave.

Dois vídeos interessantes:

 O kit,

Com cerca de 254 peças, divididas em 10 sprues, o kit também possui detalhes em photoetched. Alguns pontos interessantes dos detalhes é o cockpit bastante detalhado, superfícies moveis podem ser montadas em diversas posições, e os motores podem ser montados expostos.

A fuselagem possui detalhes em baixo relexo com linhas e rebites seguindo as mesmas, um pouco de cuidado deverá ser tomado durante a montagem, para que a o trabalho de lixa e putty no fechamento da fuselagem não esconda estes detalhes.

A fuselagem não possui pinos de encaixe, mas “linguetas” no mesmo estilo do Il-2 da Tamiya. Em um teste a seco, ela fechou bem, embora senti falta alguns pinos de encaixe. De maneira geral, o kit monta bem, mas poderia ser um pouco melhor nos encaixes. Senti a mesma dificuldade na montagem do F-102 da mesma marca.

As asas estão com os painéis bem reproduzidos, e detalhes em alto e baixo relevo, pequenas fendas estão presentes na ponta das asas para as luzes de navegação. Inclusive para a luz de pouso.

Ailerons, flaps, e até o sistema de refrigeração do radiador do motor podem ser montados em qualquer posição, pois são peças separadas do modelo. O mesmo também vale para a cauda, que tem o leme e os profundores também separados.

O interior é muito rico em detalhes, entretanto os mostradores dos painéis são lisos, sem ponteiros, e não há decalques fornecidos no kit para completar tais detalhes. Do restante todos os detalhes estão presentes, os cintos de segurança são em photoetched. Os pedais de comando do leme, também estão presentes. O cockpit certamente depois de pronto será bastante convincente.

Os motores podem ser montados expostos, e o nível de detalhamento deles é muito bom, este na minha opinião é o maior diferencial deste kit, são 23 peças para montá-lo.  As tampas do cowl do motor podem ser removidas, porém não possuem detalhamento interno. Algumas peças possuem detalhamento, mas com marcas de injeção, que deverão ser preenchidas com putty. Fiz uma montagem básica do motor (sem todos os detalhes) e achei bastante convincente, a montagem decorreu de forma tranquila.

O trem de pouso também tem um bom nível de detalhes, os pneus do trem principal possuem até inscrição do fabricante “Phoenix Harburg – 1015×380.  Os detalhes das pernas são bons

Os decalques são bem impressos e produzidos pela italiana cartograph, de qualidade já reconhecida. É possível fazer duas versões:

  Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy, e o preço médio é em torno de U$44,00 + frete (cerca de 90Reais).

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos a MENG por ter enviado mais este kit para review e até a próxima!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 Me-410B-2/U4 MENG #LS-001”

  1. marcio gama

    Olá Lucas: Este é o primero Meng que estou montando.
    Já fechei a fuzilagem e estou surpreso com a qualidade do kit.
    Todas as peças se encaixam perfeitamente e nenhuma delas precisei lixar. Detalhe: tem peças muitas pequenas demais que para mim precisei de lente de aumento e uma pinça de boa qualidade. Te cuida Tamiya !
    Ao termino de kit te darei o minha opinião, se quizer é claro.

    Abr,

  2. Paulo Henrique - kogyro

    Lucas parabéns por mais um review.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.