Aviação Osprey Reviews 

Review 1/72 Avro Lancaster B.III – THE DAMBUSTERS – Airfix #A09007

A aeronave,

É praticamente impossível falar do Avro Lancaster sem citar o lendário esquadrão 617 da RAF, conhecido como THE DAMBUSTERS. O Avro Lancaster foi projetado por Roy Chadwick que a partir do bimotor Avro Manchester construiu o Lancaster.

O Lancaster é equipado com quatro motores Rolls Royce Merlin (sim os mesmos dos Spitfires e DH Mosquito), seu primeiro voo aconteceu em 9 de janeiro de 1941 e o modelo entrou em serviço em 1942. O primeiro modelo (MK.I) mostrou muito dócil nos comandos e extremamente manobrável, além de possuir uma boa defesa e performances ideais para bombardeios de longa distância. O modelo foi praticamente desenvolvido sem nenhuma alteração desde sua prancheta, com pequenas alterações na motorização e versões especiais de bombardeio, como a versão para os DAMBUSTERS e uma outra para bombas de grande penetração GRAND SLAM.

Nada menos do que 7378 unidades foram produzidas, e algumas delas permanecem em condições de voo até os dias atuais, tirando o fôlego de quem visita shows aéreos como o Flying Legends em Duxford (clique aqui para ver uma reportagem sobre Duxford).

O Lancaster “DUMBUSTER”

Em Maio de 1943 o comando da RAF estabeleceu que o vale do rio Ruhr seria um alvo estratégico devido a quantidade de indústrias e usinas hidrelétricas ali localizadas. O avião ideal para esta missão seria o Avro Lancaster. Entretanto o uso de bombas convencionais não seria eficiente contra as barragens das hidroelétricas, foi então desenvolvida uma nova bomba, que literalmente “ricocheteava” na água antes de atingir as barragens.

A missão seria de alto risco, pois exigia que os bombardeios voassem a baixa altitude, cerca de 10m acima da linha dá agua, e ainda com fogo antiaéreo por todos os lados, alguns consideravam a missão totalmente suicida.

O esquadrão designado para esta missão foi o 617, e os treinamentos iniciaram imediatamente, na madrugada de 16 de maio de 1943, 19 Lancaster modificados (versão especial para levar as bombas Upkeep) levantariam voo para atacar 5 barragens, Mohne, Eder, Sorpe e Ennepe, era o início da Operação Chastise, que levaria a RAF, o Esquadrão 617 e o Avro Lancaster diretamente para Hall da Fama da Aviação. O Esquadrão 617 permanece operacional até os dias atuais voando Tornados GR4. Para saber mais sobre os Dambusters e o Esquadrão 617 recomendo os sites:

Esquadrão 617 RAF

THE DAMBUSTERS Website

Muito já foi produzido sobre os Lancasters DAMBUSTERS, porém não consegui encontrar material com legendas ou dublagem em português, aqui vão alguns vídeos interessantes sobre o assunto.

E aqui um documentário completo contando toda a história dos DAMBUSTERS

Fontes:

Dildy, Douglas C.:Os DAMBUSTERS Operation Chastise 1943. Osprey Publishing, Inglaterra, 2010
Jane´s, Historic Military Aircraft Reconigtion Guide. Harper Collins Publishers, Italia, 1998.
CHANT, Cris: Aircraft of World War II, Friedman/Firefax, Singapura, 1999

 

Material de Referência,

Recentemente a Osprey Publishing lançou um livro excelente sobre os DAMBUSTERS e o considero leitura obrigatória para quem pretende montar este novo kit da Airfix.

O livro é escrito por Douglas D. Dildy, ele é aposentado da USAF, e especialista em história Militar e Política, já escreveu diversos artigos sobre operações militares contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, e atualmente escreve para revistas de aviação publicadas no Reino Unido e nos Estados Unidos.

São 80 páginas em formato de brochura e impressas em papel couchê, ilustrado com dezenas de fotos em preto e branco, além de infográficos explicando as missões. Com certeza é uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre os DAMBUSTERS.

Este exemplar pode ser comprado diretamente na Osprey Publishing, custa £6.59 (cerca de 23Reais + frete), para comprar clique aqui.

Lembrando que livros e revistas são isentos de imposto de importação.

O kit,

Composto nada mais do que 265 peças dividas em 7 sprues, o kit tem um tamanho de respeito para a escala (1/72), ficando com 302mm de comprimento por 432mm de envergadura depois de montado. É impossível para qualquer modelista ao ouvir o nome Airfix vir à sua cabeça que o kit é sinônimo de “goiaba” (gíria usada pelos plastimodelistas para designar kits ruins). Entretanto, os últimos lançamentos da marca vão tirar por completo este estigma de “fabricante de goiabas”.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a qualidade da caixa. Ela veio da Alemanha até minha casa, embalada apenas em um plástico bolha e chegou intacta, prova de que que é mais do que reforçada garantido a integridade de todas as peças, a arte da embalagem também é um show à parte e posso afirmar que muitos acabarão utilizando esta caixa para posteriormente guardar outras coisas.

Tudo vem embalado em apenas dois bags, um com todos os sprues e outro com os sprues para as transparências. A injeção é de ótima qualidade, em um cinza claro, e com detalhes em baixo relevo.  O cuidado com pequenos detalhes chamou bastante a atenção, e tenho certeza que se você ainda não viu os novos lançamentos da Airfix, começará a partir de agora a ver a marca com outros olhos.

Asa asas são bem moldadas, com ailerons representando a entelagem e os flaps podem ser montados na posição baixados com inclusive seu interior bem detalhados, dispensando a necessidade de aftermarkets. Outro detalhe interessante é a presença dos pushrods dos ailerons, além dos faróis de pouso e porão de rodas detalhado. Duas grandes longarinas ficam fixas à fuselagem garantindo uma montagem facilitada e o correto diedro das asas, além de um bom reforço ao kit.

O interior também é bem detalhado, com longerons e painéis de instrumentos, detalhe para o posto do navegador que inclui até um decalque com um mapa para ser colocado em sua mesa de trabalho, O painel de instrumentos é simples sem detalhes em relevo, porém é completado com instrumentos fornecidos na folha de decalques. Outros detalhes como painel lateral, manche e assentos estão presentes, inclusive uma única figura é fornecida no kit, e é para o posto de pilotagem, aliás esta é a única peça em todo o kit que apresenta alguma rebarba (veja foto).

Lemes e profundores são móveis e podem ser montados em qualquer posição, conferindo um realismo ainda maior ao modelo depois de montado. Os pneus são construídos em duas partes, mas um detalhe é bem interessante, eles já vem moldados simulando o peso da aeronave.

Em locais onde a estrutura da aeronave estaria visível como porões de trem de pouso e bomb-bay, há peças para colocar, ou seja, a estrutura está visível conforme a aeronave real.  Detalhes do trem de pouso também são bem representados, e sua estrutura é bem reforçada no processo de montagem.  As naceles dos motores montam bem, e possuem detalhes como escapes e radiadores bem reproduzidos.

As transparências achei um pouco grossas, elas poderiam ter sido produzidas um pouco mais finas, mas acredito que um bom banho em “Future” ou verniz brilhante transparente, possam deixá-las mais transparentes e satisfatórias.

Os decalques são bem impressos, e possuem detalhes para os painéis de instrumentos e tudo o mais,  não há falhas e tem uma boa cobertura de verniz, não acredito que haverá problemas durante a aplicação uma vez que são produzidos pela Cartograph.

O manual é bem detalhado, com ilustrações de cada passo da montagem,  há também uma folha em A4 colorida indicando as cores  da camuflagem, as indicações de cores são para tintas da Marca Humbrol.

Fiz uma montagem à seco da fuselagem e da asa, sem remover nem mesmo as rebarbas do sprue as partes se encaixaram muito bem (veja as fotos) , acredito que não haverá problemas durante o processo de montagem.

Um outro detalha importante, é possível montar o kit com a bomba instalada no bomb bay ou em um troller, facilitando em muito quem deseja construir um diorama. Kit altamente recomendado!

Ficou com vontade de montar um Dambuster?

europa_minis_150pxEste kit pode ser comprado na Europa Minis por apenas 139,00Reais + Frete, para comprar clique aqui. Lembrando que Europa Minis é uma loja de brasileiros localizada na Alemanha, para saber mais sobre eles e como comprar, clique neste post aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Europa Minis por ter enviado mais este kit para review. Obrigado!

É isso aí, espero que tenha gostado e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review 1/72 Avro Lancaster B.III – THE DAMBUSTERS – Airfix #A09007”

  1. Joselito

    Muito interessante a reportagem sobre o Dambuster, o charme desta aeronave são as asas traseiras que tem em cada uma um leme, lembro que existia uma aeronave comercial com este tipo de leme que vinha impresso nos envelopes aéreos antigos, muito legal. Deu vontade de montar um Dambuster mesmo.

  2. Wilson "Shepard"

    como sempre um belissimo review lucas ….

    obg por compartilhar

    shep

  3. Marcelo Albuquerque

    Muito massa.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.