Aviação Reviews 

Review 1/48 YAK-1 Як 1 – MODELSVIT #4803

O YAK-1,

O YAK-1 voou pela primeira vez no início da década de 40 e foi um dos mais importantes e bem sucedidos caças utilizados pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Esta aeronave foi de extrema relevância para as forças de combate soviéticas, e certamente ajudou a mudar o rumo da guerra.

O seu projeto consistia em uma mistura de materias, metal e madeira, fornecendo ao modelo um baixo peso e bom desempenho, por conta disso ele foi considerado um projeto de caça “moderno” pois ainda trazia outras inovações como a asa do tipo cantiléveer, canopy fechado e trem de pouso retrátil.

No final do ano de 1940 o modelo entrou em produção e permenaceu sendo produzido até o 1943, durante este período foram construídas 8721 unidades. Os principais modelos de produção foram o YAK-1 e o YAK-1B (com fuselagem diferente, permitindo um canopy em forma de bolha).

A partir do projeto básico do YAK-1 seguiram-se outros caças como o YAK-3, YAK-7 e YAK-9.

Fonte:

CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1

 [youtube]http://youtu.be/CgY2NUpkNgU
[/youtube]
O kit,

São 8 sprues totalizando 107 peças. O modelo é um puro short-run, portanto não indicado para modelistas iniciantes, devido a complexidade na montagem deste tipo de kit.

O kit não possui nem mesmo indicações dos números das peças nos sprues, o que irá exigir uma certa atenção e cuidado no momento da montagem.

A injeção é razoável, existem algumas marcas  em alguns pontos, assim como algumas rebarbas. Entretanto o detalhamento do modelo é muito bom, todo o exterior é detalhado. incluindo até a estrutura tubular interna da fuselagem.

Gostei dos detalhes do interior, o painel é bem simples, somente círculos representando os instrumentos, e não há decalques para ele. Entretando outros detalhes estão disponíveis, como os pedais, alavancas laterais, e centrais, manche e assento. Tudo bem detalhado, senti falta apenas de detalhes como o cinto de segurança e os mostradores do painel, mas isso pode ser resolvido facilmente com photoetched.

A fuselagem é detalhada, representando bem o mix de materais em que era produzida. O trem de pouso tem detalhes suficientes, os pneus podem ser montados em plástico (neste caso são 4 peças para montar cada pneu) ou em vinil, que aliás gostei pois eles possuem até as incrições do fabricante nas laterais.

As asas são bem datalhadas e também representam o mix de madeira e metal em que eram construídas, por isso na sua parte superior praticamente não existem painéis, embora duas linhas principais estejam faltando, mas isso pode ser feito facilmente com um scriber. O compartimento das rodas do trem de pouso é bem detalhado e possui inclusive algumas nervuras. A asa também é fechada com uma longarina principal ajudando a ficar no diedro correto.

O manual é em formato A4 e poussui 6 páginas, sendo 2 coloridas com as opções de pintura, são 3 opções de pintura disponíveis. As indicações de cores são para tintas da marca Humbrol. Os passos da montagem são bem ilustrados, para isso o manual utiliza representações em 3D da montagem.

Os decalques são simples e representam apenas duas aeronaves, ainda é fornecido na mesma folha uma boa quantidade de stencils, a impressão é boa, e não há nada fora do lugar, acredito que não haverá problemas na hora de utilizá-los.

As transparências compõem dois sprues, uma com o canopy fechado e outra com ele aberto, assim pode-se deixar o interior exposto.

Após a montagem o modelo terá 176mm de comprimento por 208mm de envergadura.

  ALERTA!!! SERVIÇO POSTAL BRASILEIRO

Esta foi a primeira vez que isto aconteceu comigo, mas já ouvi relatos de alguns leitores do blog que passaram pela mesma situação, então acredito que vale o alerta.

Graças a embalagem em saco plástico tipo ziploc do kit, este chegou quase intacto até o meu escritório, pois o Serviço Postal Brasileiro (Correios) simplesmente destruiu o pacote antes de entregar. As caixas do pacote foram todas molhadas, graças aos sacos plásticos do kit, nem o manual e nem os decalques foram afetados. Veja as fotos de como o kit chegou até o escritório do Spruemaster….

Dica: Quando for comprar no exterior peça para a loja reforçar a embalagem e colocar o kit em um saco plástico antes de fechar a caixa, assim evita-se que o Serviço Postal Brasileiro destrua os decalques do seu kit.

Onde comprar,

Este kit custa apenas US$25,00  + frete (cerca de 50Reais). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este set para review,

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 YAK-1 Як 1 – MODELSVIT #4803”

  1. Rogerio 77

    O kit parece um tanto rústico mas, se trabalhado, parece ficar muito bacana.
    Quanto ao problema com o correio fiquei até preocupado, já que pedi um kit caro a uma semana, e é da Trumpeter, não sei se as partes ficam protegidas dentro de sacos na caixa…

    1. Sim Rogério, mas confesso que já vi alguns short-run com qualidade bem piores, até mesmo nestes kits o pessoal tem mantendo um nível bacana, como a Amodel, Eastern Express e até a AzModel, os kits tem basicamente o mesmo padrão de qualidade e pode-se dizer que são muito melhors que os short-run de 10 anos atrás… é bacana ver essa melhoria nos kits.

      Esse kit do Yak, acho bem legal pra quem quer começar nos desafiantes kits short-run rsrs

      Plastiabraço e obrigado pelos comentários!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.