Militaria Reviews 

Review – 1/72 Flakpanzer IV Ostwind MACO #7209

O Veículo,

Flakpanzer IV  Ostwind (Vento Leste)  era um veículo anti-aéreo autopropulsado, baseado no Tank Panzer IV. O modelo é uma evolução da família de veículos anti-aéreos autopropulsionados baseados na plataforma do Panzer IV sendo eles:

– Möbelwagen
– Wirbelwind
– Ostwind
– Kugelblitz

O Ostwind foi desenvolvido no final de 1944 como sucessor do Wirbelwind. Nestes veículos a torre do Panzer IV foi removida e substituída por uma torre aberta na parte superior e com formato hexagonal, os soldados a batizaram de  Keksdose  (lata de biscoitos)

No caso do Ostwind a torre era equipada com um canhão de 37mm (Flak 43). Este canhão possuía um excelente poder fogo contra aeronaves e pequenos alvos no solo como veículos leves. No início do desenvolvimento do modelo, pensou-se em utilizar uma torre fechada, porém a excessiva fumaça produzida pela Flak 43 não permitiu que isso viesse  acontecer.

No total, apenas 44 veículos foram construídos, de uma encomenda para 100 unidades, entre Dezembro de 1944 e Março de 1945.

O kit,

Composto por 189 peças dividas em 5 sprues o kit possui um excelente nível de detalhamento para uma escala tão pequena. A esteira deve ser montada em 10 partes, sendo duas delas por meio do sistema LBL (link by link) permitindo fazer um certo caimento deixando o acabamento final mais realístico.

Os detalhes externos são bons, embora, não haja muitos acessórios para deixar do lado de fora do Tank, alguns detalhes, como marreta, machado e outros estão moldados no próprio casco superior, o que dificulta um pouco na hora de pintar o detalhamento.

A injeção do kit é boa e não há rebarbas ou marcas de injeção que ficarão visíveis. A Flak 43 é bem detalhada, porém recomendo fazer o furo do canhão para deixar um pouco mais realista. Um detalhe interessante é a presença da munição de 37mm, tanto a que já está no canhão pronta para uso, quanto a extra. O nível de detalhamento é bom.  Como o Ostwind é baseado no Panzer IV, boa parte dos sprues são deste modelo, assim, uma parte das peças não será usada.

O manual de montagem é simples, com apenas 9 páginas em formato A5 e 30 passos de montagem. Não há indicações de cores durante a montagem. As indicações de cores e aplicação de decalques são fornecidas por meio de uma folha  A5 colorida. Porém não há indicação de cores do interior da torre, por exemplo. As tintas recomendadas para a pintura são da marca Testors Modelmaster Acryl, Revell Acryl e LifeColor.

A folha de decalques é pequena, porém bem impressa e pode ser usada em qualquer Flakpanzer baseado no Panzer IV.

Mesmo para quem nunca montou nesta escala, o desafio proporcionado por este kit não parece ser muito grande, tornando-o um excelente kit para iniciantes, tanto no plastimodelismo quanto na militaria 1/72. Kit recomendado!

Onde comprar,

Este set de decalques custa apenas US$18,80  + frete (cerca de 41 Reais). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review,

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.