Aviação Reviews 

Review 1/72 Yokosuda/Kawanishi K5Y1 Akatombo – AZmodel – AZ7424

A aeronave,

Problemas de instabilidade aerodinâmica forçaram a um novo modelamento do Yokosuda Type 91, resultando em uma aeronave completamente nova: o K5Y1 Akatombo (inseto muito comum no Japão conhecido como Libélula Vermelha) e também chamado de “Willow” pelos aliados. . Todo o projeto foi levado a cabo pela Kawanishi (daí o nome das duas empresas no projeto) e o primeiro modelo voou em 1933. No ano seguinte o modelo já estava em serviço como treinador intermediário da marinha Japonesa. O modelo permaneceu em serviço por toda a segunda guerra mundial, e variantes com flutuares também foram construídas (K5Y2 e K5Y3).

Depois dos modelos de produção inicial construídos pela Kawanishi (60 unidades) a produção foi remanejada para a Watanabe( 556 unidades), Nippon (2733 unidades), Hitachi (1393 unidades) Arsenal (75), Nakajima (24) e Fuji (896 unidades), no total 5770 unidades foram construídas.

O Akatombo, era a espinha dorsal de treinamento da Força Aérea Imperial da Marinha Japonesa, e como eram treinadores intermediários, eram aeronaves capazes de realizar manobras acrobáticas. Era equipado com um motor radial de 11 cilindros Hitache Amaze de 300 cavalos e possuía velocidade máxima de 212 km/h. Podia ser equipado com uma metralhadora fixa de 7mm na parte dianteira, e uma metralhadora de mesmo calibre para a posição de ré, além de levar até 100kg de bombas.

O kit,

Este é um verdadeiro short-run e multimídia. Desta vez a AZmodel já mostra uma grande melhora na qualidade da injeção de seus kits, que, embora sejam short-run, estão muito bem injetados e detalhados.

O kit possui 57 peças injetadas em plástico, 4 peças em photoetched, 7 peças em resina e duas peças em acetato. Um único kit possui todas as peças para montar qualquer versão do K5Y, porém cada caixa trás dos decalques necessários para cada versão.

No caso deste kit avaliado, é possível montar apenas as versões do K5Y1, são 4 pinturas diferentes, clique aqui para ver uma imagem com todas as pinturas disponíveis. As indicções de cores são para tintas da marca Humbrol.

Mesmo para uma escala pequena como a 1/72 o kit possui um bom nível de detalhes, o interior possui as treliças da fuselagem, o kit possui detalhes em baixo e alto relevo, e mesmo sem pinos de encaixe as partes se encaixam muito bem.

Há marcações de rebites e de entelagem no modelo, cada superfície está bem representada. Me chamou a atenção o fato de todas as superfícies móveis virem separadas, ailerons e leme podem ser montados em qualquer posição.

O kit trás ainda algumas peças em resina, incluindo duas bombas de 50kg e um de 100kg, além das metralhadoras 7.7mm. As peças em photoetched são para o painel de instrumentos e os cintos de segurança. O painel de instrumentos é completado por um decalque com os mostradores. Uma indicação no manual mostra que a injeção dos paineis está errada e deve ser corrigida, isso pode ser feito com as pelas em photoetched sendo usadas como gabarito.

Os decalques são bem impressos, sem nada fora do lugar, é uma folha bem simples, mas que compreende todos os modelos da caixa. As transparências são completadas com duas pequenas peças em acetato.

Este é um kit short-run, portanto mais indicado para quem já possui alguma experiência com a montagem de plastimodelos.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14,50  Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 43,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 Yokosuda/Kawanishi K5Y1 Akatombo – AZmodel – AZ7424”

  1. Marlus Brigola

    Belo Kit! Quero vê-lo pronto!

    Lucas, já utilizou o aerografo Sagyma Sw 776? Tem algum comentário a fazer sobre ele?

    Abrass

    1. Obrigado Marlus,

      Quanto ao aerógrafo os Sagymas tem um bom custoxbenefício, são ótimos como primeiro aerógrafo. Mas se estiver pensando em pegar como segundo aerógrafo, eu já recomendaria um Badger ou IWATA.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.