Aviação Reviews 

Review 1/144 Junkers Ju 52 – EDUARD – #4423 & #4424

A aeronave,

O Junkers Ju-52 também conhecido como Tante Ju (Tia Ju) foi uma das aeronaves mais importantes da Luftawaffe, a variante mais produzida do modelo foi a Ju 52/3m7e que possuía piloto automático e era capaz de levar 18 passageiros. Também possuía uma grande porta lateral que permitia rápida carga e descarga além do lançamento de paraquedistas.

As versões posteriores a 3m7e tiveram as carlingas das rodas removidas devido ao seu preenchimento de areia e lama, ocasionando problemas operacionais à aeronave.

O Ju 52 formava a espinha dorsal da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial, pois operação em funções de ligação, transporte e lançamento de paraquedistas.

O modelo surgiu em 1929 como encomenda da empresa de transporte Boliviana LAB (Lloyd Aéreo Boliviano), vindo inclusive uma destas aeronaves mais tarde a ser utilizada pela empresa Brasileira VASP com o registro PP-SPD.

Durante seu uso civil foi a aeronave padrão da Lufthansa, sendo utilizado por diversas outras empresas ao redor do mundo.

A primeira força aérea a fazer uso militar do modelo foi a Boliviana durante o conflito  entre a Bolívia e o Paraguai (Guerra do Chaco). A Luftwaffe adquiriu o modelo em 1934 e o utilizou como treinador. O modelo chegou à frente de batalha durante a Guerra Civil Espanhola em 1936 e permaneceu em uso durante toda a Segunda Guerra Mundial, sendo a última aeronave a ser retirada do serviço militar somente nos anos 50.

O modelo também foi fabricado na Espanha (CAZA C-352-L) e França (AAC.1 Toucan), no total mais de 4800 unidades foram construídas nas mais diversas variantes.

O Ju-52 era o avião pessoal de Adolf Hittler, que o utilizou durante sua campanha política e também depois que se tornou chanceler. O modelo permaneceu em uso para Hitler e membros do seu gabinete que tinham a sua disposição cerca de 50 aeronaves. A aeronave pessoal de Hitler possuía a inscrição D-2600 e era batizada de Immelman II, permaneceu em serviço até 1939 quando a aeronave foi substituída pelo quadrimotor  Fw-200 Condor, entretanto o Immelman II ficou como uma aeronave reserva.

O piloto pessoal do Ju 52 de Hittler foi Hans Baur, que escreveu um livro muito interessante sobre suas experiências como piloto de Adolf Hittler. Recomendo a leitura, para saber mais detalhes do livro, clique aqui.

Existe também um outro livro escrito por C.G. Sweting que é baseado nos relatos de Hans Baur e que foi, inclusive, lançado no Brasil. Clique aqui.

Algumas imagens da aeronave:

 O kit,

O kit é composto de 5 sprues num total de 55 peças. A única diferença entre os kits é que o civil (4423) é injetado em cinza e o militar (4424) é injetado em um tom de marrom. Este kit é um relançamento da Eduard para um kit do Ju 52 na mesma escala já lançado no passado, portanto é um rebox.

A qualidade da injeção não é exatamente  a mesma utilizada nos últimos modelos da Série Super 44, como o Mig-21 por exemplo, mas de qualquer forma é muito boa. Atenção especial no corrugado das asas e fuselagem bem reproduzido. O detalhamento interno é extremamente simples, limitando-se ao piso, assento de piloto e co-piloto e duas cavernas, no kit militar um decalque com o painel de instrumentos é fornecido, já na versão civil este detalhe é omitido (não entendi a razão para tal).

O problema da falta da detalhamento interno é resolvido com duas folhas de PE lançadas pela própria Eduard, irei comentar mais adiante.

A versão civil possui muitas peças que não serão utilizadas, praticamente uma fuselagem completa da versão militar, portanto fica a dica, se não encontrar a versão militar para comprar, compre a civil pois todas as peças estarão por lá.

O kit tem sua montagem bem simples, e em um encaixe à seco, todas as peças se uniram sem muitos problemas, acredito que a montagem se dará sem problemas.

Recomendo baixar os manuais para ver mais detalhes da montagem do modelo, para baixar o manual da versão civil (4423), clique aqui e da versão militar (4424) clique aqui.

Os decalques são bem impressos, produzidos pela própria Eduard, não encontrei falhas ou marcas de registro, a espessura do verniz e a da tinta me pareceram adequadas, apenas atente para o fato que a superfície do modelo é muito corrugada, portanto o uso de um amolecedor de decalques será indispensável.

Na versão civil as swastikas vêm partidas (devido a elas serem proibidas em alguns países da Europa, mesmo em contextos históricos como é o caso do modelismo) e o símbolo das olimpíadas também, acredito que por questões de direitos autorais, aliás esta versão das Olimpíadas de Berlim é uma das mais bonitas na minha opinião.

As versões de pintura disponíveis para a versão civil são (clique no nome para ver a imagem):

As versões de pintura disponíveis para a versão militar são (clique no nome para ver a imagem)

Após a montagem o modelo ficará com cerca de 135mm de comprimento por 205mm de envergadura. Também está incluso no kit máscaras de pintura, algo meio incomum nesta escala mas certamente um excelente acréscimo e facilitador no momento da montagem.

Aftermarkets,

A Eduard lançou dois sets de detalhamentos que incluem detalhes para a cabine e assentos na versão civil e militar, fotografei a versão militar dos Photoetcheds, para ver a versão civil clique aqui.

A Brengun lançou um set de motores em resina e photoetched que acredito ser essencial para uma montagem mais detalhada do modelo, pois acrescenta um realismo muito maior do que os motores que estão inclusos no kit.

Onde Comprar,

Estes kits e sets de detalhamento podem ser comprados na Modelimex , links abaixo (preços com desconto para compradores do Brasil – 20%)

Ju 52 – Versão Militar – 4424,  10,6Euros – cerca de 27,50Reais

Ju 52 Airliner – 4423, 11,8Euros – cerca de 30Reais

SET Photoetched versão militar, 9,4Euros – cerca de 24Reais

SET Photoetched versão civil,7Euros – cerca de 18Reais.

SET Detalhamento motores, 7Euros – cerca de 18Reais.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz à loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

É isso aí e até a próxima,

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/144 Junkers Ju 52 – EDUARD – #4423 & #4424”

  1. Marcelo

    Puuutz, muito legal Lucas…essa superfície corrugaa pira qq um. Mais um 1/144 fazendo bonito, tou me coçando aqui.

    1. Pois é Marcelo!! é muito legal 😀

      Os dois já foram pra bancada para produção de um artigo 😀 😀

      Valeu!

  2. Ronaldo

    Lucas,

    Outra boa postagem no blog. Parabéns!
    Além da VASP, a VARIG também operou pelo menos um Ju-52, prefixo PP-VAL, batizado de VARIG ‘Maua’.

    Mais uma opção para aeronaves históricas da aviação brasileira.

    1. Obrigado Ronaldo,

      Sim, também teve o VARIG, havia me esquecido dele 😀 😀 Certamente estes kits são altamente recomendados para os amantes da aviação nacional.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.