Aviação Reviews 

Review 1/72 De Havilland DH-82A Tiger Moth – AZmodel

A aeronave,

A experiência adquirida com o Puss Moth demonstrou a versatilidade o uso de motores invertidos e inevitavelmente influenciou a construção do DH60T Moth Trainer equipado com o motor Gispy III.  Para atender a especificação 15/31 algumas modificações foram necessárias como a alteração da posição do cockpit, fazendo com o CG da aeronave fosse alterado, as asas foram então alteradas com enflechamento de 19 polegadas para compensar esta mudança, nascia então o De Havilland DH-82a Tiger Moth, um dos mais importantes treinadores de todos os tempos. Estruturalmente o Tiger Moth é idêntico ao seu antecessor e oito aeronaves de pré produção foram construídas.Os primeiros testes de avaliação foram realizados em setembro de 1931. Depois de todas as certificações necessárias o modelo tornou-se então o treinador padrão da RAF.

A evolução do modelo seguiu-se com to Tiger Moth II que possuía motor Gipsy Major de 130hp, tornando-se a motorização padrão para a aeronave durante toda sua vida operacional. Na época do início da Segunda Guerra Mundial cerca de 1000 unidades já haviam sido produzidas, muitas delas servindo ao Elementary and Reserve Flying Schools da RAF, durante a guerra a maioria dos pilotos da RAF tiveram o seu treinamento em um Tiger Moth.

O modelo foi produzido sob licença em outros países, com sua produção concentrada na Inglaterra (4668 unidades) e mais 2751 unidades produzindas na Nova Zelândia, Canadá e Austrália.

Entre os anos de 1937 e 1939 o modelo equipou cerca de 44 escolas de treinamento primário da RAF. O modelo também foi exportado para países como o Brasil, Dinamarca, Portugal, Suécia entre outros.

Algumas versões foram também foram construídas com funções de ambulância aérea, comunicação leve e até mesmo equipadas com racks para bombardeamento leve. Um versão com flutuadores chegou a ser avaliada pela RAF e outra versão rádio controlada usada como alvo aéreo também foi deselvolvida e ficou conhecida domo Queen Bee.

O Tiger Moth permaneceu em uso na RAF entre os anos de 1932 até 1959, no Brasil 17 aeronaves foram utilizadas para treinamento da Marinha e da Força aérea entre os anos de 1933 até 1947.

Créditos:

Vídeo – HAFUVideo

O kit,

Este é mais um lançamento das novas “fornadas” de kit da AZmodel, com qualidade de injeção e detalhamento muito melhoradas. Embora o modelo ainda seja um short-run, certamente a qualidade atingida pela AZmodel já a coloca muito à frente de outros fabricantes de kits nesta mesma categoria. Este certamente é um kit que irá substituir tranquilamente o velho Airfix na 1/72.

O kit é bastente simples e possui apenas uma árvore onde se encontram 42 peças. O kit possui também uma folha em photoetched com detalhes para o interior e exterior, e para completar uma pequena folha de acetato com duas peças para as transparências.

Os detalhes para o interior são muito bons, com o interior da fuselagem representando as tubulações em alumínio, há também os assentos, cintos de segurança (photoetched). O painel de instrumentos está com os mostradores injetados e não há decalques para os instrumentos.

Como todo kit short-run, não há pinos para alinhamento, e sendo este um biplano a montagem não será muito simples. Em um teste à seco a fuselagem (que possui dois pequenos pinos para alinhamento) se fechou muito bem, entretanto um pouco de putty será necessária para finalizar o trabalho. O encaixe da asa inferior à fuselagem é bom e não haverá problemas durante a montagem.

O manual indica muito bem as fases de montagem, também mostra as partes opcionais para montagem do kit, outra coisa interessante é que o manual também indica todas as posições dos cabos de comando e tirantes das asas. Os decalques tem algumas marcas de impressão, mas nada que possa ser notado.

Pequenas peças em photoetched representam os “horns” para movimentação dos ailerons, leme e profundor, peças minúsculas para esta escala mas que deixarão o modelo muito bem detalhado.

As indicações de pintura são para as cores Humbrol, e a AZmodel lançou este kit em 4 versões. Clique para ver as opções de pintura.

DE HAVILLAND D82A “TIGER MOTH” OVER NORTH EUROPE – AZ7409

DE HAVILLAND D82A “TIGER MOTH” OVER SPAIN – AZ7422

DE HAVILLAND D82A “TIGER MOTH” RAAF – AZ7408

DE HAVILLAND D82A “TIGER MOTH” RAF – AZ7415

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado nos revendedores AZmodel, clique aqui para encontrá-los, ou diretamente com a AZmodel, clicando aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à AZmodel por enviar estes kits para review.

É isso aí e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review 1/72 De Havilland DH-82A Tiger Moth – AZmodel”

  1. Loose

    Acabei de terminar o kit da Airfix! Se eu soubesse!
    Montei ele para dar de presente… mas é bom saber que temos outra opção.
    Abs

    1. Está aí mais um pra testar Loose!

      Plastiabraço!!

  2. Ronaldo

    Um excelente kit para um belo avião. A Airfix possuía um kit de modelagem antiga que não está mais em produção. Este kit vem cobrir essa ausência.

    Parabéns por mais um review!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.