Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review: 1/144 Transport Aircraft An-24T/RT Eastern Express

A aeronave,

O Antonov An-24 (Антонов Ан-24) é um bimotor russo com capacidade para 50 lugares desenvolvido no final dos anos 50. Cerca de 1000 aparelhos foram construídos e muitos ainda estão em operação até hoje. A ideia inicial era substituir os velhos Il-14 ainda em serviço na época. Pensou–se então em um projeto asa alta, com motores mais fortes e capaz de operar em pistas despreparadas.

Devido ao grande desempenho apresentado a aeronave acabou sendo usada em diversas outras funções como reconhecimento e plataforma de testes de motores, hélices e até mesmo sistemas de detecção infravermelha e sonobóias para caça submarina. A partir destes testes surgiram o An-26, An-30 e An-32

O projeto foi licenciado pela China que continuou a produzir o modelo com nova motorização sob a designação Xian-Y7, que é utilizado inclusive como AWACS.

Algumas fotos que fiz quando visitei o museu de Kbely em 2011. An-24V da Força Aérea Tcheca.

E aqui alguns videos interessantes sobre a aeronave.

O modelo,

Composto de apenas 60 peças o kit é dividido em 3 sprues, sendo um para as transparências, além das peças da fuselagem e asas. Há poucos detalhes para o interior, na verdade apenas 3 assentos e o painel de instrumentos. Os detalhes são em baixo relevo, aliás um baixo relevo muito fino, que certamente será removido quando o kit for lixado. Este é um dos pontos fracos do kit.

Algumas linhas de painel, principalmente na parte inferior da asa estão faltando e devem ser refeitas. Há pequenas rebarbas nos sprues, mas nada muito grave e podem ser removidas facilmente.

Um detalhe curioso do kit é a presença 6 peças para os motores, uma delas possui a saída de ar da turbina auxiliar instalada no motor direito das versões RT e T, assim o kit também permite fazer versões  anteriores (AN-24B), o que não está previsto nesta caixa mas em outro box da mesma marca.

As transparências são razoáveis, recomendo o uso de um pouco de Future ou verniz brilhante para melhorar o brilho. Para as janelas laterais acredito que o uso de Microset Cristal Clear dará um melhor acabamento do que as peças fornecidas nos sprues.

Os decalques são bem impressos, porém o filme parece fino, acredito que uma camada de verniz ou MicroSet Decal Liquid ajudará na colagem dos decalques, é possível fazer duas versões, uma da Aeroflot e outra da Força Aérea Russa.

A montagem,

Como todo kit short-run, a montagem de um modelo destes é um pouco mais trabalhosa que o normal, vamos lá:

Iniciei a montagem pelas asas, como todo kit short-run o encaixe não é muito perfeito, além de não haver pinos para auxiliar no alinhamento. Algumas linhas de painel nas asas são muito fracas, por isso precisei refazê-las. Após a montagem das asas iniciei a montagem da fuselagem, sem esquecer de adicionar peso no interior, coloquei uma bola de chumbo de 10g e quase não foi suficiente, recomendo colocar algo um pouco mais de peso ou mais para o nariz do avião.

O interior é básico, resumindo-se a os assentos um painel, que depois de montado quase não serão visíveis. Pintei o interior de russian blue, para fazer esta cor eu misturo uma parte de Gunze H25 e uma parte de Gunze H46 em seguida fechei a fuselagem, que veio um pouco empenada. Foi necessário uma boa quantidade de lixa e putty para finalizar a fuselagem.

A nacele dos motores não encaixa muito bem nas asas, foi necessário um pouco de lixa para fazer o encaixe ficar mais correto, aproveitei e fiz um furo na parte traseira do motor direito, que é a saída de gases da APU.

A empenagem tanto horizontal quanto vertical não se encaixam perfeitamente, mais putty e muita lixa foram necessários para dar um acabamento satisfatório.

Após tudo no lugar, é possível ver a putty usada para finalizar o modelo, refiz algumas linhas de painel que foram removidas durante o processo de lixagem, e dei uma demão de primer Tamiya Branco. Para mascar as janelas recortei fita adesiva usando como guia o decalque que veio no kit.

Fiz a pintura do branco com Gunze Sangyo acrílica, depois mascarei o modelo e usei uma mistura de Tamiya XF66 + Gunze H325 para fazer o cinza da Aeroflot. Depois de tudo seco, fiz a aplicação dos decalques, que ao meu ver não são bons, uma vez que o filme que deveria ser transparente é meio amarelado, e isso acabou ficando visível no modelo.

As rodas foram pintadas com o auxílio de finas máscaras redondas, verde para o interior e tire black para os pneus. Os escapes substituí o que vem no kit por um feito com tubinho de caneta, o acabamento ficou muito melhor.

Para fazer as janelas usei o Micro Cristal Clear, o acabamento dele é muito bom.

As fotos do processo de montagem:

E as fotos do modelo finalizado.

Conclusão,

Este certamente não é um modelo indicado para iniciantes. O desafio da montagem é grande, esteja preparado para correções e muita lixa, embora trabalhosa alguns momentos da montagem foram gostosos de fazer. O resultado final é satisfatório e o recomendo o  para os amantes de aviação comercial e aviões russos.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 19,20 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de R$56,00Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz à loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Build Review: 1/144 Transport Aircraft An-24T/RT Eastern Express”

  1. Nardel

    Que legal !! Ele vem com um gabarito para mascaramento das transparências !!

    Pelo que descreveste é uma goiabinha esse kit, mas ficou muito bom, como sempre !!!

    Espero que tenha sido divertido.

    Qual será o próximo ??

    1. Lucas

      Obrigado Nardel, fico contente que gostou!

      Quanto ao gabarito não vem Nardel, essa é uma técnica que eu utilizo 😀 geralmente o pessoal manda decalque para as transparências dai eu os utilizo como gabarito para mascarar 😀 😀

      O próximo será um Mi-8 ou um Vulcan, ambos na 1/144 😀

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.