Aviação Reviews 

Review 1/48 IAI KFIR C2/C7 AMK – #88001

A Aeronave,

O IAI (Israel Aircraft Industries) KFIR ( כפיר – leãozinho em Hebraico) é uma aeronave construída em Israel, tendo como base um Dassault Mirage 5. Sua origem remonta no embargo Francês à Israel em 1967, logo após o fim da Guerra dos Seis dias.

O KFIR é uma aeroave de ataque qualquer tempo e equipada com aviônica produzida em Israel, e seu motor é uma versão nacional do General Eletric J79. Mais potente  e maior do que o original Snecma Atar que originalmente os equipavam, isso resultou em alteração no centro de gravidade da aeronave provocando algumas alterações na sua fuselagem.

O KFIR entrou em serviço em 1975, as primeras unidades foram entregues para o 101º Esquadrão de Caça. Nos anos seguintes, outros esquadrões seriam equipados com a nova aeronave. O KFIR foi primeiramente utilizado para manter a superioridade aérea, mas sua vida nesta função teve vida curta, pois os novos F-15 Eagle comprados dos Estados Unidos começaram a ser entregues em 1976.

O batismo em combate do KFIR aconteceu em novembro de 1977, durante um treinamento próximo a Tel Azia, no Líbano. A única vitória em combate do KFIR foi registrada em junho de 1979, quando um KFIR C2 abateu um MIG-21 Sírio.

Durante a guerra entre Israel e o Líbano em 1982 (Operação Paz para a Galiléia). A IAF (Israeli Air Force) já utilizava os F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon para missões de superioridade aérea, e o KFIR executava missões de bombardeio sem escolta. A versão melhora do KFIR (C7) com mais poder de carga e aviônicos melhorados aumentou a vida útil em combate da aeronave, além de permitir melhores performances em sua nova função de caça-bombardeiro. No final dos anos 90 o KFIR foi retirado do serviço da IAF, depois de quase 20 anos de serviços prestados.

Um modelo chegou a ser exportado para os Estados Unidos, e foi utilizado para treinamentos de combates na Academia “TOPGUN” até o final da década de 80. Devido ao seu motor J79, embora produzido em Israel, mas com design Norte Americano, o KFIR sofreu algumas restrições de venda por parte dos Estados Unidos, entretanto em 2006 algums modelos foram exportados para países da América do Sul como a Colombia e o Equador.

 O kit,

Composto por 18 sprues, num total de 276 peças. A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade de injeção do kit, simplesmente não há rebarbas. Os pinos de injeção são bem localizados e acredito que não ficaram visíveis em nenhuma parte da montagem.

Este é o primeiro kit da marca, e logo no primeiro lançamento pude perceber que a marca não veio para brincadeiras, o modelo realmente é bom no nível de detalhes, porém achei as linhas de painel (que são rebaixadas) um pouco grossas para a escala, espero que para o próximo lançamento da marca (L-29 Delfín) eles possam melhorar este aspecto no molde.

Fora este problema com as linhas de painel, outro ponto “negativo” são os painéis de instrumentos, o kit fornece os painéis para a versão C2 e C7, entretando o nível de detalhamento deles deixa um pouco a desejar, e nem mesmo um decalque com os intrumentos é fornecido. Mas isso pode ser resolvido com um set em photoetched. O restante dos detalhes para o interior são bons, as transparências são cristalinas, entretanto as minhas viram com uma marca, acredito que com um pouco de “future” isso possa ser resolvido.

O armamento fornecido no kit permite montar qualquer versão operacional do C2 ou C7, e inclui:

– Python-3 AAM

– GRIFFIN LGB

– GBU-12 LGB

– MK-82

– Dois tipos de tanques externos (subalar e ventral)

Me chamou a atenção os detalhes dos trem de pousos, que além das pernas bem detalhadas o kit inclui detalhes para os porões, algo nem sempre fornecido pelos fabricantes de kits. Os pneus são dividos em três partes, com as rodas em separado, o que facilita em muito a pintura, entretanto eles são completamente lisos, sem nenhuma marca. Os pilones de armamento também são outro ponto forte do kit, achei eles com detalhes muito bons, embora ainda com linhas de relevo um pouco exageradas.

O manual do kit é bem impresso em papel couche e em formato de livreto, a montagem se dá em 20 passos, o manual ilustra muito bem com desenhos coloridos a colocação dos stencils,, bem como as duas versões de pintura presentes no kit, além da posição correta para a disposição dos armamentos nos pilones em cada versão. Não há indicação de cores para nenhum fabricante, entretanto o manual aprensenta cada cor com seu código FS (Federal Standart).

Os decalques parecem ser impressos pelo próprio fabricante, e os achei um pouco grossos, mas nada que com um pouco de amolecedor de decalques não se resolva. As marcações estão bem colocadas e nenhuma delas está fora de registro, o verniz sobre cada marcação está bem colocado e com uma borda bem pequena, prevenindo assim a formação de silvering.

As versões de decalques disponíveis são:

KFIR C2 #874, The First Fighter Squadron – Esta é a aeronave que em Junho de 1979 abateu um MIG-21MF Libanês, usando um Python III IR AAM,  a única vitória do KFIR em combate.

KFIR C7 #555, The Arava Guardians Squadron 1990.

Embora com estes pequenos problemas, não há nada para desabonar o kit, aliás fiz uns testes à seco, e tudo se encaixou muitíssimo bem. Kit mais do que recomendado!

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas 77Reais + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui

Para  fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 IAI KFIR C2/C7 AMK – #88001”

  1. Na fila com toda certeza! Belíssimo kit!

  2. Marcelo Albuquerque

    Bem legal, não é meu estilo mas gostei.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.