Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Tutorial: Fazendo seus próprios decalques – Parte I

Esse é um tutorial que prometo para os leitores já faz algum tempo, ele não tem a intenção de esgotar sobre o assunto, além de que existem dezenas de técnicas diferentes para fazer decalques, a intenção deste tutorial é apenas dar uma ideia dos passos a seguir, então lá vai 😀

Vamos compeçar pela lista de materias necessários:

– Software de vetorização – Inkscape
– Folha de Decalque – Utilizo da marca Microscale
– Impressora – Laser ou Jato de tinta
– Liquid Decal – Microscale

Software de vetorização

Este é o material para importante para que os decalques* sejam impressos de forma correta. É muito importante que você vetorize a imagem, ou seja desenhe-a de maneira que possa ser impressa em alta resolução.

Existem vários softwares para isso no mercado, como o PhotoShop. Corel Draw, AutoCAD, entretanto a licença destes softwares custa um pouco de dinheiro, e nossa produção é “caseira” não justificando o investimento. Como trabalho com a área de Tecnologia da Informação, vai completamente contra meus princípios utilizar ou mesmo recomendar qualquer tipo de software “pirata”.

Então recomendo um Software Livre que faz muito bem o trabalho que precisamos, ele se chama InkScape, o seu modo de trabalho é parecido com o Corel Draw, com a difereça de ser totalmente Gratuito.

Para baixar o InkScape clique aqui.

Abaixo, uma vídeo aula ensinando a utilizar o Inkscape:




 

Folha de decalque

Quanto a cor existem dois tipos de folha de decalque, as transparentes (clear) ou as brancas (white). Quanto ao tipo de impressão estas folhas podem ser para impressoras Laser ou Jato de Tinta (Inkjet) Nuncas utilize estas folhas “trocadas” em sua impressora, ou seja uma folha para jato de tinta em uma impressora laser, ou vice-versa, sob risco de danificar sua impressora.

Onde comprar – Existem diversos fabricantes de folhas de decalques no mercado, aqui no mesmo no Brasil existem alguns fabicantes como a SIRAP Decalques (clique aqui). Geralmente o pessoal que fornece material para indústria cerâmica costuma ter esse tipo de folha de decalque. Eu nunca tive a oportunidade de utilizar as folhas nacionais, portanto não sei dizer quanto à qualidade do material. Para meus trabalhos utilizo as folhas das empresas Decalpaper e Microscale.

Impressora

Você pode usar uma impressora Laser colorida ou Jato de Tinta para fazer os decalques, a única recomendação é que utilize impressoras que tenham a melhor resolução possível para impressão. Lembre-se que a cor branca não será possível de reproduzir em impressoras comuns, exceto em impressora de cera, mas estas são caras e difíceis de encontrar, para isso utilize as folhas de decalques com fundo branco.

Sempre que for imprimir ajuste sua impressora para impressão fotográfica, assim você estará utilizando o máximo de recursos disponíveis para garantir uma boa impressão.

Liquid Decal

Este produto é responsável por formar uma película no decalque depois de impresso, é ele que vai garantir que a tinta não irá se desmanchar quando você colocar o decalque na água para ser retirado.

Alguns modelistas ao invés de utilizar este produto recorrem a outras alternativas como aplicação de uma camada de verniz por exemplo, também funciona. Entretanto o Liquid Decal é um produto desenvolvido especificamente para esta função e o acabamento com ele fica um pouco melhor do que com o verniz.

Para comprar o Liquid Decal, clique aqui.

Fazendo o seu decalque.

Em primeiro lugar encontre uma imagem em alta resolução do decalque que pretende fazer. No meu caso, farei um decalque da CSA (Czech Airlines) que operou o Lisunov Li-2 nos anos 50, para isso encontrei uma imagem em alta resolução do modelo. O que já ajuda um bocado na hora de desenhar as marcações.

Abra a imagem no Inkscape e traga-a para a escala, para isso meça o modelo e imprima a imagem quantas vezes for necessário até que as medidas sejam as mesmas do modelo que pretende construir. Em seguida desenhe as marcações no modelo do modeo, essa será a etapa mais trabalhosa e demorada. Veja as fotos abaixo para entender como funciona o processo.

 

Após desenhar o seu decalque na escala correta e estar tudo ok, agora é hora da impressão. Mas esse assunto vou abordar na parte II deste artigo onde mostrarei também a finalização do decalque e sua aplicação, além de disponibilizar os arquivos vetorizados para download.

* – A grafia correta da palavra é DECALQUE, muita gente fala erroneamente DECAL ou DECAIS essas palavras vêm do Inglês (DECAL) e não pertencem a Língua Portuguesa,  lembre-se disso da próxima vez que for escrever 😉

Fique de olho no Spruemaster e até a próxima!

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

42 Thoughts to “Tutorial: Fazendo seus próprios decalques – Parte I”

  1. WAGNER THERENCIO ALVES

    Obrigado por sua publicação, estou querendo aprender a fazer decalques, e não estava achando algo que explicasse como fazer e você foi a luz, explicando marca e como fazer…..e as marcas…Deus o abençoe

    1. Oi Wagner,

      Fico contente em saber que gostou do conteúdo do Blog.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

  2. neuza Santana dos Santos

    Estava mesmo precisando de das primeiras explicações pois quero fazer decalques para porcelana e entendo um pouquinho de silk e tb não tenho a intenção de fazer muticolorido se conseguir fazer monocromo o que queria era fazer do tipo canetado a gente queima no forno a 900graus e depois preenche com tinta e queima de novo mas as tintas são especiais e faceis de serem usadas com copaiba que seca depois passariaamos o verniz por cima kkk parece que sei tudo mas vou continuar te seguindo quem sabe consigo. Estou muito feliz em ver que vc ensina o que sabe c muita presteza isso é coração aberto. Gratidão cara muito sucesso ! Já pintei muito e parei agora com 7.4 estou voltando à ativa tb amo ensinar. Plastibraços rsrsr

    1. Que legal Neuza, fico contente em saber que gostou do tutorial!

      Eu não entendo nada de decalque em porcela, mas pelo jeito você já sabe tudo! hahah

      Mãos à obra!!

  3. Luis Antonio Matias França

    estes produtos podem ser usados em copos de vidro para ir ao forno?

    1. Boa tarde Luis,

      Sinceramente não sei, pois utilizo este tipo de decalque apenas com plastimodelismo.

      Abraço,

  4. ALEXANDRE VAZ

    Olá Lucas!

    Bacana teu trabalho e tua forma de ensinar. Boa didática!
    Como estou lendo antigos- de 3 a 4 anos atrás – quero saber se terei resposta do aqui escrito.
    Sou principiante nessa área – tu respondendo poderei mais tarde tabém pedir dicas de procedimento. Grande abraço
    Alexandre Vaz

    1. Boa tarde Alexandre, fico contente em saber que gostou do conteúdo do Blog.

      Acesse a área de Downloads, lá tem um curso de plastimodelismo para baixar, a grande maioria das dúvidas você já vai tirar lá.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

  5. diego

    Boa Tarde, Lucas.

    Vi que vc respondeu sobre da impossibilidade de fazer o decalque branco. Estou montando um helicóptero da policia civil. A cor do helicóptero é todo preto fosco e escrito em branco “polícia” “polícia civil” e o prefixo da aeronave tb. O que vc me sugere? Usar um decalque transparente, pintar de preto em volta das letras e colar no fundo branco tá parecendo complicado. daqui a pouco vou fazer a forma das letras em papel e pintar eu mesmo…rsrs
    Moro em porto alegre e aqui tá difícil achar papel decalque. Tô pensando em outra solução mais simples para alguma outra gravura. Algum papel semelhante.

    1. Diego,

      Branco em decalque somente por silk screen ou usando impressora de cera, não tem outra forma. No seu caso vc pode tentar mandar recortar umas máscaras em plotter e tentar pintar, mas dependendo da escala pode ficar meio complicado.

  6. RAMON

    Boa noite, eu posso fazer esse tipo drnserviço para foto porcelana? É necessário usar algum tipo de po importado? Obrigado parabéns pelo tutorial

    1. Bom dia Ramon,

      Não sei dizer, pois nunca trabalhei com porcelana, minha experiência é somente com o ramo de modelismo. Tenta um contato com o pessoal da SIRAP talvez eles possam te ajudar.

      Plastiabraços!

  7. EDU

    Lucas, tenho uma impressora com tinta eco solvente, gostaria de saber se da para imprimir estes materiais para decalque?
    O decalque pode ser aplicado em bolas de couro? Ex( logomarcas de empresas)

    1. Bom dia Edu,

      Nunca utilizei esse tipo de impressora e nem este tipo de aplicação, pois fico limitado ao uso somente em modelismo, minha recomendação é você testar pra ver se dá certo.

      Um grande plastiabraço,

  8. Andrea Rodrigues

    Boa noite,vou fabricar películas de unhas na folha decalque a laser,há a necessidade do verniz após a impressão?visto que,vai ser aplicado a base para finalizar?

    1. Boa noite Andrea,

      Sim, tem que aplicar, senão quando for remover o decalque da folha ele vai desmanchar.

      Plastabraço!

  9. Marcio Oliveira

    Lucas
    Informação importante completando o post anterior, na SIRAP vende quantidade pequena.

  10. Marcio Oliveira

    Lucas
    Usei os papeis da SIRAP fundo branco para laser e imprimi em preto deixando as letras em branco(fico como vazado), o resto dos logos que tinha cor como imprimi numa laser colorida ficou perfeito, como estou fazendo o Pelicano 1 e 4 da Policia Civil de SP e é escrito em branco e a pintura é brilhante ficou muito bom,usei também produto da Microscale para amolecer decalque na aplicação.
    Gostei muito desses papéis, a compra tb foi muito fácil, fiz deposito pelo banco e me enviou pelo correio rapidinho.
    Recomendo.

  11. Arthur

    Caro Lucas
    Gostei muto do trabalho que fez na produção de decalques
    Eu gostaria de saber se é possível obter boa qualidade a partir de fotos ou imagens digitais?

    Explico: possuo coleção de ferramentas antigas e algumas possuem marcas do fabricante decalcadas.
    Gostaria de reproduzi-las para que as minhas restaurações fiquem o mais próximo possível do original.

    Caso seja possível, poderia explicar a um iniciante como fazer.
    Agradeço sua atenção

    1. Oi Arthur,

      Para decalques a melhor qualidade você obtem somente com silk-screen, mas no caso talvez você consiga um bom resultado utilizando uma impressora Laser.

      Aqui no blog tem a parte II do artigo que explica tudo como fazer os decalques, use a ferramenta de busca lá em cima que você irá encontrar a matéria.

      É isso aí!

  12. João

    Olá Lucas.
    Obrigado pelo seu tutorial. Muito útil!.
    No caso de um decalque com escrito em branco, qual seria a melhor forma de fazer?.
    Abraço

    1. Oi João,

      Nestas impressoras comuns não há a possibilidade de se imprimir em branco, eu costumo pintar de branco no kit onde irá o decalque e deixo esta área transparente na arte do decalque.

      Plastiabraço!

  13. Paulo

    Maravilhoso esse Tutorial!!! Que venha a parte 2 rápido!!!

    1. Boa Tarde Paulo,

      Fico contente em saber que você gostou do tutorial!

  14. Haroldo Vada Jr.

    Ótimo tutorial Lucas, com certeza será de grande utilidade.
    Abraço.

    1. Muito Obrigado Haroldo, fico sempre contente em saber que as publicações são úteis.

      Plastiabraço!

  15. Victor Grafe

    Parabéns Lucas,

    Realmente um tutorial muito bem explicativo ! Se com esse eu não conseguir fazer meus decais eu desisto de vez ! hahahahaha

    Abs
    Victor

    1. Muito Obrigado Victor!!

      Me manda uma foto depois dos seus decalques! 😀

  16. Daniel Follador

    Fala Lucas!

    O microscale não está mais enviando o liquid decal via correio por ser inflamável… Vc tem outra opção?

    Abraço

    Daniel

    1. Bom dia Daniel,

      Eu já comprei pelo e-bay, dá uma procurada por lá.

      Plastiabraços!

  17. Rangel Filho

    O eterno PARABÉNS pela ajuda, registramos nossos maiores agradecimentos.
    Muito Obrigado.

    1. Muito Obrigado Rangel, fico contente em saber que gostou do tutorial 😀

      Plastiabraços!

  18. Ferreira

    Opa Lucas!

    Muito boa a matéria.
    Como sempre abrindo caminhos novos para o modelismo.
    Valeu!

    1. Muito Obrigado Ferreira, fico contente em saber que o tutorial foi útil para você.

      Plastiabraço!!

  19. Paulo

    podia fazer um video pra mostrar né? essa dica do liquid decal eu nao sabia!!!! 🙂

    1. Obrigado Paulo,

      Vídeo do que extamente você gostaria de ver??

      Obrigado!

  20. Wildes Rocha

    Excelente matéria, Lucas. Sigo acompanhando.

  21. Daniel Follador

    Show de bola! Vou tentar um dia desses… enquanto isso vou comprando os materiais necessários.

  22. Paulo Henrique

    Lucas, muito bom esse tutorial, vou tentar fazer esses decalques uma hora dessas.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.