Militaria Reviews 

Review 1/35 GAZ-233014 STS TIGER MENG #VS003

O veículo,

O desenvolvimento do GAZ-233014 teve inicio no final da década de 90 a partir de uma ordem de compra vinda do Rei Abdullah II. O veículo deveria ser capaz de suportar temperaturas superiores a 50ºC além da poeira e intempéries do Deserto. Os primeiros protótipos foram finalizados no final do ano 2000 e receberam a designação de TIGER, e foram exibidos na International Defense Exibithion and Conference 2001, em Abu Dabi. Entretanto, mesmo com um desempenho totalmente satisfatório nenhum contrato de compra foi assinado.

Modificações posteriores deram vida a mais cinco protótipos construídos em 2003, os novos veículos foram certificados na categoria Russia N2 e receberam a designação final GAZ-2330.

O modelo pode alcançar velocidades superiores a 120km, subir inclinações de até 45º e cruzar áreas alagadas com até 1.2m de profundidade.  Também é capaz de transportar um lançador de granadas AGS-17 de 30mm e  uma metralhadora de 7.62mm, sua tripulação é de até seis passageiros.

O modelo é bastante similar ao norte americano Humvee, tanto que foi apelidado de “Russian Humvee”

O kit,

O kit DO GAZ-233014 é composto por 7 sprues, mas upper e lower hull, além de um sprue para as transparências e um em photoetched. No total são 251 peças incluindo os pneus produzidos em vinil

A MENG é nova no mercado e vem produzindo bons modelos, com acabamentos bastante interessantes, ao abrir a caixa do kit percebi que este kit não será diferente, pois a quantidade de sprues denunciam o nível de detalhamento do kit, realmente muito bom.

Encontrei apenas um problema com o chassis, a parte traseira veio um pouco desalinhada, mas acredito que com um pouco de água fervente isso possa ser solucionado. Já vi alguns posts em fóruns na internet com outras pessoas reclamando desta peça, algumas em situação bem piores que a minha, acredito que possa ter havido algum erro de projeto do mode.

Voltando ao kit, como todo produto da MENG não há rebarbas em nenhum Sprue, e a injeção está perfeita, sem marcas, exceto pelo problema no chassis.

Os detalhes no interior são bons, com painel do veículo, e mostradores em decalque. Senti apenas falta dos cintos de segurança gostei que  algumas peças no interior simulam tecido. Aliás uma coisa bastante curiosa neste kit, ele acompanha um decalque camuflado para o interior, sim o interior do Tigre é camuflado, se você duvida veja aqui, agora não me pergunte porque camuflaram o interior do veículo.

As transparências são cristalinas e sem manchas ou marcas, o único problema que encontrei é que as lanternas, vermelhas e amarelas, não vem injetadas na mesma cor, sendo necessário pintá-las, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

O upper hull é bem detalhado, porém não há possibilidade de montar o kit com o motor exposto, acredito que em breve algum aftermarket será lançado. O lower hull encaixa-se perfeitamente, e acredito que estas peças não apresentarão problemas na montagem. O kit permite ser montado com as portas laterais e traseiras abertas.

Ouvi alguns rumores de que este kit estava incorreto nestas medidas, entretanto utilizei o escalímetro (from mig31firefox) e confirmei as medidas. Ainda há um grande discussão sobre qual modelo estaria correto, o da Xactcale ou o da MENG. O modelo da Xactcale  mede em suas proporções 5190mm , o que faz o pessoal acreditar que está abaixo da escala em comparação ao MENG que é maior.

Entretanto conversando com mais alguns modelistas e alguns engenheiros, o pessoal chegou a conclusão que o desenho fornecido no manual é que está fora de escala, e o mesmo foi utilizado pela MENG para fazer o modelo, eles chegaram a conclusão que o modelo real é 50cm maior no comprimento, o que daria na escala 1/35 cerca de 14mm de diferença, não sou contador de rebites, mas esta seria uma diferença significativa. Este assunto ainda vai longe nos fóruns de modelismo por aí….

Os pneus são excelentes, moldados em vinil e com um detalhamento incrível, sendo possível visualizar até mesmo as inscrições do fabricante.

O manual de instruções possui 20 páginas, e é impresso em formato brochura em papel couchê, as indicações de pintura são para 2 veículos, e as indicações de cores são para tintas Vallejo. Clique, aqui para ver as opções de pintura.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas 68 Reais + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui

Já existe disponível no mercado dois aftermarkets:

– Russia GAZ-233014“ Tiger 
– Russia GAZ-233014“ Tiger interior 

Para  fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!


 

Créditos para esta matéria:
Karatsupa at deviantart

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/35 GAZ-233014 STS TIGER MENG #VS003”

  1. Rodrigo Carbonieri

    Lucas,

    Sou fã desse tipo de veiculo, e este de MENG é fantastico as texturas na injeção são muito boas.
    Vou ter de adiciona-lo na minha lista de desejos.

    Abraço

  2. Marcos Surian Thomaz

    Caro Lucas,
    Impressionante o detalhamento que este kit apresenta.
    Painel, lanternas, pneus, tudo está excelente.
    Ótimo trabalho de projeto da MENG.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.