Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Tutorial: Fazendo seus próprios decalques – Parte II

Dando continuidade ao artigo, (se você não viu a parte I clique aqui) vamos falar agora sobre o processo de impressão, aplicação e armazenagem dos decalques.

A Impressão,

Os decalques podem ser impressos em dois tipos de impressora, Jato de Tinta ou Laser. Atente para o fato que as  impressoras à Laser possuem uma melhor resolução. Para este tutorial utilizei os papéis de decalque da empresa SIRAP, e posso afirmar que eles não perdem em nada quanto à qualidade dos produtos importados. Totalmente recomendados. Utilizei os seguintes papéis:

Decalque para impressora Jato de Tinta
SIRAP 70 – Incolor
SIRAP 74 – Branco

Decalque para impressora Laser
SIRAP 44 – Incolor
SIRAP 77 – Branco

É importante salientar que não há diferenças entre os papéis, ou seja o acabamento de ambos será igual, entretanto NÃO utilize papéis de Jato de Tinta em sua impressora laser ou vice versa. Eles tem composição diferente, além de não imprimir corretamente podem danificar a sua impressora.

Antes da impressão ajuste sua impressora para o tipo de papel que ela irá imprimir, no caso de folhas de decalques escolha sempre gramaturas acima de 155g, pois isso fará com que o papel passe pela fusão mais lentamente, garantindo um melhor resultado.

Como título de exemplo, utilizo uma impressora HP CP1215 e a configuro para papel fotográfico brilhante de 180g. Cada impressora tem sua configuração,  mas o importante é estar com a maior resolução possível e ajustada para papel acima de 155g.

De modo geral as impressões Laser ou Jato de Tinta não apresentam muitas diferenças dependendo do nível de detalhes dos decalques que você deseja imprimir. Se for fazer decalques muito trabalhados, como nose-arts, ou escalas muito pequenas o recomendado é utilizar impressoras laser. Agora se você pretende imprimir cocares, números, em escalas acima da 1/72 uma jato de tinta pode dar conta do recado sem problemas.

Claro que isso não é nenhuma regra, atualmente temos impressoras jato de tinta com resolução pra lá de excelente, mas falando de uma maneira geral, as impressoras Laser apresentam melhores resultados.

 Impressão Laser

Este é o método de impressão onde é possível obter os melhores resultados, pois detalhes muito pequenos podem ser impressos sem problemas.

Apenas atente para o fato que na cobertura de tonner das lasers a quantidade de tonner às vezes é pequena por cima do filme do papel decalque e ele poderá ficar um pouco translúcido após aplicado. Isso pode ser resolvido de várias formas mas basicamente apenas ajustando a qualidade de impressão para a melhor possível o problema poderá ser resolvido.

Isto sempre aconteceu comigo especialmente em impressoras da marca HP, as impressões que fiz utilizando impressora laser da marca Lexmark foram bem melhores. Outro fator que influencia na finalização do decalque são os tonners, alguns tonner não originais não reproduzem as cores de maneira adequada.

Um cuidado que se deve tomar após fazer a impressão na laser (ao menos com a minha impressora) é ao manusear a folha de decalque, pois enquanto não se utilizar um produto para selar a impressão, ele ficará quebradiça. Veja nas fotos o que pode acontecer:

Atenção: A impressão do decalque na impressora laser sai perfeita, estes decalques foram “desgastados” de propósito para que fossem utilizado em um diorama de uma aeronave abandonada.

Impressão Jato de Tinta,

Quanto as impressoras à Jato de Tinta, este problema de cobertura praticamente não acontece, entretanto eles podem não ter a mesma resolução das impressoras laser e dependendo dos detalhes (e também da escala) dos decalques eles poderão não ter um acabamento muito bom. Abaixo uma foto que mostra os dois tipos de decalques. A bandeira foi impressa em decalque branco em impressora Jato de tinta, e os números em impressora Laser.

É possível perceber, especialmente na cor azul, que o preenchimento não é 100%, ficando alguns pequenos pontos brancos no preenchimento. Isso claro, é destacado devido ao macro da foto.

Finalização,

Aguarde algumas horas após a impressão do decalque para executar esta etapa.

Independente da folha de decalque ou do método de impressão, todos os decalques precisam de um segundo filme, isso serve para facilitar a aplicação além de proteger os decalques, especialmente os impressos à laser. No caso dos decalques impressos em Jato de tinta, se você não executar este passo ao colocar a folha de decalque na água antes da aplicação seu decalque simplesmente irá se desmanchar.

Para realizar esta etapa, você pode usar materiais alternativos como:

– Plastilac Spray – Veniz Plástico Protetor – Colorgin/Sherwin-Williams
– Verniz ACRFIX – Acrilex

Já utilizei estes materiais, entretanto o melhor material que já utilizei para selar decalques até hoje é o Liquid Decal da Microscale Industries. Ele é um produto especialmente desenvolvido para esta função.

Para aplicar, basta diluir um pouco com álcool isopropílico e aplicar com o aerógrafo em finas camadas. Geralmente aplico 2 ou 3 demãos bem diluídas. Nas fotos abaixo é possível ver o produto, e como fica o decalque para aplicação.

Aguarde algumas horas para certificar-se que está tudo bem seco e você poderá partir para o último passo que é a aplicação.

Esta etapa também pode ser realizada em decalques velhos ou amarelados garantido que eles não irão se partir em pedaços quando você colocá-los na água.

A aplicação,

Antes de aplicar qualquer decalque é necessário evitar o silvering, e para isso garanta que a superfície onde o decalque será aplicado está completamente lisa.

Este é o passo mais simples e sem segredos de todos. Para aplicar bem qualquer decalque você irá precisar dos seguintes materiais:

– Uma tesoura de ponta
– Uma lâmina de corte (pode ser uma lâmina de bisturi #11 ou uma lâmina de barbear)
– Um pequeno pote
– Um pincel 0 ou 00
– Uma pinça de ponta fina
– Papel toalha
– Cotonetes
– Água morna
– Produto para amolecer o decalque. Utilizarei neste tutorial dois produtos da MIG Productions.

Etapas de aplicação de decalque. Esta é a minha maneira de aplicar os decalques, muitas pessoas fazem de outra forma, não existe uma receita única para se fazer as coisas quando se fala de modelismo, mas basicamente os passos são os mesmos.

– Recorte o decalque deixando uma borda de aproximadamente 2 ou 3 milímetros do desenho.

– Em seguida mergulhe em água morna por alguns segundos (geralmente o decalque se descola após cerca de 30 ou 40 segundos).

– Pincele uma pequena quantidade de água onde o decal será aplicado, isso o ajudará a colocar o decalque na posição correta.Você também poderá usar um pouco de amolecedor de decalques nesta etapa, eu utilizo o Decal SET da MIG, que além de amolecer, melhora a adesão do decalque.

– Retire o decalque da água, procure sempre retirar com a folha de papel por baixo, mesmo se ele desgrudar, pois se o filme poderá se enrolar e será muito difícil retornar o decalque a sua forma normal

– Com o decalque já na posição onde deverá ser aplicado retire uma pequena parte do filme de cima do papel e gentilmente puxe o papel, assim o decalque irá deslizar sobre o superfície.

– Verifique o alinhamento e faça as correções necessárias, utilize o pincel para reposicionar o decalque, nunca utilize os dedos, eles poderão colar em seus dedos, ou algo pontiagudo como uma pince ou lâmina, pois eles podem se danificar.

– Após certificar-se que ele está na posição correta, pegue um pedaço de papel toalha e retire o excesso de água, simplesmente encoste o papel toalha por cima e dos lados do decalque, ele irá absorver todo o excesso de água.

– Agora pegue o cotonete e gentilmente deslize sobre o decalque para remover as possível bolhas de ar que estejam por baixo dele.

– Para melhorar a adesão, eu utilizo o produto DECAL SOFTNER da MIG Produtions, este produto amolece o decalque, fazendo com que ele entre nos relevos do kit (veja fotos) para utilizá-lo basta aplicar com pincel sobre o decalque, aguardar cerca de 1 a 2 minutos e novamente rolar o cotonete por cima do decalque. Durante este processo evite tocar o decalque com os dedos, pois eles irão colar em seus dedos e certamente você irá perdê-los.

– Após o decalque secar bem e com uma lâmina bem afiada recorte os excessos.

– Aguarde algumas horas para secagem antes de seguir para o próximo passo, que é a aplicação de um verniz de sua preferência.

É recomendado aplicar uma camada de verniz sobre os decalques para protegê-los durante o processo de weathering do modelo.

Algumas fotos ilustrando o processo de aplicação de decalques.

Conservação de decalques,

Já escrevi um tutorial sobre este assunto aqui no Blog, para ver o tutorial clique aqui.

Onde comprar,

As folhas de decalque podem ser compradas diretamente na SIRAP Comunicação Visual.

O Microscale Liquid Decal, pode ser comprado diretamente no site da MicroScale Industries

Os produtos para aplicação de decalques podem ser comprados diretamente no site da MIG Productions, leia um tutorial sobre como comprar na MIG productions clicando aqui.

Bom pessoal, este tutorial ficou um pouco longo, mas espero que tenha sido útil para vocês.

Meus mais sinceros agradecimentos à SIRAP e a MIG Productions por contribuir para a elaboração deste tutorial. OBRIGADO!

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

50 Thoughts to “Tutorial: Fazendo seus próprios decalques – Parte II”

  1. Ramiro Carvalho

    Oi Lucas! Bom dia.

    Muito boa a matéria sobre a confecção de decais.

    Gostaria de adicionar informações sobre a questão da qualidade de impressão Jato de Tinta X Laser: Antigamente as impressoras a jato de tinta eram bem mais limitadas tanto em termos de resolução quanto em controle de parâmetros de impressão como tamanho da gota e as tintas eram de menor qualidade. As impressoras a laser, então, conseguiam um resultado melhor, mesmo limitadas à resolução de 600 dpi.
    Hoje, com a evolução das impressoras jato de tinta, a resolução nominal destas impressoras pode chegar a valores bem altos (2400 x 5770 dpi), o que as torna muito melhores para imprimir figuras pequenas que as impressoras laser, que não conseguiram evoluir tanto na resolução (em geral, não ultrapassam 1200 dpi).
    Além disto, as tintas também evoluiram e hoje uma jato de tinta com tinta pigmentada de boa qualidade consegue imprimir com alto nível de opacidade, eliminando o problema dos decais meio transparentes ou com baixa cobertura conforme você mencionou.
    Eu comecei fazendo meus decais com uma impressora HP antiga que ia até 600 dpi e hoje uso uma Epson moderna que consegue imprimir decais de altíssima qualidade, apesar de ainda ter a limitação de não imprimir branco, dourado, alumínio, etc.
    Hoje, o estado da arte dos decais artesanais é combinar a impressão inkjet moderna com plotter de recorte (que está bem acessível para uso “pessoal”), de modo a produzir decais de boa qualidade e pré-recortados na profundidade do filme somente. Isto facilita enormemente a vida do modelista na hora de aplicar.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

    Ramiro.

    1. Oi Ramiro,

      Obrigado por deixar suas dicas aqui no Blog!

      Plastiabraço!

  2. Marcelo Schott

    Olá. Muito bom suas explicações, mas a parte mais complicada e que não entendi foi fazer no Software. Acredito que aí teria que ter experiência. Se puder me passar um passo a passo, agradeço, neste software grátis que voce indicou.
    Abraço.

    1. Oi Marcelo tudo bem?

      Obrigado pelo seu comentário, havia um problema com a postagem da parte I do artigo e os vídeos ensinando a usar o Inkscape não estavam aparecendo, para ver a vídeo aula por favor acesse o link abaixo:

      https://www.spruemaster.com/2013/07/tutorial-decalques/

      Plastiabraço e boas montagens!

  3. Oi Lucas, obrigada por compartilhar suas experiências! Entrei em contato co a Sirap e fui muito bem atendida. Recebi amostras do papel de decalque. No meu caso estes devalques serão aplicados sobre uma superfície esmaltada vítrea e queimados a 730°C. Para que a imagem não desapareça na queima preciso imprimir em um impressora JP ou Canon laser monocromática. Você daz este tipo de impressão ou conhece quem presta este serviço? Desde já agradeço. Carmen

    1. Bom dia Carmen,

      Que bom que gostou do meu post. Obrigado por escrever.

      Sobre quem faz esse serviço de impressão, infelizmente não sei dizer, mas acredito que o pessoal da SIRAP talvez possa indicar.

      Plastiabraço,

    2. Ramiro Carvalho

      Carmem, bom dia.

      O pessoal da decalcor tem bastante experiência em decais para porcelana e fornecem tanto papéis como decais pré-impressos (https://www.decalcor.com.br/)

  4. Caro Lucas,

    na procura por informações acabei encontrando esse artigo do seu blog.

    Estou no processo de restauração da carcaça de um vídeo game dos anos 90, o Mega Drive e estou procurando soluções para um detalhe pós pintura: as marcas brancas e pequenas como você pode ver nesta imagem (http://gamehall.uol.com.br/v10/wp-content/uploads/2016/01/mega_drive-790×486.jpg).

    A solução mais prática seria o uso de decalques, porém como imprimir a cor branca em uma folha de decalque transparente para que após a colagem a mesma contraste com o preto do plástico, como na imagem do link acima?

    Há algum serviço online que faça esse tipo de impressão e que, no caso, eu possa mandar a arte, eles imprimirem e me enviarem?

    1. Oi Elan, obrigado por sua mensagem.

      O branco é realmente um problema, mas acredito que o pessoal da SIRAP talvez consiga resolver para você, entre em contato com eles ( as informações de contato estão no artigo).

      Um grande abraço!

      1. Grato pela atenção, camarada Lucas. Entrarei em contato com o pessoal da SIRAP.

  5. Luca

    Minha duvida é a impressão do branco.
    A Laser ou jato tinta imprime branco na folha transparente

    luca
    abrçs

    1. Oi Luca,

      Estas impressoras não imprimem em branco.

      Plastiabraço

  6. Cid Modelismo

    Parabéns pelo post!
    Dúvida: Como fazer para imprimir em Prata (não cinza) ou em Dourado (não laranja). Alguma dica?
    Abraço

    1. Oi Cid, que bom que gostou do post, obrigado!

      Quanto a sua pergunta eu não conheço nenhum tipo de impressora que faça este tipo de cor, creio que neste caso somente em silk-screen mesmo.

      Plastiabraço e boas montagens!

  7. Jonathan Fraga

    Ola amigo, parabéns pela iniciativa, estou com dúvidas em relação ao programa, estou querendo trabalhar por escalas, porem não consigo fazer isso no programa, qual a melhor forma de montar um decalque em escalas. tenho coleção de automóveis em escala 1/64.

    1. Jonathan,

      O programa é para desenhar no tamanho que você deseja, ou seja, você já tem que desenhar na escala (tamanho) que vai imprimir.

      Plastiabraços!

  8. Sebastião Carvalho

    Lucas, boa tarde,
    Obrigado pelas respostas e pela apostila.
    A apostila descreve dois produtos: Micro Sol e Micro Set da Microscale; são produtos similares ao
    Decal Softener e Decal Set da Mig?
    Obrigado pela atenção.

    1. Boa Tarde Sebastião,

      Exatamente, são produtos bem similares.

      Grande abraço!

  9. Sebastião Carvalho

    Lucas, boa tarde.
    Fabrico maquetes de avião de fibra de vidro e estou querendo fazer os decalques para as mesma. Não tenho experiência com decalques pois faço tudo pintado usando aerógrafo e tinta automotiva, mas quero tornar meu trabalho mais profissional além do que fazer pintura das janelas, prefixos e logotipos de aviões comerciais é quase impossível em tamanhos reduzidos.
    Tenho algumas dúvidas:
    1-O que é silvering?
    2-Tenho uma impressora jato de tinta HP4480 que usa cartuchos preto e colorido. Como posso imprimir as cores ouro ou prata? Existe cartucho com essas cores?
    3-Qual a diferença entre Decal Softner e Decal Set da Mig? Fiquei confuso onde vc fala que eles servem para amolecer o decalque. Exemplo: eu quero colocar um decalque com a pintura antiga da Varig num 737-200 e preciso que a faixa azul se acomode nas partes abauladas do nariz da maquete sem se fragmentar.
    4-Uso o verniz automotivo PU (poliuretano) ao finalizar a maquete; A minha dúvida é se O verniz Liquid Decal da Microscale pode reagir com o verníz PU?
    Grato por sua atenção.

    1. Boa noite Sebastião, vamos as suas dúvidas.

      1 – Silvering é quando o verniz do decalque fica branco, como na imagem abaixo:

      2- Desconheço algum processo de impressão que faça estas cores, geralmente para elas o pessoal usa o Silk-screen pra fazê-las.

      3 – É exatamente para o exemplo que você deu que estes produtos servem, um reforça a “colagem” e o outro amacia para não quebrar.

      4 – Somente testando para saber, pois não utilizo este tipo de material que você mencionou.

      Aqui neste link, você pode baixar um curso de plastimodelismo e ter uma ideia melhor de como é o plastimodelismo.

      https://www.spruemaster.com/wp-content/uploads/2010/01/curso.rar

      Boas montagens!

  10. jose carlosgatto

    onde compro papel decalque p fazer meus proprios decalques?

    1. Boa Tarde José Carlos,

      Obrigado por sua mensagem, na primeira parte deste tutorial eu indico onde comprar, clique aqui para ler.

      Plastiabraços e boas montagens!

  11. Prezados
    Apreciaria receber cotação de preços para 5.000 ud de decalque com nossa logomarca para aplicação em tubos metálicos galvanizados.
    Dimensões: 50 x 180 mm (5 x 18 cm)
    Logomarca em amarelo sobre fundo preto.

    Grato por sua bréve resposta

    Att. Rubens

    1. Oi Rubens,

      Acho que você não entendeu o post rsrr. Apenas publiquei um tutorial ensinando o pessoal a fazer os próprios decalques. Este é um Blog de modelismo, não sou empresa especializada nisso.

      um grande abraço

  12. ivo

    mano fiquei pensando no que você colocou, muito legal não sei se você saberia me dizer, mas tenho uma duvida, aquela impressão para estampar camisa se a fizer ela funciona como watterslide…………..

    1. Oi Ivo,

      Acredito que não deve funcionar, mas teria que testar.

      Plastiabraço

  13. Eduardo Antônio De Moura

    Há muito tempo abandonei o plastimodelismo mas pretendo voltar à essa atividade.
    Porém, vejo que nos últimos 30 anos os fabricantes de modelos ainda não incluem decalques autênticos, principalmente os dos navios, aviões, veículos, armamentos, soldados e etc. da Alemanha de Hitler.
    Sei que há restrições legais, mas pergunto:
    1) É possível encomendar-se decalques personalizados de suásticas e outros símbolos do nazismo idênticos aos originais das fábricas de modelos?
    2) Quem os fabricaria?
    3) Quanto custariam?
    Agradeço a quem tiver essas respostas e peço contactar comigo pelo e-mail abaixo.
    Grato, Eduardo
    [email protected]

    1. Eduardo,

      Muitos fabricantes já colocam as marcações nos modelos, na verdade atualmente são poucos os fabricantes que ainda suprimem estes decalques. Quanto aos decalques personalizados, vocÊ pode procurar em fóruns de modelismo como o Webkits por exemplo e possivelmente você encontrará algum modelista que faça por encomenda.

      Plastiabraço!

  14. Ivan Reginato

    Boa tarde Lucas ! Para eu poder lhe enviar alguma amostra dos meus papéis para DECALC de TRANSFER feito na AGUA (WATER SLIDE) fabricado por mim solicito que você me envie uma mensagem de e-mail com a sua solicitação informando o seu endereço completo com CEP para eu poder lhe enviar as amostras ok.
    PARA: [email protected] ou Acesse o meu site deixando a sua mensagem com a sua solicitação por lá no campo de perguntas http://www.brmaq-brindes.negociol.com/

    OBS: Fabricamos papéis para tatuagens temporárias também ok !!!!

    Fico no aguardo.

    Um abraço
    Ivan Reginato
    41-3238-6359
    41-9901-9911 TIM
    41-9911-0373 TIM

  15. Ivan Reginato

    Bom dia Lucas ! Meu nome é Ivan Reginato sou dono das empresas BRMAQ-BRINDES e da EcoSolprint
    e após ler o os artigos do seu BLOG venho lhe convidar a conhecer os nossosa papéis para DECALC Water Slide. Somos a 2ª empresa rasileira afabricar este tipo de meterial para transfer a frio removível na agua como já é do seu conhecimento e de todos aqueles que ecampanham o seu BLOG.
    Para finalizar gostaria de deixar dois recados os nossos papéis são importados porém 100 % tratados por nós para poderem receber impressão em imp. jato de tinta ou na laser, e o mais importante de tudo isto é que somos concorrentes da SIRAP E POR CONTA DISTO TEMOS UM PREÇO BEM MELHOR e mais barato PARA ATENDER NOSSOS CLIENTES diante disto deixo o meu convite para você e seus leitores que acessem nosso site e conhecam nossos preços. Nós já vendemos para o Marcelo do Clube do Hot Weels e será um prazer poder atendee você e os seguidores do seu blog também ok.
    Deixo abaixo os meus contatos.
    Qualquer dúvida estou a disposição [email protected] ou por telefone 41-3238-6359 fixo ou 41-9901-9911 cel tim.
    Um abraço
    Ivan Reginato
    BRMAQ-BRINDES

    1. Oi Ivan, se possível me envie algumas amostras para avaliação.

      Muito Obrigado!

  16. Rafael

    Olá,
    Muito bom o tutorial, parabéns!

    Esse processo é o mesmo para fazer impressões internas em canecas?
    Já vi em canecas perto da borda uma impressão, gostaria de saber como é feito.

    Muito obrigado. Té mais

    1. Oi Rafael, eu nunca fiz este tipo de produto, utilizo os decalques somente no plastimodelismo, mas acredito que se você entrar em contato com o pessoal da SIRAP talvez eles possam te ajudar, pois eu não entendo nada de fabricação de canecas personalizadas.

      Grande abraço!

  17. Thomaz

    Primeiramente parabéns pelo tutorial, realmente muito didático e esclarecedor. Sobre o decal film, ele pode ser aplicado com pincel diretamente sobre o decalque, em caso de impressão a jato de tinta? Ou há o risco de borrar o mesmo durante esse processo?
    Desde já agradeço e mais uma vez parabéns pela aula!

    1. Obrigado Thomaz.

      Olha muito provavelmente se aplicar o decal film com pincel irá borrar, o ideal é aplicar com o aerógrafo mesmo. Pode diluir com álcool isopropílico que não há problemas.

      Plastiabraço!

  18. jose antonio

    boa tarde gostei do tutorial.
    voce conhece algum ouro papel que possa ser usado alem do sirap

    1. Oi José Antônio,

      Existem muitas outras marcas no mercado, mas são todas importadas e não se encontram pra comprar no Brasil.
      Procure no ebay, por exemplo, por Waterslide Decals. Eu já utilizei da Microscale e DecalPaper e não vi diferença entre elas para o da SIRAP.

      Plastiabraço!

  19. Guacyr Pereira Soares

    Não encontrei o Liquid Decal, mas este abaixo em
    em loja web, e como tenho um decla fcm antigo que pre
    pretendo utilizar agora, vou protege-lo primeiro.
    Decal Softner – DECAL SOFT
    marca: Revell
    cód.: REV39693
    conteúdo: 30 ml

    Revell Decal Soft é um adesivo especial para reforçar e proteger decalques aplicados em um modelo, principalmente em superfícies curvas. Depois de posicionado, aplique uma fina camada de Revell Decal Soft sobre todo do decalque. O produto vai permitir que o decalque se ajuste na curvatura da superfície sem perigo de partir-se. Use um pincel para pressionar levemente o decalque na curvatura.

    1. Oi Guacyr,

      Este produto que você indicou serve para aplicar o decalque, é um “amolecedor” que facilita a aplicação. Se quiser reforçar um decalque antigo o ideal é o Liquid Decal ou uma camada de verniz.

      Plastiabraço,

  20. Hilton

    Muito bom o tutorial, posso agora até criar minha própria Força aérea.
    Gostaria de compartilhar com vcs esse site, ele da dica de fazer diorama nautico na escala 1/144, entre outras bemmmmm legais. só que é em alemão.http://www.modellversium.de/tipps/6-detaillieren/45-.html

    Se fiz errado postar o link peço desculpa antecipada.Mas espero que a dica lhe seja útil

    Bons Kits !

  21. Ronaldo

    Muito bom esses dois tutoriais sobre criação de decais.

    Já fiz alguns testes e percebi que um fator importante é o verniz sobre a impressão, feita com acrílico ou Liquid Decal. Nas primeiras tentativas que fiz, o decal rasgava. Entao, dei mais atenção a aplicação do verniz.

    Gostei da sugestão de fazer decais de inscrições desgastadas. Eu, pessoalmente, tenho receio de fazer isso com decais que acompanham o kit. Temos até a possibilidade de usar cores já desbotadas.

    1. Isso mesmo Ronaldo,

      O verniz sobre a impressão é uma etapa que não dever ser deixada de fazer, o verniz dá um resultado muito bom, entretanto depois que passei a usar o liquid decal nunca mais usei verniz para essa função, ele fica muito bom, recomendo o produto.

      Plastiabraço!

  22. Victor Grafe

    Lucas,

    Muito legal o tutorial, preciso me aventurar a tentar fazer meus decias mas com certeza como fazer não será mais uma desculpa. Rs…

    Depois do seu tutorial não tem mais desculpa.

    Abs
    Victor

    1. Victor, manda bala e você verá que é muito mais simples do que parece!

      Plastiabraço,

  23. Sylvio Deutsch

    Oi Lucas

    Só uma info a mais: as impressoas Epson jato de tinta usam tinta a base de álcool, então não tem o problema de dissolver na água.

    Pode ser útil com escalas bem pequenas como 1/72 onde uma camada a mais pode ficar muito visível.

  24. Paulo Henrique

    Tutorial excelente.

  25. FІЯЭFФЖ

    Opa, essa troca de experiências é ótima. Creio que um dos itens que mais dificulta na construção de versões diferentes de modelos seja justamente os decalques. Obrigadão por mais esse artigo, completo, com fornecedores do material, produtos para fixação, etc.

    1. Obrigado Vlamir! Fico contente em saber que gostou do artigo, e como eu sempre digo é dividindo que se soma!

      plastiabraço

  26. wilson "shepard"

    Ajuda sempre mais do que bem vinda…..

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.